Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Como evitar o transbordamento?

Responder

Opções Display
Antigo 17-01-2018, 07:44 AM   #1
natalia
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 3
Likes Given: 2

Default Como evitar o transbordamento?

Bom dia! Sou iniciante nesse mundo de produção de cerveja, por isso tenho algumas dúvidas.
Minha intenção é fazer a brassagem utilizando uma resistência elétrica. Quero fazer uma receita de 5L, e minha panela tem capacidade para 6L. Descobri que, principalmente ao colocar o primeiro lúpulo no início da fervura, é comum transbordar e, para evitar isso, desliga-se a fonte de calor.
Porém, mesmo se eu parar de dar energia para resistência para evitar esse transbordamento, a resistência não esfriará rápido o suficiente para impedir isso.

Pensando nisso, pensei em uma forma de contornar: colocar o lúpulo logo depois da última temperatura da rampa de temperatura (tipo uns 78ºC) para depois esquentar até os 100ºC; mas não sei o quanto isso vai influenciar no sabor da cerveja. Alguém sabe me dizer?

Além disso, a receita que desejo fazer deve-se colocar o lúpulo duas vezes em etapas diferentes. Ou seja, quando eu colocar a segunda vez, poderá transbordar também? Ou isso geralmente só acontece na primeira vez que coloca-se?

Muito obrigada desde já!
natalia está offline

Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 08:02 AM   #2
Osternack
Recipes 

Registo: Feb 2017
Msgs: 17
Liked 10 Times on 9 Posts

Não tem nenhum problema jogar o lúpulo antes da fervura inicial, a isso se dá o nome de first wort hopping, que é uma técnica que, segundo os mais entendidos, deixa o amargor do lúpulo mais "suave" ("menos rash', "arredondado", "aveludado", etc, são termos que já ouvi).
Durante a fervura, vc pode ter em mãos um borrifador com água limpa e, quando ameaçar transbordar, vc dá umas borrifadas que melhora. Como estará na fase de fervura e a quantidade de água jogada é pequena, não há risco de contaminação.
Osternack está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 08:38 AM   #3
natalia
Recipes 

O problema é que eu estou fazendo uma máquina toda automatizada, então não vai ter uma pessoa para fazer isso de borrifar água... :\
De qualquer forma, a chance de transbordar é menor na segunda vez que coloca o lúpulo ou não? Ou depende do tipo de lúpulo que eu coloco?

Muito obrigada pela ajuda!
natalia está offline

Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 09:01 AM   #4
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.599
Liked 400 Times on 357 Posts
Likes Given: 302

Quote:
Mensagem Original de natalia Ver Mensagem
Bom dia! Sou iniciante nesse mundo de produção de cerveja, por isso tenho algumas dúvidas.
Minha intenção é fazer a brassagem utilizando uma resistência elétrica. Quero fazer uma receita de 5L, e minha panela tem capacidade para 6L. Descobri que, principalmente ao colocar o primeiro lúpulo no início da fervura, é comum transbordar e, para evitar isso, desliga-se a fonte de calor.
Porém, mesmo se eu parar de dar energia para resistência para evitar esse transbordamento, a resistência não esfriará rápido o suficiente para impedir isso.

Pensando nisso, pensei em uma forma de contornar: colocar o lúpulo logo depois da última temperatura da rampa de temperatura (tipo uns 78ºC) para depois esquentar até os 100ºC; mas não sei o quanto isso vai influenciar no sabor da cerveja. Alguém sabe me dizer?

Além disso, a receita que desejo fazer deve-se colocar o lúpulo duas vezes em etapas diferentes. Ou seja, quando eu colocar a segunda vez, poderá transbordar também? Ou isso geralmente só acontece na primeira vez que coloca-se?

Muito obrigada desde já!
Luftal ou Fermcap S acaba com o Boil Over. O Fermcap obviamente é mais indicado, pois não tem sabor, mas umas gotinhas de luftal na fervura não muda nada. A composição de ambos é basicamente a mesma

Eu uso para ferver meus Starters no Erlenmeyer...na panela não, pois tenho um volume bom de sobra

[ ]´s
tomazela está offline
natalia Likes This 
Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 09:57 AM   #5
natalia
Recipes 

Sim! Isso me ajudaria muito, tomazela! Obrigada!!
Só mais uma pergunta: como é tudo automático, pensei em colocar luftal em comprimido, onde irá cair junto com o lúpulo de um compartimento. Você sabe qual a medida para isso? Ou vai ter que ser experimentalmente?

Eu li que, em gotas, são de 5 a 10 para cada 20L, mas não achei falando sobre o comprimido.
natalia está offline

Responder com Quote
Antigo 17-01-2018, 05:09 PM   #6
williantriches
Recipes 

Msgs: 9
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Só mais uma pergunta: como é tudo automático, pensei em colocar luftal em comprimido, onde irá cair junto com o lúpulo de um compartimento. Você sabe qual a medida para isso? Ou vai ter que ser experimentalmente?

Eu li que, em gotas, são de 5 a 10 para cada 20L, mas não achei falando sobre o comprimido.
Olá,

O ideal mesmo era uma panela maior, mas pra resolver o problema da pra fazer como as grandes cerverias fazem, que usar menos água no processo, tipo no seu caso um litro a menos. No final da fervura a cerveja estará com uma densidade maior, daí é só adicionar água para reduzir a densidade para o desejada e colocar pra fermentar.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
williantriches está offline

Responder com Quote
Antigo 18-01-2018, 01:27 PM   #7
dseben
Recipes 

Registo: Apr 2015
Msgs: 5
Liked 1 Times on 1 Posts

Nós passamos por um problema semelhante. Resolvemos com o FermCap, que na verdade é a Simeticona (o princípio ativo do luftal) em gotas. Compramos no nosso fornecedor de insumos e ele também nos deu a orientação de quantas gotas de acordo com o volume na panela.

Procure falar com teu fornecedor de insumos e obter mais informações sobre o FermCap.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
dseben está offline

Responder com Quote
Antigo 18-01-2018, 01:57 PM   #8
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.599
Liked 400 Times on 357 Posts
Likes Given: 302

Quote:

Tentativa e erro mesmo...
tomazela está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display