Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Dúvidas com relação à quantidade de água para brassagem e recirculação

Responder

Opções Display
Antigo 08-08-2017, 05:43 PM   #11
rapunza
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 3

Estou qrendo fazer BIAB, mas quero lavar os graos no final. Posso usar essa regra tb?
Panela 36 litros. Entraria com 5 kg de malte e 20 litros de água. Poderia usar mais 15 pra lavar o saco (de grãos. .. Rsrsrs)?

Responder com Quote
Antigo 09-08-2017, 11:04 AM   #12
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 17
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 11

Quote:
Mensagem Original de rapunza Ver Mensagem
Estou qrendo fazer BIAB, mas quero lavar os graos no final. Posso usar essa regra tb?
Panela 36 litros. Entraria com 5 kg de malte e 20 litros de água. Poderia usar mais 15 pra lavar o saco (de grãos. .. Rsrsrs)?
Ow, tambem fiquei com essa duvida... pensei em fazer exatamente a mesma coisa que você, para obter 20l no fermentador... só que minha panela é de 30l.

Alguma contra indicação, ou isso tá de boa?

Primeira leva fermentando: APA ~20L
sepesaraiva está offline

Responder com Quote
Antigo 10-08-2017, 11:48 AM   #13
claudio-alipio
Recipes 

Msgs: 1

A proporção para á brassagem é de 2 a 3 litro de água por kg de malte, para a lavagem se guarda 1.5 vezes mais a quantidade de água usada para a lavagem

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
claudio-alipio está offline

Responder com Quote
Antigo 10-08-2017, 12:57 PM   #14
alexrnbr
Recipes 

Registo: Sep 2015
Msgs: 193
Liked 48 Times on 43 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Mensagem Original de claudio-alipio Ver Mensagem
A proporção para á brassagem é de 2 a 3 litro de água por kg de malte, para a lavagem se guarda 1.5 vezes mais a quantidade de água usada para a lavagem

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
Pode-se usar proporções maiores de água por kg de grão, e consequentemente usar menos água na lavagem.

Responder com Quote
Antigo 10-08-2017, 02:45 PM   #15
sepesaraiva
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de alexrnbr Ver Mensagem
Pode-se usar proporções maiores de água por kg de grão, e consequentemente usar menos água na lavagem.
Cara, calculei a quantidade total de agua que devo utilizar baseado nesse link: http://www.condadodacerveja.com.br/c...ara-brassagem/ (esse blog tem me ajudado a esclarecer muitas duvidas)
A conclusão que eu cheguei com alguns arredondamentos foi (5kg de malte):
Quantidade total de água utilizado: 33l
Quantidade de água para mostura: 18l
Quantidade de água para lavagem: 15l
Quantidade de mosto levado para fervura: 25l

Em teoria, tem algum problema?
Levar 25l pra ferver na panela de 30l vai dar algum problema, ou cabe tranquilo?

Abraços!

sepesaraiva está offline

Responder com Quote
Antigo 11-08-2017, 12:20 PM   #16
alexrnbr
Recipes 

Registo: Sep 2015
Msgs: 193
Liked 48 Times on 43 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Mensagem Original de sepesaraiva Ver Mensagem
Cara, calculei a quantidade total de agua que devo utilizar baseado nesse link: http://www.condadodacerveja.com.br/c...ara-brassagem/ (esse blog tem me ajudado a esclarecer muitas duvidas)
A conclusão que eu cheguei com alguns arredondamentos foi (5kg de malte):
Quantidade total de água utilizado: 33l
Quantidade de água para mostura: 18l
Quantidade de água para lavagem: 15l
Quantidade de mosto levado para fervura: 25l

Em teoria, tem algum problema?
Levar 25l pra ferver na panela de 30l vai dar algum problema, ou cabe tranquilo?

Abraços!
A princípio, nenhum problema nesse perfil.

Caber, cabe. Mas fique de olho nos momentos logo antes de levantar fervura, pois a espuma pode transbordar (tipo leite fervendo). Na hora de jogar os lúpulos, cuidado tb. Jogue devagar para evitar transbordamento.

O máximo que já levei pra minha panela de 32 litros foi 28l, e já tive transbordamento.

Responder com Quote
Antigo Ontem, 09:51 PM   #17
sepesaraiva
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de rapunza Ver Mensagem
Só pra dar um respaldo aqui, fiz a minha brassagem nesse domingo, e o procedimento foi o seguinte:

Levei para a panela 18L de agua para a mostura, com 5kg de malte. Após a recirculação com o filtro bazooka eu drenei o mosto para um balde (obtive por volta de 12L). Daí então fiz a lavagem dos grãos com +- 12L, utilizei o método de Batch sparge, recirculei e drenei o mosto. No final, levei 23L de mosto para a fervura. após a fervura, a quantidade de mosto q foi para o fermentador foi exatamente o que eu queria, que foi 1cm abaixo do blowoff do meu balde (por volta de 18 a 19L). A densidade do mosto ficou em 1,057 (target era 1,054), ou seja deu tudo certo, e eu poderia ter usado um pouco mais de agua na lavagem se coubesse mais no meu balde.

Acredito que do jeito que vc quer fazer vai dar certinho (apesar de diferenças grandes de eficiência entre BIAB e usando filtro bazooka), manda brasa la e da ideia como ficou dps tb!!
Ah, tb n sei como é feta lavagem de grãos com BIAB..

Abraços!

sepesaraiva está offline

Responder com Quote
Antigo Hoje, 04:17 PM   #18
rapunza
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 3

Quote:
Mensagem Original de sepesaraiva Ver Mensagem
Só pra dar um respaldo aqui, fiz a minha brassagem nesse domingo, e o procedimento foi o seguinte:

Levei para a panela 18L de agua para a mostura, com 5kg de malte. Após a recirculação com o filtro bazooka eu drenei o mosto para um balde (obtive por volta de 12L). Daí então fiz a lavagem dos grãos com +- 12L, utilizei o método de Batch sparge, recirculei e drenei o mosto. No final, levei 23L de mosto para a fervura. após a fervura, a quantidade de mosto q foi para o fermentador foi exatamente o que eu queria, que foi 1cm abaixo do blowoff do meu balde (por volta de 18 a 19L). A densidade do mosto ficou em 1,057 (target era 1,054), ou seja deu tudo certo, e eu poderia ter usado um pouco mais de agua na lavagem se coubesse mais no meu balde.

Acredito que do jeito que vc quer fazer vai dar certinho (apesar de diferenças grandes de eficiência entre BIAB e usando filtro bazooka), manda brasa la e da ideia como ficou dps tb!!
Ah, tb n sei como é feta lavagem de grãos com BIAB..

Abraços!
A lavagem que eu digo é só completar o volume de água necessário pra dar o volume desejado, mas jogando essa água na temperatura do mash out em cima do saco dos grãos.

Responder com Quote
Responder
Opções
Display