Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > Geladeira não gela pra cold crash

Responder

Opções Display
Antigo 21-04-2017, 11:21 AM   #11
GuilhermeCunha
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 141
Liked 43 Times on 39 Posts
Likes Given: 27

Eu tenho uma geladeira igual a essa, e na minha opinião, dois baldes ela não comporta. Para minhas levas com um balde consigo chegar a 1,5C.

Sugiro ter apenas um balde por vez nela.
GuilhermeCunha está offline

Responder com Quote
Antigo 23-04-2017, 02:42 AM   #12
HudsonMonteiro
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 12
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 8

Ache o termostato dela e isola ele com uma rolha ou isopor... A geladeira vai parar de fazer a leitura de 5 graus e não vai desligar
HudsonMonteiro está offline

Responder com Quote
Antigo 23-04-2017, 01:09 PM   #13
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.928
Liked 1208 Times on 915 Posts
Likes Given: 398

Quote:
Mensagem Original de eduaroeira Ver Mensagem
2) Existe alguma coisa que eu possa fazer pra geladeira diminuir mais essa temperatura? O termostato da geladeira ta ajustado no máximo, mas depois de um tempo ela desliga o motor, não passando nunca de 5,7ºC (o mínimo que atingi).
Sim, procure onde está localizado o sensor do termostato. Ele provavelmente está encostado na placa de resfriamento em algum ponto, tente desencostá-lo.

Eu tinha uma geladeira nova consul em que o sensor estava fixado à placa somente por uma pecinha de plástico com um parafuso. Bastou desparafusar ele e deixar o sensor desencostado da placa, pra que a geladeira não desligasse mais nessas temperaturas.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 23-04-2017, 01:20 PM   #14
Sidneienf
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 34
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 12

Quote:
Mensagem Original de AntonioMartins Ver Mensagem
Sendo assim, na configuração original da geladeira, a temperatura não vai baixar mais não.

No meu entendimento, você tem as seguintes opções:

1) Desabilitar o termostato da geladeira (chame um técnico para fazer isso). Assim vai conseguir temperaturas mais baixas.

2) Deixar mais tempo em cold crash. Esta temperatura de 5ºC ou 6ºC é razoável para auxiliar na decantação, creio que só deve demorar um pouco mais do que se fosse a 0ºC.

3) Deixar pouco tempo em cold crash, só para baixar a temperatura mesmo, e usar gelatina.

Faça o que foi sugerido... chame um técnico e isole o termostato original e deixe apenas no controlador eletrônico... este tipo de geladeira é a melhor, tem a placa de congelamento na parede do fundo... chega facinho a temperaturas negativas... abraço
Sidneienf está offline

Responder com Quote
Antigo 23-04-2017, 03:18 PM   #15
guaxi17
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 56
Liked 10 Times on 10 Posts
Likes Given: 2

Você está retirando a tampa e a parte plástica abaixo do congelador, a pingadeira? Minha geladeira, com ela, só chega a 6 graus, sem ela, chega a 1 grau. Só deixo essa pingadeira na fermentação e maturação, para evitar a bagunça. Mas no cold, devido à temperatura próxima de zero, o congelador não pinga!
guaxi17 está offline

Responder com Quote
Antigo 24-04-2017, 08:07 AM   #16
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.822
Liked 2979 Times on 1386 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de matozo Ver Mensagem
De fato, porém pra ter um resultado mais rápido eu recomendo temperaturas mais baixas.

Lembro de no podcast do Beersmith o Dr. Charles Bamforth ter comentado sobre um cold crash de 2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C.

Pra efeito de clarificação.
Certo, mas aí vc está generalizando algo cuja explicação é mais complexa:

"2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C"

Isso fez vc concluir que "mais baixo vai sempre fazer uma GRANDE diferença".... e ponto final. Não.

Conhecendo as explicações do Bamforth ele deve ter explicado no podcast o que segue, até porque isso consta em vários livros mais voltados a cervejarias, mas vamos lá...

A temperatura negativa é tão efetiva porque com temperaturas congelantes formam-se micro-cristais que carregam sólidos juntos. Essa é uma técnica citada em vários livros, sobretudo os voltados a cervejaria, assim como outras como borbulhar CO2, etc. Nesse ponto, cervejarias diferentes conduzem de formas diferentes, algumas deixam assim, e outras já drenam a cerveja uma fez que se formam cristais na superfície.

Bom, o fato é.... comparar temperatura não-congelante, com outra temperatura não-congelante, é uma coisa, e faz pouca diferença..... ou seja, espere muito pouca diferença entre clarificar a 5, e 3 graus.

Agora, comparar clarificação com temperatura não-congelante para temperatura congelante... aí é outra coisa, são quase técnicas diferentes já que na primeira é simples decantação normal, e na segunda é decantação por congelamento.

Cold-crash não quer dizer necessariamente baixar em temperatura negativa. Cold-crash é o ato de baixar de uma vez só.

E se baixar a 3, a 1, a 5... podem testar, não fará milagre.

Deixar a -1 seria ótimo? Sim, o problema é ter controle preciso sobre isso, pois há que se considerar potência da geladeira, freezer, etc. No geral, eu particularmente fico em 0,5 a 1 grau pra não correr o risco de congelar.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
RamiroNetto Likes This 
Responder com Quote
Antigo 24-04-2017, 10:04 AM   #17
matozo
Recipes 

Msgs: 285
Liked 78 Times on 66 Posts
Likes Given: 6

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Certo, mas aí vc está generalizando algo cuja explicação é mais complexa:

"2 dias à - 1°C ser equivalente a 30 dias a 1°C"

Isso fez vc concluir que "mais baixo vai sempre fazer uma GRANDE diferença".... e ponto final. Não.

Conhecendo as explicações do Bamforth ele deve ter explicado no podcast o que segue, até porque isso consta em vários livros mais voltados a cervejarias, mas vamos lá...

A temperatura negativa é tão efetiva porque com temperaturas congelantes formam-se micro-cristais que carregam sólidos juntos. Essa é uma técnica citada em vários livros, sobretudo os voltados a cervejaria, assim como outras como borbulhar CO2, etc. Nesse ponto, cervejarias diferentes conduzem de formas diferentes, algumas deixam assim, e outras já drenam a cerveja uma fez que se formam cristais na superfície.

Bom, o fato é.... comparar temperatura não-congelante, com outra temperatura não-congelante, é uma coisa, e faz pouca diferença..... ou seja, espere muito pouca diferença entre clarificar a 5, e 3 graus.

Agora, comparar clarificação com temperatura não-congelante para temperatura congelante... aí é outra coisa, são quase técnicas diferentes já que na primeira é simples decantação normal, e na segunda é decantação por congelamento.

Cold-crash não quer dizer necessariamente baixar em temperatura negativa. Cold-crash é o ato de baixar de uma vez só.

E se baixar a 3, a 1, a 5... podem testar, não fará milagre.

Deixar a -1 seria ótimo? Sim, o problema é ter controle preciso sobre isso, pois há que se considerar potência da geladeira, freezer, etc. No geral, eu particularmente fico em 0,5 a 1 grau pra não correr o risco de congelar.

Abraço,
No meu caso particular usando brewpi eu tenho um controle bem preciso, variações mínimas (0.1°C).

Meu frigobar com freezer dobrado chega em temperaturas congelantes sem muito esforço.

E pra não correr o risco de congelar basta fazer uma conta simples, considerando o teor alcoólico da cerveja. Pra simplificar eu costumo deixar a - 1°C pra cervejas com teor alcoólico de 4 à 5.5% ABV e a - 2°C para ABV acima disso.

Tenho tido resultados excelentes e por isso a recomendação. Sei que pode não ser o caso de todos, mas pode ajudar alguém que tenha as mesmas capacidades e não sabia dessa diferença enorme entre cold crash à -1 e cold crash em temperaturas acima de 1°C.
matozo está offline

Responder com Quote
Antigo 24-04-2017, 11:39 AM   #18
eduaroeira
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 17
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 2

Obrigado a todos pelo retorno. Vou buscar um técnico para avaliar a possibilidade de desativar o termostato, igual falaram, para poder fazer o controle pelo termostato externo.
Para essa leva, acabei levando os baldes para a geladeira que usava antes e fazendo o cold crash pra acelerar a decantação.
Abs
eduaroeira está offline

Responder com Quote
Antigo 27-04-2017, 03:13 PM   #19
brunojws
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 91
Liked 20 Times on 17 Posts
Likes Given: 24

Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.
brunojws está offline

Responder com Quote
Antigo 27-04-2017, 04:11 PM   #20
matozo
Recipes 

Msgs: 285
Liked 78 Times on 66 Posts
Likes Given: 6

Quote:
Mensagem Original de brunojws Ver Mensagem
Eu uso um frigobar consul de 120L e faço o cold crash a 3 graus. Se deixar uma semana, a cerveja fica bem limpida. Se deixar 2 semanas, fica literalmente cristalina. Não vejo necessidade de baixar mais do que isso, sinceramente.
Duas semanas é um tempo considerável. Deixo à -1° por dois dias e tenho cerveja cristalina também.

Vai da tua paciência. E bolso, né, porque a conta de luz vai subir.
matozo está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display