Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Águas das cidades brasileiras

Responder

Opções Display
Antigo 22-08-2016, 03:36 PM   #71
Dexavator
Recipes 

Registo: Jun 2016
Msgs: 201
Liked 33 Times on 29 Posts
Likes Given: 4

Achei este relatório de 2013, já é alguma coisa: http://www.apublica.org/wp-content/u...ATU-GUARAU.pdf

Resumo do relatório 2013, parece que não mudou muito de lá para cá:

Sulfato 1,08 mg/L
Cloreto 6 mg/L
Sódio 2,9 mg/L
Magnésio 3,43 mg/L
Cálcio 13,60 mg/L
Dureza 17,03 mg/L

Dexavator está online
diegooo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 22-08-2016, 03:45 PM   #72
diegooo
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 129
Liked 32 Times on 25 Posts
Likes Given: 54

Quote:
Mensagem Original de Dexavator Ver Mensagem
Valeu Diego!
O complicado de não darem o cloreto e o sulfato é que exatamente a relação entre esses componentes que fará mais diferença no sabor final da cerveja. Mais cloreto e a ênfase vai para o malte, mais sulfato e vai para o lúpulo.

Agora, sabendo que é abaixo de 250 não adianta muito pois a importância é maior em relação à proporção que ao valor total.

Abraço

Victor
Sem falar na alcalinidade, que é (ao menos na teoria) determinante para se escolher o estilo de cerveja que melhor se adapta ao perfil da água.

Abs.

diegooo está offline

Responder com Quote
Antigo 22-08-2016, 03:58 PM   #73
Dexavator
Recipes 

As águas do Brasil em geral são de superfície então tem quantidades bem baixas de minerais e também de alcalinidade, teoricamente dá para fazer as contas como se fosse água desmineralizada já que não é uma ciência tão exata assim.
Finge que a água é zerada, e adicione os sais conforme sua planilha preferida.

De resto, arrume um filtro que retire o máximo de cloro da água, isso sim pode arruinar sua cerveja.

Se não me engano, Campinas e Porto Alegre usam cloramina em vez de cloro na água, isso o filtro comum de carvão ativado não filtra.

Abs

Victor
Dexavator está online

Responder com Quote
Antigo 22-08-2016, 04:20 PM   #74
renatoat
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 230
Liked 55 Times on 46 Posts
Likes Given: 10

Quote:
Mensagem Original de Dexavator Ver Mensagem
As águas do Brasil em geral são de superfície então tem quantidades bem baixas de minerais e também de alcalinidade, teoricamente dá para fazer as contas como se fosse água desmineralizada já que não é uma ciência tão exata assim.
Finge que a água é zerada, e adicione os sais conforme sua planilha preferida.

De resto, arrume um filtro que retire o máximo de cloro da água, isso sim pode arruinar sua cerveja.

Se não me engano, Campinas e Porto Alegre usam cloramina em vez de cloro na água, isso o filtro comum de carvão ativado não filtra.

Abs

Victor
Sou de Campinas e não sabia dessa. Dei uma pesquisada e parece que aqui se usa cloramina mesmo.

Mas também vi alguns locais que fala que o filtro de carvão ativado filtra cloramina, sim.

Inclusive, Guenther, 2015: "Esse remanescente do cloro não precisa te preocupar, porque o aquecimento da água já vai remover o resto..... mas o carvão remove não só o cloro, mas cloramina." (http://www.homebrewtalk.com.br/showp...32&postcount=4)

Enfim, alguém tem mais informações sobre isso?

Responder com Quote
Antigo 22-08-2016, 04:27 PM   #75
Dexavator
Recipes 

Verdade, me confundi. O que não remove cloramina é ferver a água, que funciona bem com o cloro.
Dexavator está online

Responder com Quote
Antigo 29-12-2016, 11:14 PM   #76
Josimar_Becker
Recipes 

Registo: Feb 2014
Msgs: 16
Liked 7 Times on 3 Posts
Likes Given: 1

Boa noite! Recentemente solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Sapucaia do sul/RS. Fui muito bem atendido, responderam imediatamente, mas sobre os dados da análise levou vários dias até o retorno (sem problemas). Então me passaram o seguinte...

Seguem os resultados médios relativos à água tratada na Estação de tratamento de Esteio, que abastece Sapucaia do Sul...

Cálcio total 31mg/L
Magnésio 18mg/L
Sódio 70mg/L
Sulfato 37,3ml/L
Bicarbonatos 267mg/L
Cloreto 53mg/L

(não me passaram em que data foi feita essa análise).

Espero ter ajudado alguém!

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
Josimar_Becker está offline
paulo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 30-12-2016, 12:30 AM   #77
RodrigoSchuch
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 189
Liked 46 Times on 46 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de Josimar_Becker Ver Mensagem
Boa noite! Recentemente solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Sapucaia do sul/RS. Fui muito bem atendido, responderam imediatamente, mas sobre os dados da análise levou vários dias até o retorno (sem problemas). Então me passaram o seguinte...

Seguem os resultados médios relativos à água tratada na Estação de tratamento de Esteio, que abastece Sapucaia do Sul...

Cálcio total 31mg/L
Magnésio 18mg/L
Sódio 70mg/L
Sulfato 37,3ml/L
Bicarbonatos 267mg/L
Cloreto 53mg/L

(não me passaram em que data foi feita essa análise).

Espero ter ajudado alguém!

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
Q coisa, fui pessoalmente perguntar na Corsan da minha cidade eles foram bem categóricos em dizer que não faziam isso (

Que água alcalina a Corsan ta repassando ein hehe
RodrigoSchuch está offline

Responder com Quote
Antigo 17-01-2017, 04:21 PM   #78
Sidnei
Recipes 

Registo: Mar 2016
Msgs: 63
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 35

Olá
Também solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Garibaldi/RS e fui atendido.
Depois que informaram os parâmetros pedi em que data foi feita a análise e me responderam que é uma média dos anos 2014/2015/2016, e além destes, são realizados ensaios semestrais no Laboratório Central de Águas da CORSAN em Porto Alegre. No entanto, não existem alterações significativas na água fornecida que sejam discordantes da media informada..
Segue os Parâmetros:

Cálcio (mg/L Ca) = 18
Magnésio (mg/L Mg) = 2,5
Sódio (mg/L Na) = 10,9
Sulfato (mg/L SO) = 13,1
PH = 6,7
Cloreto (mg/L Cl) = 13,1
Bicarbonato (mg/L HCO) = 62
Alcalinidade (mg/L CaCO) = 51

Aproveitando:
Não entendo muito do assunto e não vou alterar os parâmetros da água por enquanto, mas queria saber se estes parâmetros estão bons para uma APA ou seria melhor usar agua mineral?
Sidnei está offline

Responder com Quote
Antigo 18-01-2017, 04:31 PM   #79
paulo
Moderador
HBTBR_MODERATOR.png

Recipes 

Registo: May 2013
Msgs: 573
Liked 333 Times on 200 Posts
Likes Given: 221

Quote:
Mensagem Original de Sidnei Ver Mensagem
Olá
Também solicitei à Corsan através do Facebook a análise de água da cidade de Garibaldi/RS e fui atendido.
Depois que informaram os parâmetros pedi em que data foi feita a análise e me responderam que é uma média dos anos 2014/2015/2016, e além destes, são realizados ensaios semestrais no Laboratório Central de Águas da CORSAN em Porto Alegre. No entanto, não existem alterações significativas na água fornecida que sejam discordantes da media informada..
Segue os Parâmetros:

Cálcio (mg/L Ca) = 18
Magnésio (mg/L Mg) = 2,5
Sódio (mg/L Na) = 10,9
Sulfato (mg/L SO) = 13,1
PH = 6,7
Cloreto (mg/L Cl) = 13,1
Bicarbonato (mg/L HCO) = 62
Alcalinidade (mg/L CaCO) = 51

Aproveitando:
Não entendo muito do assunto e não vou alterar os parâmetros da água por enquanto, mas queria saber se estes parâmetros estão bons para uma APA ou seria melhor usar agua mineral?
Pela minha experiência com uma água parecida (embora um pouco menos alcalina), provavelmente um pouco de sulfato de cálcio (algo da ordem de 150-200mg/litro d'água) seja suficiente para trazer o cálcio para o nível recomendado e elevar os sulfatos, que ressaltam o lúpulo.

Além disso, será necessário algum ácido (ou malte acidificado) pra baixar um pouco o pH. Isso vai depender dos maltes da receita. Se não tiver como medir, eu diria que uns 3% de malte acidificado são um bom ponto de partida.
Sidnei Likes This 
Responder com Quote
Antigo 07-02-2017, 07:52 PM   #80
Joao_Carlos_Vieira
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 17
Likes Given: 10

Quote:
Mensagem Original de leosardinha Ver Mensagem
Consegui a do meu bairro!

São Paulo Capital, Morumbi

Cloreto (mg/L): 23 mg/L

Sulfato (mg/L): 6,01 mg/L

Sódio (mg/L): 11,5 mg/L

Potássio (mg/L): 3,4 mg/L

Magnésio (mg/L): 5,96 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Cálcio (mg/L): 38,44 mg CaCO3/L (somente como resultado parcial da Dureza Total)

Dureza (mg/L): 44,39 mg CaCO3/L

Alcalinidade total (mg/L): Não realizamos este ensaio

pH: entre 6,0 e 9,0
Será que a do itaim bibi é igual? Como você conseguiu?

Joao_Carlos_Vieira está offline

Responder com Quote
Responder

Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum