Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Malte de trigo e pH

Responder

Opções Display
Antigo 13-07-2015, 09:18 AM   #11
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.949
Liked 1225 Times on 924 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de phtobias Ver Mensagem
Estou estudando um pouco e consideram o Ph do mosto e da fervura importantes para a extraçao dos alfaacidos e dos oleos essenciais do lupulo. Consideram um pH de 5,1 a 5,3 ideal para a fervura.
Nesse caso talvez seja interessante adicionar sais de cálcio (menos carbonato), ao invés de acidos... Pelo que vejo, é uma pratica mais comum. Porém tenha em mente que esses ajustes modificam o balanço de sabor da cerveja.

Eu só faria isso no caso de necessitar realmente de um ajuste. O Palmer costuma dizer que o processo é "bastante robusto", ou seja tem uma forte tendencia a se ajustar sozinho. Se vc tá sentindo falta realmente de algum aspecto na sua cerveja que pode ser atribuido a isso, modifique... Mas se for ajustar por ajustar, eu não faria...

Abraço
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 13-07-2015, 02:01 PM   #12
phtobias
Recipes 

Registo: Feb 2015
Msgs: 129
Liked 24 Times on 21 Posts
Likes Given: 33

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
Nesse caso talvez seja interessante adicionar sais de cálcio (menos carbonato), ao invés de acidos... Pelo que vejo, é uma pratica mais comum. Porém tenha em mente que esses ajustes modificam o balanço de sabor da cerveja.

Eu só faria isso no caso de necessitar realmente de um ajuste. O Palmer costuma dizer que o processo é "bastante robusto", ou seja tem uma forte tendencia a se ajustar sozinho. Se vc tá sentindo falta realmente de algum aspecto na sua cerveja que pode ser atribuido a isso, modifique... Mas se for ajustar por ajustar, eu não faria...

Abraço
Valeu Tiago ! Não tô sentindo falta de nada. mesmo pq não tenho tanta sensibilidade. Só estava tentando aprimorar o processo e li que usavam ác. tartarico ou ác. lactico pra correção de pH, mas não devo mexer com isso tão cedo.
valeu !!
phtobias está offline

Responder com Quote
Antigo 10-04-2017, 11:20 PM   #13
Ricardo_mueller
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 38
Liked 6 Times on 6 Posts
Likes Given: 28

Quote:
Mensagem Original de phtobias Ver Mensagem
Estou estudando um pouco e consideram o Ph do mosto e da fervura importantes para a extraçao dos alfaacidos e dos oleos essenciais do lupulo. Consideram um pH de 5,1 a 5,3 ideal para a fervura.
Final de semana passado estava conversando com um dono de cervejaria exatamente sobre isso, ele mencionou essa importância do ajuste do Ph tanto na mostura como na fervura, porém ele estava falando mais a um nivel industrial, assim sendo, eu não sei se para nos paneleiros seria um ganho tão efetivo na extração dos óleos e melhora da isomerisação dos alfa-ácidos.
Talvez no nosso caso, o melhor seria simplificar e deixar para corrigir apenas na mostura.
Ricardo_mueller está offline

Responder com Quote
Antigo 09-02-2018, 07:53 PM   #14
Xandeguarah
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 1

Pessoal. Vou brassar uma weiss amanhã e gostaria de ajustar o ph da água do sparge mas não tenho ácido lático a disposição.
Veio-me a ideia de usar dois produtos que tenho em casa: limão ou vinagre (ácido acético), mas meu medo é causar algum off-flavour.
O que me dizem?
Xandeguarah está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display