Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Culinária e Harmonização > Pretzels da Bavária

Responder

Opções Display
Antigo 26-07-2014, 09:44 PM   #11
VictorCoelho
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 503
Liked 86 Times on 69 Posts
Likes Given: 38

Quote:
Mensagem Original de Rohde Ver Mensagem
Victor, que tal abrasileirar essa receita? rsrs
traduzir, converter as medidas e fazer suas observações práticas, já que testou.
Daniel,
ainda não testei prq não encontro soda caústico grau alimentício.
Apesar da receita ser com bicarbonato, o verdadeiro pretzel só dá pra ser feito com soda caústica.
No dia que encontrar soda caústica em grau alimentício eu posto fotos e impressões!
Preciso entrar em contato com a gauchada que adiciona soda caústica no leite e pedir um punhado......hahaha

VictorCoelho está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 09:36 AM   #12
vcremasco
Recipes 

Registo: Mar 2014
Msgs: 42
Liked 23 Times on 18 Posts
Likes Given: 7

Fiz a receita ontem, da forma como foi apresentada e ficou ótimo!

vcremasco está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 09:43 AM   #13
VictorCoelho
Recipes 

Põe fotos pra nós "saborearmos" também!

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 11:15 AM   #14
vcremasco
Recipes 

Registo: Mar 2014
Msgs: 42
Liked 23 Times on 18 Posts
Likes Given: 7

Segue ai pessoal!

Ele ficou "feio" pq eu não sabia que crescia tanto...

Mas ficou ótimo! Ao lado, uma Saison que fiz, com ABV 6,1%, com capim limão, camomila e pimenta rosa a 5min da fervura.
IMG-20140729-WA0005.jpg‎   IMG-20140729-WA0007.jpg‎  
vcremasco está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 12:18 PM   #15
Rohde
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 222
Liked 44 Times on 32 Posts
Likes Given: 10

Show! e se fizer com um pouco do malte que sobra da brassagem? vou tentar hehe

www.facebook.com/rohdebier
Rohde está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 12:28 PM   #16
VictorCoelho
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Rohde Ver Mensagem
Show! e se fizer com um pouco do malte que sobra da brassagem? vou tentar hehe
Vai ter só as cascas do malte...vai estragar o pretzel! Hehehe

Responder com Quote
Antigo 30-07-2014, 12:51 PM   #17
VictorCoelho
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de vcremasco Ver Mensagem
Segue ai pessoal!

Ele ficou "feio" pq eu não sabia que crescia tanto...

Mas ficou ótimo! Ao lado, uma Saison que fiz, com ABV 6,1%, com capim limão, camomila e pimenta rosa a 5min da fervura.
Ficou não!
Aquela textura e aparência só mesmo com soda cáustica, com bicarbonato é assim mesmo.

Responder com Quote
Antigo 08-07-2016, 11:49 AM   #18
poseddon
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 7

Ao contrário do que se pensa Bretzel não é só feito com hidroxido de sódio ou mesmo com bicarbonato de sódio.

Faço curso de gastronomia e tenho o costume de quando viajo sempre me enfiar na gastronomia local (seja por cursos rápidos de gastronomia tipica, visitando cozinhas e etc), em duas dessas visitas fui em padarias na Baviera (uma em Nuremberg e outra em Munique) e tive a sorte de ver o preparo do Bretzel nas duas e pra meu espanto uma delas usava o bicarbonato mesmo mas era só pincelado por cima do Bretzel e na outra era a massa direto pro fogo e curiosamente foi a massa mais crocante e próxima do que todos pensam ser o Bretzel, o que segundo aprendi com os padeiros, também não é bem verdade que Bretzel é só aquele com casca dura crocante, existem vários e esse mais conhecido só é o mais consumido em Munique e justamente por conta do esteriotipo criado.

À parte disso, quem quiser fazer em casa o Bretzel mais próximo desse esteriótipo deixo uma dica do que eu faço e fica muito parecido.

Assim que tirar do banho de bicarbonato, coloque sobre uma forma de pizza dessas furadas ou qualquer outra tela que possa escorrer e deixe uns 5 minutos até que seque a agua do banho. Na hora de assar, quem tem forno próprio deve usar a opção de vapor, isso vai garantir que fique com a casca crocante e o interior leve. Se não tiver opção de vapor no forno, coloque uma forma com água embaixo e ja no forno borrife agua por cima dos Bretzel e se possivel asse nessas formas furadas mesmo que a textura fica ainda melhor... (obs.: a forma com agua n tem exatamente o mesmo efeito da função vapor mas em casa em forno comum é o mais próximo que se pode fazer e essa dica serve tambem pra quem quer fazer pão frances ou baguete em casa).

Por último, se quiser que a parte de cima fique mais brilhante, quando o bretzel já estiver quase assado, você deve pincelar uma mistura de gema de ovo batida com água por cima e voltar pra assar até que doure por completo.

Eu faço deste jeito e garanto que ficam muito bom e bem parecidos com esses de Munique tradicionais. (embora eu não pincele o ovo pq costumo fazer pra comer como sanduiche)

bretzel.jpg‎  
poseddon está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display