Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Fermentador bombona de 50L - dicas de montagem

Responder

Opções Display
Antigo 10-01-2017, 05:17 PM   #1
leandrocosta
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 180
Liked 23 Times on 19 Posts

Default Fermentador bombona de 50L - dicas de montagem

Acabei de comprar 2 bombonas de 50L pra fazer meus novos fermentadores e estou com algumas dúvidas:

1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

Responder com Quote
Antigo 10-01-2017, 07:00 PM   #2
gilmartadeus
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 6

Se forem bombinhas com cheiro forte... Desiste... Joguei 50 litros fora, pois ao tirar o cheiro forte no início parece estar tudo OK, mas ao baixar a temperatura do fermentador esse cheiro voltou e empregnou na cerveja. As minhas eram provenientes de azeitonas.

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

gilmartadeus está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 08:15 AM   #3
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.259
Liked 314 Times on 283 Posts
Likes Given: 255

Quote:
Mensagem Original de leandrocosta Ver Mensagem
Acabei de comprar 2 bombonas de 50L pra fazer meus novos fermentadores e estou com algumas dúvidas:
1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?
Lava com bucha (lado macio) + detergente e enxágua bem.
Se ainda tiver cheiro, repita o procedimento.
Não é necessário repetir. As minhas vieram com o cheiro de plástico, lavei dessa forma e não tive problema algum nas minhas levas...

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

A 28E é muito melhor e mais fácil de lavar e higienizar. Além de permitir que seja feita a furação mais baixa, visto que a torneira vira em falso...

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

Da mesma forma como faz com os de 30L.
Eu também não tiro o anel de vedação...
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 02:26 PM   #4
leandrocosta
Recipes 

Valeu @tomazela, já estou providenciando as torneiras 28E. Estou pensando em substituir o blow-off por um conector pneumático + mangueira 1/4". Parece que assim a mangueira encaixa mais fácil. Alguém discorda?

Mais uma dúvida: pensei em colocar um poço termométrico uns 10-15cm acima da torneira pra conseguir fermentar de 20L a 40L, essa altura está OK?

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 02:38 PM   #5
marqueze
Recipes 

Msgs: 286
Liked 77 Times on 67 Posts
Likes Given: 66

Quote:
Valeu @tomazela, já estou providenciando as torneiras 28E. Estou pensando em substituir o blow-off por um conector pneumático + mangueira 1/4". Parece que assim a mangueira encaixa mais fácil. Alguém discorda?

Mais uma dúvida: pensei em colocar um poço termométrico uns 10-15cm acima da torneira pra conseguir fermentar de 20L a 40L, essa altura está OK?
Quanto maior a altura maior o gradiente de temperatura no sistema. Se você fermentar lager, a atividade da levedura estará mais embaixo aquecendo de baixo pra cima, se ale, mais em cima e o calor vai concentrar quase todo no topo (lembrando que fluidos quentes são menos densos que fluidos frios em sua grande maioria) e como quer variar o volume da brassagem só piora! xD

Não sei responder com toda certeza do mundo, mas eu colocaria dois, um no "meio" de cada volume... tipo uma no meio dela toda e uma 0,25 de baixo pra cima, pra caso 40 e 20 respectivamente. Espero ter ajudado.
marqueze está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 03:06 PM   #6
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 486
Liked 127 Times on 107 Posts
Likes Given: 90

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem

Eu instalei na tampa da bombona uma torneira de filtro e nela ligo a mangueira de blowoff.

Quando quero tirar uma amostra, fecho a torneira, retiro o líquido e depois de alguns minutos abro de novo, assim não corro o risco de "sugar" o líquido do borbulhador para dentro da bombona ou mesmo o ar ambiente ( se tirar a mangueira do líquido).

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 03:22 PM   #7
tomazela
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de marqueze Ver Mensagem
Quanto maior a altura maior o gradiente de temperatura no sistema. Se você fermentar lager, a atividade da levedura estará mais embaixo aquecendo de baixo pra cima, se ale, mais em cima e o calor vai concentrar quase todo no topo (lembrando que fluidos quentes são menos densos que fluidos frios em sua grande maioria) e como quer variar o volume da brassagem só piora! xD

Não sei responder com toda certeza do mundo, mas eu colocaria dois, um no "meio" de cada volume... tipo uma no meio dela toda e uma 0,25 de baixo pra cima, pra caso 40 e 20 respectivamente. Espero ter ajudado.
É muito mais simples colocar o poço exatamente no centro do fermentador...
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 03:23 PM   #8
tomazela
Recipes 

Quote:

O meu fica exatamente no centro do fermentador...
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 03:52 PM   #9
marqueze
Recipes 

Msgs: 286
Liked 77 Times on 67 Posts
Likes Given: 66

Quote:
É muito mais simples colocar o poço exatamente no centro do fermentador...
imaginei que com ele querendo variar o volume das brassagens pode ficar inconsistente... creio que dificilmente faria volumes menores que o do fermentador. Na pior das hipoteses manteria dois
marqueze está offline

Responder com Quote
Antigo 11-01-2017, 04:07 PM   #10
leandrocosta
Recipes 

Quote:
O meu fica exatamente no centro do fermentador...
Aproximadamente a bombona tem 60cm de altura, o centro fica a 30cm.
Funciona pra 40L, mas não pra 20L, já que o poço ficaria acima da superfície.

E se eu colocasse a 25cm e só fizesse levas a partir de 30L, ficaria melhor?

/ \ -> 60cm
| |
| |
| | -> 48cm (40L)
| |
| | -> 36cm (30L)
| | -> 30cm (centro)
| |
| | -> 24cm (20L)
| |
| |
| |