Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Bolor preto no exterior do fermentador

Responder

Opções Display
Antigo 20-02-2017, 10:48 PM   #11
Coelho
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 80
Liked 33 Times on 22 Posts
Likes Given: 17

Quando eu vou colocar o mosto para dentro do balde eu sempre passo bastante solução de iodofor por fora, principalmente nos encaixes da tampa e cuido para não sujar nada de mosto. Antes de abrir o balde coloco iodofor nos encaixes da tampa de novo. Cuido também o headspace para não subir muito o krausen e sujar essas bordas. Resumindo, com todas essas frescuras eu nunca tive esses bolores escuros nos baldes.

Responder com Quote
Antigo 20-02-2017, 11:05 PM   #12
jonnes
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 273
Liked 18 Times on 16 Posts
Likes Given: 268

Desde que o balde/bombona esteja bem fechado nao tem problema
jonnes está offline

Responder com Quote
Antigo 01-03-2017, 12:59 PM   #13
mvrinaldi
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 151
Liked 24 Times on 20 Posts
Likes Given: 38

Pra evitar isso vc pode passar álcool gel em toda a volta da borda antes de fechar o balde pra fermentar

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
mvrinaldi está offline

Responder com Quote
Antigo 01-03-2017, 09:10 PM   #14
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.948
Liked 1222 Times on 923 Posts
Likes Given: 400

Na minha experiência desde 2015 desde que postei a ultima mensagem nesse tópico, borrifar iodofor na borda das bombonas retangulares, que tem anilha de vedação, não resolve muito, o mofo aparece igual depois de um tempo por dentro, acho que porque o iodo acaba evaporando rapidamente e a água fica.

A água sanitária ainda tem sido a melhor solução. Por fora limpo com um pano embebido. Proximo das bordas com um guardanapo, mas só quando há necessidade mesmo, senão a melhor coisa a fazer é nem abrir.

Responder com Quote
Antigo 03-03-2017, 07:53 AM   #15
MilRob
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 39
Liked 21 Times on 15 Posts
Likes Given: 14

Caramba, quando usava bombonas nunca tive esse problema de mofo e confesso que fiquei assustado com esse post e o "normal" da coisa.
O que eu fazia era uma solução simples de vinagre e sal e passava isso em toda a adega/freezer por dentro antes de colocar as bombonas (usava adega para fermentar e um freezer para maturar).
Essa solução é usada na fabricação de queijos artesanais, produtos que ficam maturando por meses em ambiente úmido e com temperatura controlada.
Pode ter sido apenas sorte, mas nunca vi um ponto de bolor crescendo em nada e chegava a ter 3 bombonas maturando ao mesmo tempo em freezer.
MilRob está offline

Responder com Quote
Antigo 03-03-2017, 12:29 PM   #16
paulopinho
Recipes 

Registo: Apr 2015
Msgs: 437
Liked 77 Times on 76 Posts
Likes Given: 38

ainda nao tive este problema de bolô pois sempre deixo bem limpo o ambiente da geladeira de fermentação e o baldes sempre borrifo iodofor ou alcool 70 até hoje isso nunca me aconteceu
paulopinho está offline

Responder com Quote
Antigo 10-06-2017, 09:25 PM   #17
guaxi17
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 58
Liked 12 Times on 12 Posts
Likes Given: 2

Acabei com esse problema limpando toda a geladeira e fermentador após cada produção com água e bicarbonato de sódio. Os fundos padecem geral perante água com PH alto. Depois que elimina o foco da geladeira, não rola mais.
guaxi17 está offline

Responder com Quote
Antigo 08-08-2017, 04:38 PM   #18
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 187
Liked 31 Times on 29 Posts

Também aconteceu isso comigo na minha última leva, na vedação da tampa, só vi quando abri o balde pra jogar a gelatina.
Vou seguir as dicas e limpar novamente todo meu equipamento pra tentar eliminar

André Wenderosck
Wenderosck está offline

Responder com Quote
Antigo 25-10-2017, 12:47 PM   #19
adair_junior
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 3
Likes Given: 2

eu lavaria esse freezer com uma solução de alcool + bicarbonato de sodio + vinagre + iodo. depois de bem lavado eborrifaria em tudo uma mistura de alcool com vinagre. so depois usaria para colocar a cerveja.
adair_junior está offline

Responder com Quote
Antigo 26-10-2017, 08:20 AM   #20
Wenderosck
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 187
Liked 31 Times on 29 Posts

Quote:
Mensagem Original de adair_junior Ver Mensagem
eu lavaria esse freezer com uma solução de alcool + bicarbonato de sodio + vinagre + iodo. depois de bem lavado eborrifaria em tudo uma mistura de alcool com vinagre. so depois usaria para colocar a cerveja.
Lavei minha geladeira por dentro, depois passei um pano com vinagre branco (inclusive na borracha) e borrifei bastante álcool 70 em tudo.
Nessa leva mesmo tendo respingado um pouco de mosto perto de vedação da tampa agora não deu aquele bolor preto!

André Wenderosck
Wenderosck está offline
adair_junior Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display