Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Cultivo de lúpulos > Dicas para o cultivo de lúpulo

Responder

Opções Display
Antigo 29-08-2016, 11:23 PM   #71
mpsanta
Recipes 

Registo: Aug 2016
Msgs: 1
Default Dúvida

Vocês compraram as sementes e mandaram entregar no Brasil, correto? Deu algum problema na imigração?

Serve a mesma pergunta para quem comprou rizomas e mandou entregar por correio por favor!!

Obrigado!
mpsanta está offline

Responder com Quote
Antigo 05-09-2016, 09:55 AM   #72
muanis
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 32
Liked 8 Times on 5 Posts
Likes Given: 8

Alô galera das Serras Cariocas?

Ninguém plantando pela região de Petrópolis ou Nova Friburgo?

Temos frio e sol, principalmente agora a partir de Setembro.

Comprei umas sementes no Planta Mundo http://www.plantamundo.com.br/ de Rio Bonito, e vou arriscar no sítio de um amigo.

Dicas?
muanis está offline

Responder com Quote
Antigo 18-12-2016, 06:11 PM   #73
Neuber
Recipes 

Registo: Dec 2016
Msgs: 8
Likes Given: 17

Quote:
Mensagem Original de muanis Ver Mensagem
Alô galera das Serras Cariocas?

Ninguém plantando pela região de Petrópolis ou Nova Friburgo?

Temos frio e sol, principalmente agora a partir de Setembro.

Comprei umas sementes no Planta Mundo http://www.plantamundo.com.br/ de Rio Bonito, e vou arriscar no sítio de um amigo.

Dicas?
Amigo, comprou no Planta Mundo, o que achou? Deu certo ? Sou do Rio e também estou pensando com eles.
Neuber está offline

Responder com Quote
Antigo 13-07-2017, 04:23 PM   #74
lfcieslik
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 1

Quote:
Mensagem Original de lupulodarecosta Ver Mensagem
Fala Fernando. Provavelmente você comentou sem conhecimento de causa. Ainda não tenho como mensurar os ácidos dos lúpulos plantados e colhidos por mim ah anos. Mas te garanto que perdem um pouco do poder de amargor mas têm características aromáticas/sabor espetaculares. Quando se fala da embrapa e outros órgãos de desenvolvimento, se fala em encontrar um lúpulo de alto poder de amargor (aa) para atender as grandes cervejarias, visando maximizar os ganhos delas próprias, pois estão em busca de lúpulos não nobres e com alto aa. Existe sim potencial para pequenos produtores de lúpulo, que atenderão homebrewers e pequenas cervejarias, pois as flores são basicamente usadas para aroma e sabor, seja na lupulagem tardia ou dryhop. Posso te mandar uma APA single Hop (Cascade) que fiz exclusivamente com meus lúpulos e você mudará de opinião. Abraços!
Estou no grupo do wats contigo.
Apenas para comentar como em apenas 1 ano bombou em todos aspectos o cultivo kkkkk. Hoje já estamos produzindo nossa cerveja com nosso próprio lúpulo em varios locais do BR, climas, solos enfim com toda nossa diversidade natural . viva ao lúpulo.
lfcieslik está offline

Responder com Quote
Antigo 14-07-2017, 12:19 PM   #75
FernandoAugusto
Recipes 

Registo: May 2015
Msgs: 330
Liked 74 Times on 54 Posts
Likes Given: 18

Quote:
Mensagem Original de lfcieslik Ver Mensagem
Apenas para comentar como em apenas 1 ano bombou em todos aspectos o cultivo kkkkk. Hoje já estamos produzindo nossa cerveja com nosso próprio lúpulo em varios locais do BR, climas, solos enfim com toda nossa diversidade natural . viva ao lúpulo.

Vcs me interpretaram mau. Em nenhum momento fui contra o cultivo. Só falo que para se desenvolver um cultivar próprio não se faz em um ano ou dois, mas décadas. Quando falei de Embrapa ou universidade, falo do aspecto científico. Tá enganado com relação a Embrapa que fomenta tecnologia do para grandes empresas, pelo contrário...

Se me oferecer um lúpulo, eu como microcervejaria, que vc não sabe o AA , os óleos essenciais, se no próximo ano vai manter o padrão... Não vou querer. Agora como homebrewtalk claro que vou adorar...

Mas é isso aí, só acho que vcs que estão puxando o cultivo devem ter menos preconceito e procurarem fazer parcerias com instituições de pesquisas... Vão evoluir bem mais rápido.

Responder com Quote
Antigo 14-07-2017, 12:43 PM   #76
FernandoAugusto
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de lfcieslik Ver Mensagem
E tem outra, já visitou os produtores de Lúpulos europeus ou americanos? Os caras são respaldados por pesquisas e desenvolvimento tecnológico constantes. Estão sempre desenvolvendo novos cultivares e tal...

Isso meu caro é profissionalismo. O que vejo por aqui é a turma brincando de cultivar lúpulo e tirando onda que tem lúpulo brasileiro, hehehe... Não ponho fé nenhuma se continuar assim, hehehe.

Como brincadeira é legal, tb vou plantar umas mudinhas na minha roça.

Mas pra virar negócio e ter lúpulo genuinamente brasileiro com ctz esse não é o caminho.

Responder com Quote
Antigo 14-07-2017, 12:59 PM   #77
lupulodarecosta
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 7
Liked 4 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de FernandoAugusto Ver Mensagem
E tem outra, já visitou os produtores de Lúpulos europeus ou americanos? Os caras são respaldados por pesquisas e desenvolvimento tecnológico constantes. Estão sempre desenvolvendo novos cultivares e tal...

Isso meu caro é profissionalismo. O que vejo por aqui é a turma brincando de cultivar lúpulo e tirando onda que tem lúpulo brasileiro, hehehe... Não ponho fé nenhuma se continuar assim, hehehe.

Como brincadeira é legal, tb vou plantar umas mudinhas na minha roça.

Mas pra virar negócio e ter lúpulo genuinamente brasileiro com ctz esse não é o caminho.
Poxa vida, vc de novo está se equivocando no comentário por falta de conhecimento. Já temos em praticamente todas as universidades federais do Brasil, pesquisas sendo realizadas. Algumas bem avançadas. Já temos protocolo e tecnologia para análises completas, exatamente como lá fora. Dessa forma cada ano de produção é feita a análise do lúpulo colhido (exatamente como o lúpulo gringo que você compra). Não existe um valor certo e rígido nos lúpulos lá de fora, exatamente como os nossos aqui. Eu mesmo faço análise anual dos meus lúpulos em um laboratório aqui de Porto Alegre.

Voltando à pesquisa (diferente da brincadeira que você está imaginando), temos alguns polos de desenvolvimento de novas variedades, acompanhadas por instituições de ensino da área, inclusive já com resultados bem positivos. 3 variedades genuinamente brasileiras já estão registradas, patenteadas e em produção em escala. E muito em breve surgirão outras ainda mais adaptadas. Já temos variedade nacional com 12% de AA, que vem produzindo 2,5kg de lúpulo fresco por planta (valores acima da média americana).

Agora, se você quiser comprar uma mudas e colocar no teu quintal, como brincadeira, tenho certeza que irá se divertir muito. Vale a pena.

Abraços!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
lupulodarecosta está offline
AntonioMartins Likes This 
Responder com Quote
Antigo 15-07-2017, 11:48 AM   #78
FernandoAugusto
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de lupulodarecosta Ver Mensagem
Poxa vida, vc de novo está se equivocando no comentário por falta de conhecimento. Já temos em praticamente todas as universidades federais do Brasil, pesquisas sendo realizadas. Algumas bem avançadas. Já temos protocolo e tecnologia para análises completas, exatamente como lá fora. Dessa forma cada ano de produção é feita a análise do lúpulo colhido (exatamente como o lúpulo gringo que você compra). Não existe um valor certo e rígido nos lúpulos lá de fora, exatamente como os nossos aqui. Eu mesmo faço análise anual dos meus lúpulos em um laboratório aqui de Porto Alegre.

Voltando à pesquisa (diferente da brincadeira que você está imaginando), temos alguns polos de desenvolvimento de novas variedades, acompanhadas por instituições de ensino da área, inclusive já com resultados bem positivos. 3 variedades genuinamente brasileiras já estão registradas, patenteadas e em produção em escala. E muito em breve surgirão outras ainda mais adaptadas. Já temos variedade nacional com 12% de AA, que vem produzindo 2,5kg de lúpulo fresco por planta (valores acima da média americana).

Agora, se você quiser comprar uma mudas e colocar no teu quintal, como brincadeira, tenho certeza que irá se divertir muito. Vale a pena.

Abraços!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Aí botei fé!!! Esse é o caminho correto. Tô aqui pra instigar, pois quero ver o lúpulo brasileiro virar realidade!!!

Forte abraço

Responder com Quote
Antigo 15-07-2017, 12:54 PM   #79
FernandoAugusto
Recipes 

Cara e pra desenvolver Lúpulos que se adaptam é preciso um programa extenso, não falo de anos, mas de décadas. Não tem como atropelar o processo. Blz pode se ter um ou dois cultivares que se adaptaram a um certo local e deu aroma bom e AA legal na casa dos 12%.

É uma vitória, mas só o começo. Um programa sério tem que se ir cruzando cultivares de Lúpulos, selecionando os híbridos mais adaptados. No próximo ano repetir o processo e assim ano a ano, até atingir a hibridização desejada, veja como é lento o processo. 10 anos foram 10 gerações, hehehe. Para daí, depois de ter chegado no híbrido desejado, fazer a clonagem e ter a cultivar estabelecida.

Na boa se tiver um programa sério assim, gostaria de conhecer.

Tmj

Responder com Quote
Antigo 24-07-2017, 07:56 AM   #80
Zanatta
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 24
Liked 5 Times on 4 Posts

....
Zanatta está offline

Responder com Quote
Responder