Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > Baixa atenuação RIS

Responder

Opções Display
Antigo 15-12-2017, 03:08 PM   #11
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 147
Liked 22 Times on 17 Posts
Likes Given: 17

Boa!!

Curti o nivel da discussão aqui! Realmente não sabia desse efeito de stuck fermentation, e nem que eu deveria usar o Pitch rate de 1milhao/celula/plato... adicionando mais um sache de fermento hidratado agora no balde faria algum efeito ou eu só estaria jogando fermento fora?

Pode ter alguma outra causa essa baixa atenuação?

Responder com Quote
Antigo 15-12-2017, 05:22 PM   #12
rafaelodp
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 24
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 4

Eu tentaria chacoalhar o fermentador para suspender o fermento novamente (ou utilizar um utensilio sanitizado) tipo uma vez por dia (somente cuidado com a exposição ao oxigênio) e pode deixar subir a temperatura até uns 25º (inclusive pode fazer isso uns 2~3 dias depois do inicio da fermentação), a alta temperatura não vai causar off flavors depois da fase de crescimento.

Pode ser causado por:

Baixa oxigenação (mitigado pelo pitch rate correto de fermento seco, porém para alta gravidade seria benéfico oxigênio no inicio e talvez até uma segunda dose após aprox. 12 horas);
Poucos nutrientes (açucar puro não tem nutrientes como o malte);
Baixa taxa de inoculação (seja pelo uso de poucos pacotes de fermento, ou pela morte de um percentual de células na hidratação, ou pela pressão osmótica do mosto de alta densidade, ou choque de temperatura de inoculação);
Fermentação muito fria;
entre outros...

É dificil avaliar se inocular mais fermento agora resolveria, a cerveja nesse momento é um ambiente meio hostil, muito álcool, poucos açucares e nutrientes, eu tentaria primeiro aquecer e chacoalhar, e depois de uns dias pensaria em inocular mais um pacote de fermento.

Este pitch rate de 1 mil/ml/ºplato é o recomendado para ales de alta gravidade, quanto mais alta a OG, mais fermento tem q colocar, o Jamil no Yeast fala que pra um mosto de 25 plato (1.106) o ideal seria 1.4 milhao/ml/º plato por exemplo.

Minha opinião é que foi pouco fermento no início, ainda mais levando em conta uma mortalidade considerável na hidratação.

Abraço!
rafaelodp está offline
sepesaraiva Likes This 
Responder com Quote
Antigo 17-12-2017, 10:54 PM   #13
sepesaraiva
Recipes 

Dei uma chacoalhada no balde hj e descobri que a tampa do meu balde não está vedando direito.. Derramou pelas bordas dela.... Eu dei uma limpada taquei álcool 70 e envolvi a tampa com bastante plástico filme... Será que contamina??

De qualquer forma, depois de amanha vou medir a densidade de novo e ver se mudou algo e posto aqui...

Tb subi a temperatura para 23ºC

Responder com Quote
Antigo 20-12-2017, 02:46 PM   #14
sepesaraiva
Recipes 

Adiantou nao... mesma densidade...
vou deixar assim msm, será que vai carbonatar?

Responder com Quote
Antigo 20-12-2017, 03:11 PM   #15
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 931
Liked 305 Times on 254 Posts
Likes Given: 187

Me parece mesmo que é o caso de pouco fermento. Calculadoras apontam para 2 pacotes de fermento para 20l de cerveja até 1.060 de densidade.

Minha sugestão, dá uma boa chacoalhada no fermentador para re-suspender as leveduras e mede daqui uns 5 dias novamente. Caso não faça efeito, um pequeno starter de 1 pacote pode dar conta do recado do que sobrou de açúcar.

Se não baixar, dai o problema foi na temperatura de mosturação.

Responder com Quote
Antigo 21-12-2017, 06:28 PM   #16
sepesaraiva
Recipes 

Então,
Ja sacudi o balde, aumentei a temperatura e 5 dias depois não atenuou nada, continuou nos 1.033... Mas eu não quero inocular mais fermento, por mim ela pode ficar assim mesmo, está dentro do estilo ainda.

Porém a minha duvida é, como a fermentação travou, eu vou conseguir fazer a fermentação com primming?? tem perigo de não carbonatar ou de explodir garrafas?

Responder com Quote
Antigo 21-12-2017, 06:55 PM   #17
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 931
Liked 305 Times on 254 Posts
Likes Given: 187

Use um priming para carbonatação baixa, por segurança.

Responder com Quote
Responder
Opções
Display