Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Dúvida resistência x amperagem

Responder

Opções Display
Antigo 19-06-2017, 02:26 PM   #11
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.822
Liked 2978 Times on 1386 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de mvrinaldi Ver Mensagem
Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

Esses 2500w em 127v?
Importante é usar 220v.

Se na sua cidade o 220v é composto de 1 neutro e um fase 220, ou duas fazes 127v (que resultam em 220), aí vc tem que ver com algum eletricista.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 02:27 PM   #12
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.504
Liked 358 Times on 321 Posts
Likes Given: 298

Quote:
Mensagem Original de mvrinaldi Ver Mensagem
Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

Esses 2500w em 127v?
Sim...220v

É relativamente simples puxar uma segunda fase, substituindo pelo neutro da sua rede atual de 127v. Mas vc precisa saber de onde essa fase vem e se o disjuntor aguenta e etc.

Eu por exemplo puxei a minha tomada de uma hidromassagem, que raramente é ligada.

Os 2500w estão ligados em tomada 220v, dessa forma a bitola do fio é mais barata...
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 03:50 PM   #13
mvrinaldi
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 145
Liked 22 Times on 20 Posts
Likes Given: 37

blz... vou chamar um eletricista!! Não vou arriscar não!!! Obrigado!!!!
mvrinaldi está offline
tomazela Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 05:56 PM   #14
vmsouza
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 222
Liked 41 Times on 37 Posts
Likes Given: 32

Pessoal, muito bom a discussão, mas aproveitando os pontos tenho uma dúvida que me parece bem óbvia, para por segurança...

Trabalhando com uma resistência de 5.000w em 220v, teria +- 23 amperes. Seria correto ter um disjuntor só para isto, de 30 amperes e uma fiação do disjuntor até o controlador de temperatura/contatora de 4mm de espessura? O mesmo fio de 4mm eu usaria para todo o sistema entre controlador/contatora e a resistência?

E se ao invés de uma resistência de 5.000w, eu tivesse duas, sendo uma para a panela de água do sparge e outra para a panela de mostura/fervura. Teria que ter tudo multiplicado por 2 deste a entrada da rede ou posso usar um único disjuntor de 50 amperes? Segundo uma tabela que vi na internet, para 50 amperes recomenda-se fios com 10mm de espessura.

A ideia é ter realmente duas resistências, uma para a água do sparge e outra para a mostura/fervura, mas gostaria que em pouquíssimas situações dentro do dia da brassagem as duas estivessem ligadas ao mesmo tempo, até porque enquanto ferve o mosto eu estou com a outra panela fervendo água para limpeza dos equipamentos pós fervura. Panelas de 50L de Barril.

Qual seria a melhor opção neste caso? Existe alguma outra alternativa para o que quero fazer?

Estou estudando sobre isto, inclusive aterramento já que é uma casa.

Obrigado por qualquer ajuda.

Última edição de vmsouza : 19-06-2017 às 07:57 PM Razão: Tamanho das panelas
vmsouza está offline

Responder com Quote
Antigo 20-06-2017, 08:08 AM   #15
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.822
Liked 2978 Times on 1386 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de vmsouza Ver Mensagem
Pessoal, muito bom a discussão, mas aproveitando os pontos tenho uma dúvida que me parece bem óbvia, para por segurança...

Trabalhando com uma resistência de 5.000w em 220v, teria +- 23 amperes. Seria correto ter um disjuntor só para isto, de 30 amperes e uma fiação do disjuntor até o controlador de temperatura/contatora de 4mm de espessura? O mesmo fio de 4mm eu usaria para todo o sistema entre controlador/contatora e a resistência?

E se ao invés de uma resistência de 5.000w, eu tivesse duas, sendo uma para a panela de água do sparge e outra para a panela de mostura/fervura. Teria que ter tudo multiplicado por 2 deste a entrada da rede ou posso usar um único disjuntor de 50 amperes? Segundo uma tabela que vi na internet, para 50 amperes recomenda-se fios com 10mm de espessura.

A ideia é ter realmente duas resistências, uma para a água do sparge e outra para a mostura/fervura, mas gostaria que em pouquíssimas situações dentro do dia da brassagem as duas estivessem ligadas ao mesmo tempo, até porque enquanto ferve o mosto eu estou com a outra panela fervendo água para limpeza dos equipamentos pós fervura. Panelas de 50L de Barril.

Qual seria a melhor opção neste caso? Existe alguma outra alternativa para o que quero fazer?

Estou estudando sobre isto, inclusive aterramento já que é uma casa.

Obrigado por qualquer ajuda.
Essencialmente, sim, é isso mesmo que vc falou.

A alimentação elétrica do meu equipamento é muito parecida como vc falou.

Tenho um disjuntor separado no quadro elétrico da minha casa de onde saem fios de 10mm até o meu equipamento, onde há um outro disjuntor geral do equipamento do tipo DR, que por sua vez alimenta todo o resto. Disjuntor DR desarma com qualquer fuga, ou seja, digamos que eu pegue um fio desencapado... ele desarma antes de sentir o choque, tornando o equipamento super seguro.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 20-06-2017, 10:13 AM   #16
tintscevadis
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 136
Liked 16 Times on 16 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Essencialmente, sim, é isso mesmo que vc falou.

A alimentação elétrica do meu equipamento é muito parecida como vc falou.

Tenho um disjuntor separado no quadro elétrico da minha casa de onde saem fios de 10mm até o meu equipamento, onde há um outro disjuntor geral do equipamento do tipo DR, que por sua vez alimenta todo o resto. Disjuntor DR desarma com qualquer fuga, ou seja, digamos que eu pegue um fio desencapado... ele desarma antes de sentir o choque, tornando o equipamento super seguro.

Abraço,
Guenther,

Somente verificando a informação mas o DR não vai te livrar do choque, somente vai desligar a energia em uma fração de ms a fim de prevenir algo pior (por tempo de exposição ao choque) como queimaduras graves e parada cardíaca.

Em mA:
10 a 30: Contração muscular
50 a 100: queimaduras graves e parada respiratória
200 a 500: Fibrilação cardíaca
1000: Parada cardíaca

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
tintscevadis está offline
vmsouza Likes This 
Responder com Quote
Antigo 21-06-2017, 02:33 PM   #17
vmsouza
Recipes 

@Guenther, obrigado pela resposta, vou começar desta forma então.

@tintscevadis, muito bacana esse lance do IDR/DDR.

Dei uma pesquisada nisto e no meu caso o melhor seria ter um disjuntor desses brancos de 50a na caixa central, de lá puxar um par de fios 10mm até a minha caixa de brassagem.

Nessa caixa de brassagem é melhor eu ligar um disjuntor DDR para cada resistência (25a cada DDR/resistência), ou vou para um único DDR de 50a e desse único sair os fios para os equipamentos que irão ligar as duas resistências?

Outro ponto quanto a questão de fuga de corrente, para esta aplicação é melhor um DDR de 25ma, menor ou maior?

Obrigado pessoal, estou aprendendo bastante sobre isso.
vmsouza está offline
LuizAugustoCararo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 06-07-2017, 10:54 AM   #18
vmsouza
Recipes 

Ainda não consegui entender uma coisa ainda quanto ao DR.

Minha resistência tem dois fases de 110v cada. Pra detectar a fuga de corrente na panela/resistência de um possível choque, tenho que ligar um neutro na carcaça da panela e este neutro passando pelo DR, junto com as duas fases?

Obrigado
vmsouza está offline

Responder com Quote
Antigo 06-07-2017, 12:33 PM   #19
tintscevadis
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 136
Liked 16 Times on 16 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Mensagem Original de vmsouza Ver Mensagem
Ainda não consegui entender uma coisa ainda quanto ao DR.

Minha resistência tem dois fases de 110v cada. Pra detectar a fuga de corrente na panela/resistência de um possível choque, tenho que ligar um neutro na carcaça da panela e este neutro passando pelo DR, junto com as duas fases?

Obrigado
Procure no YouTube os vídeos de dr do mundo da elétrica

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
tintscevadis está offline

Responder com Quote
Antigo 06-07-2017, 12:41 PM   #20
vmsouza
Recipes 

Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?
vmsouza está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display