Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Cilindro de Co2 chinês, regulagem para carbonatação forçada.

Responder

Opções Display
Antigo 06-12-2017, 05:09 PM   #21
Paiakan
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 224
Liked 62 Times on 44 Posts
Likes Given: 113

@muanis, minha opinião é a de que qualquer coisa diferente dos minirreguladores que foi sugerido vai exigir algum nível de ATA - Adaptação Técnica Alternativa (também conhecida como Gambiarra).

No seu lugar EU compraria o regulador sugerido pelo Renato no link do MercadoLivre e compraria o outro de melhor precisão do Aliexpress. Quando este chegar da China você revende o do ML para dar uma amortizada no prejuízo, e vai sair mais barato, mais confiável e esteticamente mais apresentável do que tentar adaptar o regulador convencional.
Paiakan está offline
muanis Likes This 
Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 09:49 PM   #22
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.948
Liked 1222 Times on 923 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de muanis Ver Mensagem
Como o cilindro só cabe 1 litro ou um 1 kg de Co2 acho que estourar o post mix meio impossível correto?

Quais cuidados devo tomar?

E essa história aí que essas lojas usam Co2 de extintor de incêndio procede? Isso mata devagarinho mesmo?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abs!
Muanis,

1kg de CO2 é bastante coisa. Pelos calculos aqui daria pra carbonatar 20L de cerveja com 27 volumes de CO2, isso é 10x uma carbonatação normal... eu acho que quase dá pra estourar 2 postmix.

Se essa válvula de saída do cilindro tem uma redução de pressão, ou um ajuste bem fino, de forma que vc regulando somente ela consiga valores de pressão normais pra cerveja (1~2 kgf), vc pode fazer uma gambiarra simples com um manômetro de 1 a 5 ou 1 a 10kgf. Bastaria colocar esse manômetro em linha com o gás, poderia ser até com um T de latão e umas mangueiras trançadas.

Mas se esse registro de saída do cilindro faz somente um abre e fecha simples, tem que utilizar um regulador de pressão juntamente com o manômetro.
Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 10:26 AM   #23
muanis
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 43
Liked 8 Times on 5 Posts
Likes Given: 23

Antes de tudo agradeço a aula que vocês estão dando sobre operar cilindros de co2. Quando comprei o cilindro achei que ia plugar ele no meu post mix e estava tudo resolvido. Agora confesso que estou meio cabreiro de explodir a bagaça toda.

Queria entender a montagem que tenho que fazer.

Esse outro manômetro que vou comprar vai conectar no ball lock, que conecta no post mix, e aí do manometro que já está no cilindro e mede a pressão dele sai uma mangueirinha que entra onde no manometro que mede a pressão do barril e está plugado no ball lock?

Ou ignoro a existência do manômetro que vem no cilindro e faço a ligação como a quarta foto deste link aqui? Que seria esse manometro que vou comprar direto no cilindro e dele uma mangueirinha pro Ball Lock?
https://produto.mercadolivre.com.br/...mix-barril-_JM
muanis está offline

Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 10:57 AM   #24
Paiakan
Recipes 

Ôpa, não faça a ligação como a quarta foto. Este tipo de conexão só deve ser feito com os cartuchos de CO2 de baixa pressão, que não oferecerão nenhum risco.

Mantenha o manômetro com registro que já existe no seu cilindro. Conecte uma mangueira na saída do regulador do cilindro (se não me engano fica na parte de trás) e esta mangueira deve ser conectada na parte de baixo do regulador do anúncio conforme a imagem abaixo.
Sem título.png‎  
Paiakan está offline
muanis Likes This 
Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 11:39 AM   #25
muanis
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 43
Liked 8 Times on 5 Posts
Likes Given: 23

Valeu Paiakan, o niple do ball lock eu tenho, pois tenho uma pistola de injetar Co2 de cilindros de 16 gramas. Não tenho usado, pois é foda achar cilindrinhos com rosca de 16g padrão alimentício. Quando acho é tipo R$ 11 pratas cada como no Lamas e aí não vale. Os que vendem por aí de rosca a maioria é de encher pneu de bike e não serve, pois tem um oleozinho.

E o espigão tenho alguns também, de vários tamanhos de rosca. Com sorte terei algum que sirva.

Vou esperar minhas tranqueiras da China chegarem pra fazer uma nova compra. Enquanto isso vou fazendo priming no post mix e deixar este cilindro de co2 de stand by. Não era tão simples como pensei.

Valeu muito as dicas de vocês todos aqui!
muanis está offline

Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 11:57 AM   #26
renatoat
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 283
Liked 75 Times on 63 Posts
Likes Given: 11

Quote:
Mensagem Original de Paiakan Ver Mensagem
Ôpa, não faça a ligação como a quarta foto. Este tipo de conexão só deve ser feito com os cartuchos de CO2 de baixa pressão, que não oferecerão nenhum risco.
Eu estava pensando em ligar o meu kit portátil semelhante ao que está nessa foto, mas sem ficar pendurado no PM.

Será que esse regulador não suporta a pressão direta da saída do cilindro? Qual o risco?

Talvez o que eles chamam de "válvula on-off" já seja o suficiente.

Na maioria dos lugares que vi para vender, tem foto com essa mesma ligação direta:

https://www.williamsbrewing.com/PAIN...TOR-P3933.aspx

https://www.austinhomebrew.com/Mini-...or_p_8415.html

Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 09:22 PM   #27
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Manômetro e regulador de pressão não são a mesma coisa, embora eles façam parte do mesmo conjunto na maioria das vezes.

O manômetro é só o relógio. Se a escala dele é de 1 a 10 ou de 1 a 1000 isso não vai fazer diferença na pressão que sai do cilindro.

Pode sim ligar o cilindro direto no REGULADOR (com ou sem manômetro), pq ele baixa a pressão, aí nada explode.

Um regulador de pressão comum tipo desses da famabras que a gente ve em quase todos os cilindro de co2 pra cerveja tem dois manômetros, um deles tem uma escala grande, pra medir a pressão alta de gás que tem dentro do cilindro, o outro tem uma escala pequena que mede a pressão do gás que sai do regulador e vai pro barril.

O caminho do gás tem que ser: Cilindro -> (manômetro alta P) -> Regulador de P -> (manômetro baixa P) -> Barril.

O sistema funcionaria sem os manômetros. Se quiser eliminar o manômetro de alta, pode! Só não ficar sabendo o quanto de carga tem dentro do cilindro, se ele ta ficando vazio, etc... O manômetro de baixa mede a pressão no barril, esse é mais importante ficar, pq necessita saber quanto de gás tá colocando nesse barril.

Espero que isso ajude a buscar as peças corretas pro sistema.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 07-12-2017, 10:26 PM   #28
renatoat
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 283
Liked 75 Times on 63 Posts
Likes Given: 11

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
O caminho do gás tem que ser: Cilindro -> (manômetro alta P) -> Regulador de P -> (manômetro baixa P) -> Barril.

O sistema funcionaria sem os manômetros. Se quiser eliminar o manômetro de alta, pode!
Foi assim que imaginei o sistema, mas colocada a dúvida racionalizei fazendo um paralelo de uma válvula anterior ao manômetro de alta pressão similar ao que temos nos cilindros grandes, a de abertura lenta (ABL).

Os anúncios do mini-regulador não falam nada e ainda colocam foto instalado diretamente.

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 08:32 AM   #29
Paiakan
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de renatoat Ver Mensagem
Eu estava pensando em ligar o meu kit portátil semelhante ao que está nessa foto, mas sem ficar pendurado no PM.

Será que esse regulador não suporta a pressão direta da saída do cilindro? Qual o risco?

Talvez o que eles chamam de "válvula on-off" já seja o suficiente.

Na maioria dos lugares que vi para vender, tem foto com essa mesma ligação direta:

https://www.williamsbrewing.com/PAIN...TOR-P3933.aspx

https://www.austinhomebrew.com/Mini-...or_p_8415.html
Cara, se é possível conectar o regulador+ manômetro de baixa pressão diretamente na saída do cilindro? É.
Alguém já fez isso antes? Já.
Dá certo? Dá.
Pode dar errado? Pode*

* Só deixei minha opinião porque a Pressão e Eletricidade são duas variáveis/grandezas pelas quais tenho muito cuidado/respeito/medo. Basta um apertar de botão, uma válvula aberta para que você despeje em todo o circuito/sistema a variável projetada, instantaneamente. É diferente da Temperatura, por exemplo, que você vai ligar uma resistência e perceber que a água está esquentando gradualmente e consegue retirar a mão antes de queimar.

Um descuido de deixar um único regulador de pressão totalmente aberto pode despejar diretamente no postmix a mesma pressão que está no interior do cilindro e se a válvula de alívio engasgar, vai explodir com certeza.

É possível, vários vendedores colocam foto do sistema em uso desta forma, o Tiago falou que é possível, eu também afirmo que é possível. Mas EU não faria pelo exposto acima.
Paiakan está offline

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 08:53 AM   #30
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de Paiakan Ver Mensagem
Cara, se é possível conectar o regulador+ manômetro de baixa pressão diretamente na saída do cilindro? É.
Alguém já fez isso antes? Já.
Dá certo? Dá.
Pode dar errado? Pode*
Paiakan,

Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.

Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.

É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..

Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.

Responder com Quote
Responder
Opções
Display