Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Receitas & ingredientes > APA - Pode adicionar agua fervida ao fim da fervura para bater volume final?

Responder

Opções Display
Antigo 11-01-2017, 12:30 PM   #1
Roger
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 10
Liked 1 Times on 1 Posts

Default APA - Pode adicionar agua fervida ao fim da fervura para bater volume final?

Ola a todos.

Meu primeiro post aqui....

Em primeiro lugar... você são F..... Sem a ajuda de tudo que lí da experiências de todos aqui... não estaria fazendo minhas cervas até hoje... então... Muito Obrigado a todos!!!

Vamos a minha dúvida....

Minha panela (No 36 tem capacidade para 32,5 litros), eu queria colocar quantidade necessária de maltes para uma leva de 40 litros... Por exemplo:

APA:
7 Kg Malte Pilsen
2 Kg Malte Caramalt
30g Columbus (60 m)
30g Northern Brewer (10 m)
30g Saaz (5 m)
30g Cascade (0 m)

2 pacotes fermento M44

A dúvida é:
Posso ferver os 30 litros na panela, adicionar os lupúlos, resfriar e, quando transferir para os baldes (2 de 20 litros) ir adicionando agua mineral fervida para conseguir chegar próximo aos 40 litros ????

Lembrando que o que vai mandar é a OG.... chegar perto dos 40 litros batendo uma OG próxima a 1.050

(Sei que 9 kilos de malte nessa panela de 32,5 litros vai ficar bem apertadinho na brassagem...mas OK, já fiz uma Imperial Stout com 8,4 kg)

Agradeço aos amigos cervejeiros !!!!!

Keep Brewing !!!!!

Roger está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 12:50 PM   #2
rodfon
Recipes 

Registo: Oct 2015
Msgs: 507
Liked 104 Times on 94 Posts
Likes Given: 305

Acredito que não tenha problemas. Desde que a água seja a mesma e você saiba os impactos na OG e IBU da receita...

inclusive, este procedimento é frequentemente utilizado para grandes cervejarias...

rodfon está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 01:00 PM   #3
Coelho
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 27
Liked 18 Times on 8 Posts
Likes Given: 10

Cara, eu não vejo problema algum em fazer isso. É uma boa saída quando não temos um equipamento na medida necessária. O importante mesmo é cuidar a OG, como tu falou. Só tem que cuidar para colocar a mesma quantidade e água nos dois baldes de fermentação e fazer a divisão correta da cerveja nos baldes.

Minha dica para a tua receita é diminuir um pouco a leva, pois tu terá que colocar 20 litros em cada balde, que são de 20 litros também. Acho que assim tu não terá um headspace legal. Talvez tu pode cogitar a ideia de diminuir a leva para uns 36 litro, pois assim ficaria 18 litros em cada balde.

Boa brassagem. Abraço.

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 01:12 PM   #4
Roger
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de Coelho Ver Mensagem
Cara, eu não vejo problema algum em fazer isso. É uma boa saída quando não temos um equipamento na medida necessária. O importante mesmo é cuidar a OG, como tu falou. Só tem que cuidar para colocar a mesma quantidade e água nos dois baldes de fermentação e fazer a divisão correta da cerveja nos baldes.

Minha dica para a tua receita é diminuir um pouco a leva, pois tu terá que colocar 20 litros em cada balde, que são de 20 litros também. Acho que assim tu não terá um headspace legal. Talvez tu pode cogitar a ideia de diminuir a leva para uns 36 litro, pois assim ficaria 18 litros em cada balde.

Boa brassagem. Abraço.
Perfetio... Quando disse leva de 40 litros... é o target... final daria por ai mesmo perto dos 36 litros....

Ja fiz uma vez 19 litros e ja viu a sujeira que fez...rsssss....

VALEU GALERA !!!!!

Keep Zappa !!! Keep Brewing !!!!
Roger está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 01:17 PM   #5
Roger
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

A intenção é otimizar a utilização da geladeira que cabem os dois baldes !!!

Ou faço essa leva de 40 (36) litros ou separa em dois tipos diferentes...

Faço essa APA, mas para 20 litros mesmo.... após resfriar o mosto para 25C, levo o balde pra geladeira, limpo equipamento e brasso uma stout, por exemplo (que ja to afim de fazer de novo)....

Aí quando resfriar o mosto da segunda leva para a temperatura correta, inoculo cada fermento em seu mosto e controle de temperatura na fermentação (18-20-22C) e maturação (10C) podem 'correr' em conjunto.

Creio q começando cedo, por volta das 8 da manhã.... de tarde finalizo as duas levas! Acho!

Ou parto para os 40 litros de uma unica receita....

Duvida cruel !! rssss
Roger está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 02:43 PM   #6
marqueze
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 238
Liked 61 Times on 52 Posts
Likes Given: 56

Quote:
Mensagem Original de Roger Ver Mensagem
A intenção é otimizar a utilização da geladeira que cabem os dois baldes !!!

Ou faço essa leva de 40 (36) litros ou separa em dois tipos diferentes...

Faço essa APA, mas para 20 litros mesmo.... após resfriar o mosto para 25C, levo o balde pra geladeira, limpo equipamento e brasso uma stout, por exemplo (que ja to afim de fazer de novo)....

Aí quando resfriar o mosto da segunda leva para a temperatura correta, inoculo cada fermento em seu mosto e controle de temperatura na fermentação (18-20-22C) e maturação (10C) podem 'correr' em conjunto.

Creio q começando cedo, por volta das 8 da manhã.... de tarde finalizo as duas levas! Acho!

Ou parto para os 40 litros de uma unica receita....

Duvida cruel !! rssss

Sei qeu é bater numa tecla velha, mas vc sabe que só vai fermentar uma corretamente né? Não tem como garantir que o US05 da APA ficará com a mesma temperatura do S04 da Stout por exemplo... Se você quer fazer uma cerveja boa e uma mediana (no caso sem controle real de temperatura) tora o pau.

Eu iria de 40 litros uma unica receita e um unico fermentador!
marqueze está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 02:54 PM   #7
Roger
Recipes 

Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de marqueze Ver Mensagem
Sei qeu é bater numa tecla velha, mas vc sabe que só vai fermentar uma corretamente né? Não tem como garantir que o US05 da APA ficará com a mesma temperatura do S04 da Stout por exemplo... Se você quer fazer uma cerveja boa e uma mediana (no caso sem controle real de temperatura) tora o pau.

Eu iria de 40 litros uma unica receita e um unico fermentador!
Tb pensei nisso.... Sua dica só reforça o que eu pensava... Vamos de 40 litros de uma única receita... Realmente mais garantido !!!

"Infelizmente" hoje tenho 3 baldes de 20 litros... Se der certo de brassar desse jeito, adicionando agua no final do processo, irei providenciar um fermentador de 40/50 lts !!!

Agradeço !!!
Roger está offline
marqueze Likes This 
Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 10:01 PM   #8
Partala
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 60
Liked 7 Times on 7 Posts
Likes Given: 52

Uma duvida que pode parecer besta para este processo...

Essa "Água" a ser adicionada no final do processo sera apenas fervida e posteriormente resfriada. Não seria interessante fazer uma correção de pH desta com acido phosforico foodgrade para não "mudar" o perfil da cerveja? ou não havera tanta diferença? sera que estou falando besteira... ?
Partala está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 11:51 PM   #9
RodrigoSchuch
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 117
Liked 27 Times on 27 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de Roger Ver Mensagem
Ola a todos.

Meu primeiro post aqui....

Em primeiro lugar... você são F..... Sem a ajuda de tudo que lí da experiências de todos aqui... não estaria fazendo minhas cervas até hoje... então... Muito Obrigado a todos!!!

Vamos a minha dúvida....

Minha panela (No 36 tem capacidade para 32,5 litros), eu queria colocar quantidade necessária de maltes para uma leva de 40 litros... Por exemplo:

APA:
7 Kg Malte Pilsen
2 Kg Malte Caramalt
30g Columbus (60 m)
30g Northern Brewer (10 m)
30g Saaz (5 m)
30g Cascade (0 m)

2 pacotes fermento M44

A dúvida é:
Posso ferver os 30 litros na panela, adicionar os lupúlos, resfriar e, quando transferir para os baldes (2 de 20 litros) ir adicionando agua mineral fervida para conseguir chegar próximo aos 40 litros ????

Lembrando que o que vai mandar é a OG.... chegar perto dos 40 litros batendo uma OG próxima a 1.050

(Sei que 9 kilos de malte nessa panela de 32,5 litros vai ficar bem apertadinho na brassagem...mas OK, já fiz uma Imperial Stout com 8,4 kg)

Agradeço aos amigos cervejeiros !!!!!

Keep Brewing !!!!!
Existem diferentes técnicas pra fazer o que você tem em mente...

SE pretende dividir em dois lotes, dá pra diluir no final sem problemas.. mas leva em consideração perda de eficiencia pela alta OG e amargor por fator de utilização dos lupulos, podes diminuir a água do mash e aumentar a água de lavagem

Outra coisa que tu pode se programar e fazer dois estilos "semelhantes", a técnica tem nome de parti-gyle..

esse tópico pode te ajudar: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404737

abraço!
RodrigoSchuch está offline

Responder com Quote
Antigo 12-01-2017, 12:00 AM   #10
RodrigoSchuch
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 117
Liked 27 Times on 27 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de Partala Ver Mensagem
Uma duvida que pode parecer besta para este processo...

Essa "Água" a ser adicionada no final do processo sera apenas fervida e posteriormente resfriada. Não seria interessante fazer uma correção de pH desta com acido phosforico foodgrade para não "mudar" o perfil da cerveja? ou não havera tanta diferença? sera que estou falando besteira... ?

O ideal é usar a água mais neutra possivel, livre de contaminação, cloro, com baixa alcalinidade inclusive e com pH próximo a ~4,4 ou final da fervura, incluindo baixar o pH como falasse.

A levedura naturalmente vai deixar o pH para uma faixa boa de trabalho pra ela, só que é um estresse a mais para ela no lag-time... e geração de off-flavors.

abraços

RodrigoSchuch está offline
Partala Likes This 
Responder com Quote
Responder

Opções
Display