Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > Hidratar ou não o fermento seco

Responder

Opções Display
Antigo 19-06-2017, 02:47 PM   #121
Momesso
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 8
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 4

Default Hidratação com Mosto ou Agua

Galera, boa tarde!

To com um dúvida, para a hidratação da levedura, o melhore é utilizar agua fervida ou posso pegar um pouco do mosto deixar resfriar e utilizar ele?
Momesso está offline

Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 03:10 PM   #122
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 618
Liked 165 Times on 141 Posts
Likes Given: 118

Quote:
Mensagem Original de Momesso Ver Mensagem
Galera, boa tarde!

To com um dúvida, para a hidratação da levedura, o melhore é utilizar agua fervida ou posso pegar um pouco do mosto deixar resfriar e utilizar ele?
Sempre com água, entre 30 e 35ºC.

Usar mosto é prejudicial para as leveduras, por conta da osmose que ela precisa realizar e o mosto dificulta isto em muito.
Momesso Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 03:12 PM   #123
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 825
Liked 390 Times on 287 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Galera, boa tarde!

Água, sempre. Pensa assim: as leveduras estão em um sono por meses, o que você quer é acordá-las da forma mais sutil possível, para que elas nao estressem. Colocar direto em um meio fermentável é dar um choque muito brupto nas mesmas, o ideia é ir acostumando e "acordando" elas aos poucos.
lpera está offline
Momesso Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 04:23 PM   #124
Momesso
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 8
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 4

Valeu galera!
Momesso está offline

Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 07:31 PM   #125
Danielsantos
Recipes 

Registo: Aug 2015
Msgs: 290
Liked 74 Times on 56 Posts
Likes Given: 9

Quote:
Valeu galera!
...e lembre-se, hidratar entre 30 e 35....tem muitos por ai dizendo que te que hidratar a 20 pq senao a levedura vai gerar off flavors...mas na hidratacao o objetivo nao é para isso...
Danielsantos está offline
Momesso Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 08:48 PM   #126
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 618
Liked 165 Times on 141 Posts
Likes Given: 118

Quote:
Mensagem Original de Danielsantos Ver Mensagem
...e lembre-se, hidratar entre 30 e 35....tem muitos por ai dizendo que te que hidratar a 20 pq senao a levedura vai gerar off flavors...mas na hidratacao o objetivo nao é para isso...
Perfeito.

Hidratar a é 20°C reduz a viabilidade das leveduras para perto ou até menos de 50%.
A 35°C a viabilidade bate em >95%

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Responder com Quote
Antigo 19-06-2017, 10:37 PM   #127
NH3
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 53
Liked 21 Times on 17 Posts

Discordo parcialmente do que foi mencionado. Tem levedura, que o fabricante diz para hidratar com água entre 30 e 35 °C, tem levedura que deve ser hidratada com agua entre 20 e 26 °C, tem levedura que deve ser hidratada com água previamente fervida, tem levedura que deve ser hidratada com solução 3 °P, tem levedura que pode ser hidratada com mosto, etc
etc. Tudo isso já li nos catalogos de especificação de levedura dos diferentes fabricantes. Como há bastante diferença nas recomendações, o ideal e seguir o recomendado pelo fabricante para o tipo de levedura que vai utilizar. Não é difícil achar as recomendações para cada levedura de cada fabricante, na internet.
NH3 está offline

Responder com Quote
Antigo 20-06-2017, 07:47 AM   #128
lpera
Recipes 

Registo: Jan 2015
Msgs: 825
Liked 390 Times on 287 Posts
Likes Given: 87

Quote:
Mensagem Original de NH3 Ver Mensagem
Discordo parcialmente do que foi mencionado. Tem levedura, que o fabricante diz para hidratar com água entre 30 e 35 °C, tem levedura que deve ser hidratada com agua entre 20 e 26 °C, tem levedura que deve ser hidratada com água previamente fervida, tem levedura que deve ser hidratada com solução 3 °P, tem levedura que pode ser hidratada com mosto, etc
etc. Tudo isso já li nos catalogos de especificação de levedura dos diferentes fabricantes. Como há bastante diferença nas recomendações, o ideal e seguir o recomendado pelo fabricante para o tipo de levedura que vai utilizar. Não é difícil achar as recomendações para cada levedura de cada fabricante, na internet.
Minha opinião: não forme sua opinião baseado nos catálogos de especificação dos fabricantes e sim na literatura especializada. Exemplo clássico é o pitch rate: os fabricantes constantemente afirmam para inocular uma quantidade menor do que a recomendada na literatura. Sempre que tenho uma dúvida relacionada a fermento (leveduras) eu vou para o Yeast.
lpera está offline

Responder com Quote
Antigo 20-06-2017, 03:25 PM   #129
NH3
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 53
Liked 21 Times on 17 Posts

Quote:
Mensagem Original de lpera Ver Mensagem
Minha opinião: não forme sua opinião baseado nos catálogos de especificação dos fabricantes e sim na literatura especializada. Exemplo clássico é o pitch rate: os fabricantes constantemente afirmam para inocular uma quantidade menor do que a recomendada na literatura. Sempre que tenho uma dúvida relacionada a fermento (leveduras) eu vou para o Yeast.
Questão de preferência..., se a Fermentis, que produz as leveduras, conduz um série de testes sobre fermentação, menciona que deve-se hidratar a S-04 com água estéril ou mosto entre 25 to 29°C, prefiro seguir essa recomendação. Por outro lado, se tiver usando uma Windsor, hidrato entre 30 e 35ºC, conforme recomenda a Lallemand, que por sinal, recomenda hidratação de levedura lager em uma solução 3ºP.
Mas claro, cada um faz sua cerveja da maneira que prefere, e se sente mais satisfeito com os resultados.
NH3 está offline

Responder com Quote
Antigo 22-06-2017, 05:32 PM   #130
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.719
Liked 2869 Times on 1344 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de NH3 Ver Mensagem
Questão de preferência..., se a Fermentis, que produz as leveduras, conduz um série de testes sobre fermentação, menciona que deve-se hidratar a S-04 com água estéril ou mosto entre 25 to 29°C, prefiro seguir essa recomendação. Por outro lado, se tiver usando uma Windsor, hidrato entre 30 e 35ºC, conforme recomenda a Lallemand, que por sinal, recomenda hidratação de levedura lager em uma solução 3ºP.
Mas claro, cada um faz sua cerveja da maneira que prefere, e se sente mais satisfeito com os resultados.
Marketing.......... "deve-se hidratar a S-04 com água estéril ou mosto entre 25 to 29°".

Chame um consultor de uma dessas empresas na sua cervejaria pra perguntar como vc deve proceder.... ele NUNCA vai dizer pra não hidratar. Isso é feito dessa forma por marketing do tipo "nosso fermento não precisa hidratar, os dos outros precisa", e também para não se incomodarem com homebrewers. Como sei disso? Conversando com funcionários bem importantes da própria Fermentis. Assim como outros cerejeiros que conheço que também conversaram com outros representes também atestaram a mesma coisa.

Testes comparando viabilidade de fermento com e sem hidratação já foram feitas milhares de vezes, e constam em tudo que é literatura sobre fermento........ na mais básica das literaturas (livro Yeast) já consta isso.... não há muito o que discutir em relação a se deve ou não hidratar.

Já temperatura de hidratação já é bem mais subjetivo, gosto pessoal, etc.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
Sidnei Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display