Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Dúvidas com Caldeirão 45 / eficiencia

Responder

Opções Display
Antigo 19-04-2017, 10:12 PM   #1
jeffer-leonardo
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 5
Default Dúvidas com Caldeirão 45 / eficiencia

Pessoal, possuo um caldeirão n. 45, de 68,3 litros para a mosturação e um outro igual para a fervura. O que ocorre é que eu já fiz 2 brassagens e não consigo atingir a litragem correta na hora do envase. Alguém sabe me dizer onde será o erro?
Fiz a brassagem com 6kg de malte com 20 litros de água, parada proteica a 55 graus por 20 minutos, 60 minutos a 68 graus, mas sem dar teste de iodo ok, então aguardei mais 30 minutos e continuou sem sucesso, aí segui para a lavagem a 78 graus. Fervura a + - 92...93 graus durante 60 minutos.
Hoje fui colocar a cerva para maturar e para minha surpresa, tinha somente 10 litros no fermentador. Outro problema que tambem notei foi que a OG também ficou muito alta.. 1080, sendo que no beersmith marcava 1055. Será que configurei meu equipamento erroneamente no software? fazendo com que eu utilizasse menos agua do que o necessário? Se alguem souber me informar qual a taxa de evaporação desse caldeirão eu agradeço.
Obrigado.
jeffer-leonardo está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 09:15 AM   #2
nando_meis
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 25
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 5

Pelo que você falou foi pouco água mesmo, pra OG ficar mais alta, você não deve ter configurado todos os parâmetros certo no software, mas o negócio é ir fazendo e anotando, quanto litros tem antes da fervura, quantos litros ficou após fervura, perda pro trub, perda no fermentador e somando tudo isso você adiciona no software pra pode envasar a quantidade que vc pretende.

Tenho uma panela dessa, minha taxa de evaporação é mais ou menos 5,5 a 6 litros por hora, mais tudo depende da força do aquecimento, do tipo de fogareiro etc.
nando_meis está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 01:09 PM   #3
Fsvgomes
Recipes 

Registo: Sep 2015
Msgs: 6
Liked 1 Times on 1 Posts

Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fsvgomes está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 01:23 PM   #4
Caramba
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 25
Liked 3 Times on 2 Posts
Likes Given: 8

Quote:
Mensagem Original de jeffer-leonardo Ver Mensagem
Hoje fui colocar a cerva para maturar e para minha surpresa, tinha somente 10 litros no fermentador.
Somente quando colocou pra maturar que percebeu ?

Quando iniciou a fermentação não viu qual o volume ? Ou quando colocou pra fermentar o volume era maior ?
Caramba está offline

Responder com Quote
Antigo 21-04-2017, 04:48 PM   #5
jeffer-leonardo
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Fsvgomes Ver Mensagem
Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l

Esqueci de colocar, utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Responder com Quote
Antigo 21-04-2017, 04:48 PM   #6
jeffer-leonardo
Recipes 

Quote:

Esqueci de colocar, utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.

Responder com Quote
Antigo 21-04-2017, 04:52 PM   #7
jeffer-leonardo
Recipes 

Quote:

Esqueci de citar... utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.

Responder com Quote
Antigo 21-04-2017, 05:30 PM   #8
jeffer-leonardo
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de nando_meis Ver Mensagem
Pelo que você falou foi pouco água mesmo, pra OG ficar mais alta, você não deve ter configurado todos os parâmetros certo no software, mas o negócio é ir fazendo e anotando, quanto litros tem antes da fervura, quantos litros ficou após fervura, perda pro trub, perda no fermentador e somando tudo isso você adiciona no software pra pode envasar a quantidade que vc pretende.

Tenho uma panela dessa, minha taxa de evaporação é mais ou menos 5,5 a 6 litros por hora, mais tudo depende da força do aquecimento, do tipo de fogareiro etc.
Sim.. o erro foi mesmo não ter colocado as perdas. Verifiquei tb que coloquei somente 10l para a lavagem... outro erro. Agora vou configurar com as quantidades corretas.
Agora está na maturação... Deu og 1080 e FG 1027. Ainda há algo a fazer pra consertar ou agora sigo assim até o final?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Responder com Quote
Responder
Opções
Display