Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > "Controlador" de temperatura improvisado

Responder

Opções Display
Antigo 11-08-2017, 04:50 PM   #1
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 87
Liked 8 Times on 7 Posts
Likes Given: 16

Default "Controlador" de temperatura improvisado

Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Alguém já fez isso? funciona?
Clique para ampliar

Nome:  Captura de Tela 2017-08-11 às 16.48.50.png
Vistos: 57
Área:  253,8 KB
Valeu!
Responder com Quote
Antigo 11-08-2017, 06:46 PM   #2
rrespindola
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 57
Liked 5 Times on 5 Posts
Likes Given: 14

Boa noite vc não vai conseguir controlar a temperatura dessa forma, pois durante o dia/noite vais ter variações e nesse momento o mais importante é manter a temperatura constante. Talvez será melhor do que deixar diretamente sem um resfriamento mas não acredito q vais conseguir controle... Sem contar o tira e coloca de garrafa de água durante o dia/semana.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
rrespindola está offline

Responder com Quote
Antigo 12-08-2017, 02:36 AM   #3
Krishna
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 275
Liked 54 Times on 46 Posts
Likes Given: 117

Krishna está online

Responder com Quote
Antigo 12-08-2017, 01:21 PM   #4
sepesaraiva
Recipes 

Liked 8 Times on 7 Posts

Quote:
Mensagem Original de rrespindola Ver Mensagem
Boa noite vc não vai conseguir controlar a temperatura dessa forma, pois durante o dia/noite vais ter variações e nesse momento o mais importante é manter a temperatura constante. Talvez será melhor do que deixar diretamente sem um resfriamento mas não acredito q vais conseguir controle... Sem contar o tira e coloca de garrafa de água durante o dia/semana.
To ligado que nao vai ter controle, foi o que eu falei. é uma tentativa de diminuir a temperatura e a variação dela. Fiz um teste aqui, e com uma garrafa congelada, o cooler ficou a 13ºC sem o fermentador dentro. Com ele acredito que fique por volta dos 18º.

Eu sei que nao é um cenário ideal, como o de uma geladeira, mas eu tinha três opções: Essa que eu falei, fermentar na temperatura ambiente ou não fazer cerveja. Das 3, a opção do cooler me pareceu a melhor, hehehe... Vou fazer a brassagem amanha, depois eu relato como foi o processo e como ficou a cerva!
Veleeu!!

Responder com Quote
Antigo 12-08-2017, 06:26 PM   #5
rrespindola
Recipes 

Msgs: 57
Liked 5 Times on 5 Posts
Likes Given: 14

Sim sim... manda vê neste caso esse é o melhor cenário possivel

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
rrespindola está offline

Responder com Quote
Antigo 12-08-2017, 08:13 PM   #6
Krishna
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 275
Liked 54 Times on 46 Posts
Likes Given: 117

Leandro, já te disse isso em outro tópico. É tranquilo fazer cerveja assim, utilizando um cooler e refrigerando desse jeito. Não é o mundo perfeito, mas da pra fazer boas cervejas tranquilo. Além desse desse vídeo que eu enviei aí em cima, tem tópicos aqui no fórum relatando experiências sobre isso.
Krishna está online

Responder com Quote
Antigo 13-08-2017, 01:30 PM   #7
Graton
Recipes 

Registo: Sep 2013
Msgs: 5

Uso uma técnica semelhante, a unica diferença é que coloco água dentro do cooler ( o fermentador fica "boiando").
Depois de colocar a água uso gelo para chegar em uma temperatura legal para a fermentação, uma ou duas vezes por dia confiro a temperatura da água para saber se precisa de gelo.
O que pude reparar empiricamente é que a água ajuda a dissipar melhor a temperatura do fermentador e não deixa acontecer grande variação na temperatura de dia e de noite, deixando mais constante a temperatura de fermentação.
Graton está offline

Responder com Quote
Antigo 13-08-2017, 08:45 PM   #8
leoserva
Recipes 

Msgs: 6

Quote:
Mensagem Original de sepesaraiva Ver Mensagem
Fala galera,

Estou pra testar uma técnica de "controle" de temperatura de pobre que eu vi em alguns blogs, queria a opinião de vcs.
Vou fazer minha primeira brassagem esse domingo e não tenho uma geladeira pra fazer a fermentação controlada, e pra minha surpresa, essa semana aqui em BH começou a fazer até 30ºC durante o dia, por isso resolvi testar essa alternativa.

A idéia é simples, e não é nada de controle da temperatura, apenas uma tentativa de abaixa-la durante a fermentação:
Colocarei o balde fermentador dentro de um cooler, e junto a ele 2 garrafas PET com agua congeladas (como a que ta na foto), e manter o cooler fechado. A intenção é conseguir abaixar a temperatura interna do cooler a aproximadamente 17ºC...

Vou fazer um teste amanhã deixando só uma garrafa dentro dele, sem o fermentador, e ver a que temperatura fica o cooler.
Anexo 119218
Valeu!
Fiz minhas primeiras 3 cervejas "controlando" temperatura com garrafa pet de 1,5L congelada dentro da caixa térmica de isopor. Deu breja e ficou boa. Não é aquela cerveja de ganhar campeonato, mas com certeza fica boa. Pelo que me lembro, conseguia variar entre 17 e 20 graus. Vai sem medo!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
leoserva está offline

Responder com Quote
Antigo 13-08-2017, 08:51 PM   #9
leoserva
Recipes 

Msgs: 6

Quote:
Mensagem Original de sepesaraiva Ver Mensagem
Fala galera,

Anexo 119218
Valeu!
Fiz minhas primeiras 3 cervejas "controlando" temperatura com garrafa pet de 1,5L congelada dentro da caixa térmica de isopor. Deu breja e ficou boa. Não é aquela cerveja de ganhar campeonato, mas com certeza fica boa. Pelo que me lembro, conseguia variar entre 17 e 20 graus. Vai sem medo!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
leoserva está offline

Responder com Quote
Antigo 13-08-2017, 11:16 PM   #10
sepesaraiva
Recipes 

Liked 8 Times on 7 Posts

Quote:
Mensagem Original de leoserva Ver Mensagem
Seu improviso ai ficou massa mim!!
to fazendo desse jeito.. uma garrafa de 1,5L congelada dentro o cooler.. fiz a brassagem hj...
A unica coisa q eu to meio receoso é que o termômetro ta medindo uns 14, 15 graus dentro do cooler... assim ta tranquilo? o liquido dentro do fermentador vai estar mais quente, ou pode dar algum problema com fermentação em temperatura muito baixa?

Inclusive, quais as consequências de uma temperatura de 15 graus na fermentação (estou fazendo uma APA).

Veleeu

Responder com Quote
Responder
Opções
Display