Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Meu Setup > Meu Kit Herms 170 L (opiniões)

Responder

Opções Display
Antigo 28-07-2017, 02:23 PM   #1
painkillerrr
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 4
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 4

Default Meu Kit Herms 170 L (opiniões)

Prezados,
Estou montando um sistema Herms de 170 litros e queria tirar algumas dúvidas e receber opiniões sobre o meu kit que estou disposto a montar.

Dúvida 1:
Vale a pena comprar 2 panelas de aço inox 304 de 170 litros e pro HLT comprar uma panela de aço 201 de 165 litros? Esse é o meu plano. Pensei no HLT comprar em inox 201 porque é mais barato. A minha dúvida é se os 5 L a menos irá fazer falta.

Dúvida 2:
Pensei em fazer um sistema hibrido, tanto com gás quanto com elétrico. Porque como as panelas são grandes, só o gás iria demorar muito pra esquentar, e com a resistência posso controlar melhor. Qual a opinião dos senhores?

Dúvida 3:
Qual seria o melhor tipo de camlock que eu poderia utilizar pra esse kit?

Um abraço a todos!
66b2577c39d957c9033716c079412e86.jpg‎   thumbnail_IMG_20170727_163804_289.jpg‎   thumbnail_IMG_20170727_170435_123.jpg‎  
painkillerrr está offline
MrSassa Likes This 
Responder com Quote
Antigo 08-08-2017, 09:21 PM   #2
Danielsantos
Recipes 

Registo: Aug 2015
Msgs: 311
Liked 88 Times on 63 Posts
Likes Given: 11

https://brewpi-ui-demo.herokuapp.com...tomated-valves
Danielsantos está offline
3
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 19-08-2017, 07:37 PM   #3
GGabriel
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 3
Likes Given: 3

Caro Painkillerrr,

Parabéns pelo projeto. Seguem alguns comentários:

Eu faria todas as panelas no mesmo material. Se for 304, que seja 304 para todas. Há algum racional para a HLT com material distinto, além do preço?

Vc considera algum tipo de isolamento para as panelas. Talvez nesta escala comece a fazer sentido, não?

Quais as bombas que vc planeja utilizar? Haverá alguma forma de controle de vazão?

A alimentação da serpentina está com entrada por baixo e saída por cima. Já vi muita gente defender o contrário, mas não tenho experiência neste ponto. Qual o racional para este sentido?

Já construiu o sistema?

Abraços,

Gabriel
GGabriel está offline

Responder com Quote
Antigo 21-08-2017, 10:23 AM   #4
FilipeAguiar
Recipes 

Registo: Feb 2017
Msgs: 169
Liked 26 Times on 20 Posts
Likes Given: 5

Pergunta: antes de qualquer coisa: você já precificou cada peça? Qual é o seu orçamento?
O que mais vejo são "Projetos" mirabolantes de pessoas que não tão com orçamento disponível nem pra montar um kit básico + um freezer.

Isso é um conceito básico de projeto:
1) Elenque os possíveis layouts;
2) Escolha o de melhor viabilidade técnico-econômica;
3) Comece a detalhar o seu projeto.

Só pra gente começar a brincadeira, estamos falando de:
3 panelas pra 170 L : 1500-2000
2 bombas inox: 2000
1 trocador de placas pra esse volume (você vai levar um ano com chiller de imersão): 1000
1 freezer pra esse volume: 1000

Então, se você não possui, hoje, 6000 reais, nem siga adiante.

Acredite, não sei quantos anos você tem, mas eu adorava carros antigos e sonhava em preparar o meu fusca, fazia vários projetinhos como esse, no papel, com as melhores peças e com budgets astronomicos que, com certeza, eu, estudante, não podia pagar na época (e hoje ainda não posso! hahaha).

Então, vá com calma. Pesquise mais, estude mais (invista em livros, ao invés de "estudar" por vídeos de youtube) e monte o equipamento que o seu bolso comportar.

Obviamente, se você tiver algo na faixa dos 8 mil (por baixo), esse seu projeto se torna viável.
FilipeAguiar está offline

Responder com Quote
Antigo 21-08-2017, 11:28 AM   #5
painkillerrr
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Bom, vamos lá!
Bom dia senhores,
já comprei os seguintes itens:
- 2x panelas de inox 304 de 170 litros
- 1x panela de inox 201 de 175 litros. (HTL)
- 1x chuveiro
- 1x fundo falso (60 cm)
- 1x bomba de inox da china (irei comprar outra)

Danielsantos: Muito obrigado pelo esquema! Ajudou muito na hora de planejar e escolher as peças.

GGabriel: Consegui uma panela em aço 201 pela metade do preço de 175 litros, que irá ser a panela do HLT. De resto, ainda estou planejando. Agradeço!

FilipeAguiar: Agradeço pela idéia. Poisé, apesar de ser iniciante, já estudei bastante, seja youtube, livros, receitas, etc. Por isso tomei a iniciativa de comprar (e construir) um kit avançado logo. E o seu orçamento bate com o meu, porém consegui os produtos com valores mais baratos, por exemplo a bomba de inox foi 250 reais no Aliexpress.

Agradeço para todos por tirarem um tempinho para me ajudar aqui no meu post. Até o final de agosto estarei postando novidades e as fotos, pois algumas coisas já chegaram, e outras estão para chegar.

Um abraço!

Responder com Quote
Antigo 21-08-2017, 02:30 PM   #6
FilipeAguiar
Recipes 

Registo: Feb 2017
Msgs: 169
Liked 26 Times on 20 Posts
Likes Given: 5

Quote:
Mensagem Original de painkillerrr Ver Mensagem
Bom, vamos lá!
Bom dia senhores,
já comprei os seguintes itens:
- 2x panelas de inox 304 de 170 litros
- 1x panela de inox 201 de 175 litros. (HTL)
- 1x chuveiro
- 1x fundo falso (60 cm)
- 1x bomba de inox da china (irei comprar outra)

Danielsantos: Muito obrigado pelo esquema! Ajudou muito na hora de planejar e escolher as peças.

GGabriel: Consegui uma panela em aço 201 pela metade do preço de 175 litros, que irá ser a panela do HLT. De resto, ainda estou planejando. Agradeço!

FilipeAguiar: Agradeço pela idéia. Poisé, apesar de ser iniciante, já estudei bastante, seja youtube, livros, receitas, etc. Por isso tomei a iniciativa de comprar (e construir) um kit avançado logo. E o seu orçamento bate com o meu, porém consegui os produtos com valores mais baratos, por exemplo a bomba de inox foi 250 reais no Aliexpress.

Agradeço para todos por tirarem um tempinho para me ajudar aqui no meu post. Até o final de agosto estarei postando novidades e as fotos, pois algumas coisas já chegaram, e outras estão para chegar.

Um abraço!
Ah, você comprou aquelas magnéticas, tipo 15R... Acho que são muito pequenas pro seu setup, mas......
Como você já tem todo esse hardware, menos mal. Não há segredo nos aspectos construtivos de um sistema de recirculação contínua. Já tem tudo na internet.
Comece a pensar ONDE você vai enfiar 170 litros de cerveja para fermentar e COMO você vai fazer isso. No mais, boa sorte.
FilipeAguiar está offline
painkillerrr Likes This 
Responder com Quote
Antigo 01-09-2017, 11:58 AM   #7
painkillerrr
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Senhores, bom dia!
Queria saber em relação ao tamanho das válvulas. Eu comprei tudo com 1/2 polegada, e comprei os camlocks (engate rápido) de 1/2, mas vi um video dizendo que esse camlock tipo C na primeira foto, pode comprometer o fluxo. E como tem volume alto, fiquei na dúvida se devo comprar o camlock tipo D, que está na segunda foto e suporta um fluxo maior.

O que vocês acham?

Um abraço!
Camlock-QD-1-2-Type-C-Stainless-Steel-316-Homebrew-Fitting-1-2-Barb.jpg‎   1-2-BSP-Type-D-Female-Camlock-x-Fem-Pipe-Camlock-Coupler-Stainless-Steel-316.jpg‎  

Responder com Quote
Antigo 01-09-2017, 12:49 PM   #8
thiago_df
Recipes 

Msgs: 17
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Senhores, bom dia!
Queria saber em relação ao tamanho das válvulas. Eu comprei tudo com 1/2 polegada, e comprei os camlocks (engate rápido) de 1/2, mas vi um video dizendo que esse camlock tipo C na primeira foto, pode comprometer o fluxo. E como tem volume alto, fiquei na dúvida se devo comprar o camlock tipo D, que está na segunda foto e suporta um fluxo maior.

O que vocês acham?

Um abraço!
Cara, sou novato no assunto homebrew, mas tenho muito conhecimento técnico. EU, usaria 3/4" para esse volume de líquido, melhor ter que restringir o fluxo do que precisar aumentar. Quanto aos camlocks, o tipo D será melhor se usar um espigão de maior bitola, usando espigão de 1/2" vai dar no mesmo que um tipo C.
thiago_df está offline
painkillerrr Likes This 
Responder com Quote
Antigo 01-09-2017, 03:08 PM   #9
painkillerrr
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de thiago_df Ver Mensagem
Cara, sou novato no assunto homebrew, mas tenho muito conhecimento técnico. EU, usaria 3/4" para esse volume de líquido, melhor ter que restringir o fluxo do que precisar aumentar. Quanto aos camlocks, o tipo D será melhor se usar um espigão de maior bitola, usando espigão de 1/2" vai dar no mesmo que um tipo C.
Massa thiago! Valeu pela idéia! Mas como já comprei eu to querendo arriscar, e trocar apenas o camlock. Você acha que pode dar errado? Valeu!

Responder com Quote
Antigo 04-09-2017, 02:54 PM   #10
thiago_df
Recipes 

Msgs: 17
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Massa thiago! Valeu pela idéia! Mas como já comprei eu to querendo arriscar, e trocar apenas o camlock. Você acha que pode dar errado? Valeu!
Minha opinião sobre esse tipo de coisa é: teste! Se te atender, continue usando até não atender mais. Como já comprou, vá brassar e seja feliz!
thiago_df está offline
painkillerrr Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display