Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Responder

Opções Display
Antigo 13-06-2017, 03:20 PM   #91
vinipandolfo
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 110
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 313

Quote:
Mensagem Original de FernandoAugusto Ver Mensagem
Cheguei na mesma conclusão que o escurecimento é devido às oxidação de polifenóis devido à alta carga de Lúpulos. Não é aquela oxidação que dá o off flavor do papelão. Mas sim um escurecimento da breja e alguma alteração de aroma e sabor.

Única forma de evitar é redobrar os cuidados com o contrato com oxigênio. Que pra caseiro é extremamente difícil...
vamos quebrar este contrato! hehehe brincadeiras a parte, vou fazer um dry hop de 400g de lupulo e to meio nervoso! nao sei como fazer pra nao estragar a ceva!
vinipandolfo está offline

Responder com Quote
Antigo 13-06-2017, 03:30 PM   #92
MilRob
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 39
Liked 21 Times on 15 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de vinipandolfo Ver Mensagem
tu deixaste o dry hop por 4 meses???
Não, ficou uma semana e depois mudei de barril. Não deu alteração até o barril acabar e isso foi há 2 semanas atrás.
MilRob está offline
vinipandolfo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 13-06-2017, 03:56 PM   #93
vinipandolfo
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de MilRob Ver Mensagem
Não, ficou uma semana e depois mudei de barril. Não deu alteração até o barril acabar e isso foi há 2 semanas atrás.
cara, sempre tive uma duvida, quanto tempo posso deixar a ceva no barril?

Responder com Quote
Antigo 13-06-2017, 04:03 PM   #94
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 760
Liked 208 Times on 177 Posts
Likes Given: 147

Quote:
Quanto tempo tu pode deixar numa garrafa? A resposta é basicamente a mesma.

Se o barril não estiver com vazamento e estiver devidamente sanitizado, teoricamente o tempo de guarda é o mesmo que tu teria em uma garrafa, ou seja, depende da cerveja e do estilo.

Responder com Quote
Antigo 26-06-2017, 11:33 AM   #95
vinipandolfo
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de jeanpaullopes Ver Mensagem
Quanto tempo tu pode deixar numa garrafa? A resposta é basicamente a mesma.

Se o barril não estiver com vazamento e estiver devidamente sanitizado, teoricamente o tempo de guarda é o mesmo que tu teria em uma garrafa, ou seja, depende da cerveja e do estilo.
já entramos nessas discussões algumas vezes nas rodas de homebrewers, e nao chegamos numa conclusão definitiva.

uns dizem que se deixar mais de 4 dias fora do gelo, carbonatado com CO2, estraga
outros que se deixar no gelo, carbonatado com CO2, dura indefinidamente
Também dizem q se for feito com priming, pode deixar na temperatura q tu deixa tuas garrafas com priming, que da no mesmo (como tu disseste)

e até agora, nao vi uma conclusão definitiva!

A questão do CO2, nunca consegui entender pq estragaria a cerveja, já que ele é pra ser "livre de micro-organismos"...

e agora?

Responder com Quote
Antigo 26-06-2017, 01:30 PM   #96
jeanpaullopes
Recipes 

Quote:
A questão do CO2, nunca consegui entender pq estragaria a cerveja, já que ele é pra ser "livre de micro-organismos"...

e agora?
Estar em um ambiente se O2 (saturado de CO2) não é garantia de "livre de micro-organismos". Tu só tem a ausência de micro-organismos aeróbicos.

Ou a tua levedura morre quando saturada de CO2?

Cuidado com esta falsa ideia. Sanitização e sanidade no processo é a chave para tudo.

Frio e ausência de O2 pode dificultar para muitos contaminantes, mas sempre tem uns "chuck norris" e "McGiver" da vida que se dão bem neste ambiente.
vinipandolfo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 26-06-2017, 02:03 PM   #97
MilRob
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 39
Liked 21 Times on 15 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Cara, eu sigo uma regra simples, nunca chegou a acontecer comigo para eu ter que descartar de um barril, mas só descartaria uma cerveja se o sabor começasse a ficar alterado. Cerveja é produzida a mais de 1000 anos, por ser um processo seguro, então não tem tanta neura assim.
Estou com uma Forte de Rum 7.2% envelhescendo em barril em uma adega a 16C e pretendo abrir esse barril só no próximo ano. Outro barril com a mesma cerveja eu já estou tomando e está cada vez melhor.
A mais velha que tomei da minha produção era de garrafa e tinha 2 anos e estava d+, tomei chorando pq ia acabar..rssss. Outras de garrafa eu lembro de ter jogado fora com nem um ano.
MilRob está offline
vinipandolfo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 27-06-2017, 11:38 AM   #98
vinipandolfo
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de jeanpaullopes Ver Mensagem
Estar em um ambiente se O2 (saturado de CO2) não é garantia de "livre de micro-organismos". Tu só tem a ausência de micro-organismos aeróbicos.

Ou a tua levedura morre quando saturada de CO2?

Cuidado com esta falsa ideia. Sanitização e sanidade no processo é a chave para tudo.

Frio e ausência de O2 pode dificultar para muitos contaminantes, mas sempre tem uns "chuck norris" e "McGiver" da vida que se dão bem neste ambiente.
Não tinha ciencia de que o CO2 é ausente de micro organismos aerobicos apenas, pelo que eu sabia tinha que ser livre de todo e qualquer micro organismo hehehe

Então, a informação que tu passaste anteriormente, de que a ceva dura o mesmo tempo que na garrafa, é furada, como eu imaginava, visto que com o CO2 existe a questão da contaminação.

abrss;

Responder com Quote
Antigo 27-06-2017, 11:40 AM   #99
vinipandolfo
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de MilRob Ver Mensagem
Cara, eu sigo uma regra simples, nunca chegou a acontecer comigo para eu ter que descartar de um barril, mas só descartaria uma cerveja se o sabor começasse a ficar alterado. Cerveja é produzida a mais de 1000 anos, por ser um processo seguro, então não tem tanta neura assim.
Estou com uma Forte de Rum 7.2% envelhescendo em barril em uma adega a 16C e pretendo abrir esse barril só no próximo ano. Outro barril com a mesma cerveja eu já estou tomando e está cada vez melhor.
A mais velha que tomei da minha produção era de garrafa e tinha 2 anos e estava d+, tomei chorando pq ia acabar..rssss. Outras de garrafa eu lembro de ter jogado fora com nem um ano.
Deixei duas cevas de alto teor (9,2) maturando com carvalho. Uma delas virou "bretta", a outra está otima.

Acho isso muito estranho, pq até uma semana atrás (estão no carvalho faz mais de mês) estavam as duas excelentes, e nao vejo como pode ter contaminado... =/

Responder com Quote
Antigo 27-06-2017, 01:42 PM   #100
jeanpaullopes
Recipes 

Quote:
Então, a informação que tu passaste anteriormente, de que a ceva dura o mesmo tempo que na garrafa, é furada, como eu imaginava, visto que com o CO2 existe a questão da contaminação.

abrss;
Não entendi. Não é a presença ou não de O2/CO2 que vai garantir a duração da cerveja e sim a sanidade de todo o processo.

Se o barril/garrafa estiver bem sanitizado na hora do envase e a cerveja não tiver nenhum contaminante (micro-organismo) ela deve ter uma boa duração.

Não é porque existam micro-organismos anaeróbicos que todo o meio sem O2 vai desenvolve-los.

Temos o ambiente repleto de leveduras selvagens de todos os tipos, lactobacilos e outros micro-organismos e nem por isto toda as nossas levas serão contaminadas.

Do que eu disse, qual a diferença entre um barril fechado e uma garrafa além do volume? É claro que se minhas mangueiras estiverem sujas, conectores não sanitizados, começo a ter novos vetores de contaminação no processo.

O que notei é que a medida que o tempo passa e ganhamos confiança, as vezes negligenciamos um pouco a sanitização. É um exercício recorrente relembrar todos os passos de sanitização em todos os processos.
vinipandolfo Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display