Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Uso de Ácido Fosfórico P.A. Para corrigir o ph da Mostura/Lavagem

Responder

Opções Display
Antigo 01-03-2017, 09:54 PM   #21
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.908
Liked 1196 Times on 910 Posts
Likes Given: 397

Interessante a discussão do PA vs alimentício e USP...

Ia defender os P.A. pelo que sei sobre a pureza deles, mas tambem dei um google na produção de soda (lye) com mercúrio que apareceu ali na citação do Water e fato que existe método que usa o material no eletrodo da eletrólise. Então não sei... ainda assim suspeito das porcentagens muito baixas e se elas inexistem nos grau alimentício... talvez um método diferente de produção?

Respondendo sobre o uso dele na mosturação e lavagem, sim pode ser usado, assim como o lático e outros ácidos. Acho que a escolha entre um e outro é pessoal e tecnicamente indifere. É mais fácil achar o lático em grau alimentício e um litro dele é mais barato, mas o fosfórico precisa usar menos.

Responder com Quote
Antigo 06-07-2017, 04:17 PM   #22
AnteK
Recipes 

Registo: Sep 2014
Msgs: 66
Liked 6 Times on 6 Posts
Likes Given: 25

Salve, Brewers!

Muito boa a discussão sobre produtos P.A, Food Grade ou USP.

Eu achava que o P.A servia perfeitamente para uso alimentício.
Olhando num site de produtos químicos encontrei uma tabela com as especificações de cada produto. Confesso que fiquei um pouco mais confuso, pois o P.A é um dos que leva o grau máximo de pureza, mas ao mesmo tempo não é indicado para fins alimentícios como o Food Grade e o USP.
Envio o link com a tabela abaixo.

Espero ter reascendido essa discussão...

http://www.quimidrol.com.br/dicas/tipos-de-reagentes/
P:NE IPA
AnteK está offline

Responder com Quote
Antigo 06-07-2017, 04:49 PM   #23
matozo
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 260
Liked 73 Times on 63 Posts
Likes Given: 6

Quote:
Mensagem Original de AnteK Ver Mensagem
Salve, Brewers!

Muito boa a discussão sobre produtos P.A, Food Grade ou USP.

Eu achava que o P.A servia perfeitamente para uso alimentício.
Olhando num site de produtos químicos encontrei uma tabela com as especificações de cada produto. Confesso que fiquei um pouco mais confuso, pois o P.A é um dos que leva o grau máximo de pureza, mas ao mesmo tempo não é indicado para fins alimentícios como o Food Grade e o USP.
Envio o link com a tabela abaixo.

Espero ter reascendido essa discussão...

http://www.quimidrol.com.br/dicas/tipos-de-reagentes/
Ficou confuso mesmo, o "Indicam grau de pureza máximo" não quer dizer que são os mais puros, mas simplesmente que haverá uma etiqueta indicando o grau de pureza máximo.

Na prática muitos PAs possuem o mesmo conteúdo de metais pesados que um USP, e é por isso que muita gente usa PA sem medo, mas há outras normas (manuseio, empacotamento, transporte, etc) que fazem o USP ser o mais indicado para fins alimentícios.
matozo está offline
SandroRibeiro Likes This 
Responder com Quote
Antigo 09-08-2017, 12:25 AM   #24
fnandolp
Recipes 

Registo: Mar 2015
Msgs: 50
Liked 8 Times on 8 Posts
Likes Given: 31

Estou começando a estudar as mudanças na água, e também comprei ácido fosfórico em uma loja de produtos químicos. A análise que tem no rótulo não indica qualquer porcentagem de metais pesados (segue foto em anexo), significa que é seguro?
Mais uma questão, não achei no rótulo qualquer menção à concentração do ácido, será que tenho que entrar em contato com o laboratório para obter a informação?
WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.01.jpeg‎   WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.21.jpeg‎   WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.30.jpeg‎  
fnandolp está offline

Responder com Quote
Antigo 09-08-2017, 08:27 AM   #25
matozo
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de fnandolp Ver Mensagem
Estou começando a estudar as mudanças na água, e também comprei ácido fosfórico em uma loja de produtos químicos. A análise que tem no rótulo não indica qualquer porcentagem de metais pesados (segue foto em anexo), significa que é seguro?
Mais uma questão, não achei no rótulo qualquer menção à concentração do ácido, será que tenho que entrar em contato com o laboratório para obter a informação?
Não deve ter metais pesados mesmo.

A concentração vc vai ter que entrar em contato com o laboratório.

Só toma cuidado pra manusear, é um ácido, apesar de mto eficaz, perigoso. Por isso acabo preferindo o láctico.
matozo está offline
fnandolp Likes This 
Responder com Quote
Antigo Ontem, 10:38 AM   #26
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.908
Liked 1196 Times on 910 Posts
Likes Given: 397

Quote:
Mensagem Original de fnandolp Ver Mensagem
Tem sim... ali em "dosagem ..... min 85%".

A concentração dele é de no mínimo 85%. Na prática deve ser muito próximo desse valor.

Uso exatamente esse aí, da dinâmica.

Abraço
Responder com Quote
Antigo Ontem, 08:42 PM   #27
GGabriel
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 1
Likes Given: 2

Não entendo alguém usar reagente P.A. Reagente P.A. não é próprio para consumo. Deve-se usar grau alimentício. Vc tem a chance de fazer sua própria cerveja com os seus ingredientes selecionados e resolve colocar um reagente de laboratório na bebida?
GGabriel está offline

Responder com Quote
Antigo Ontem, 08:46 PM   #28
matozo
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de GGabriel Ver Mensagem
Não entendo alguém usar reagente P.A. Reagente P.A. não é próprio para consumo. Deve-se usar grau alimentício. Vc tem a chance de fazer sua própria cerveja com os seus ingredientes selecionados e resolve colocar um reagente de laboratório na bebida?
Eu concordo contigo, além do preço não ser nada diferente. Se você tem a possibilidade de optar ente um e outro, não faz mto sentido comprar o PA.

Aqui na minha cidade o único problema é que PA geralmente tem pronta entrega, já alimentício é põe encomenda. Mas comprado uma vez vc tem estoque pro resto da vida.

A única exceção é Gipsita, ou Gypsum, ou Sulfato de Cálcio, não vejo U.S.P no mercado há mais de ano.
matozo está offline
GGabriel Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display