Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > DIY - Projetos "faça você mesmo" > Resfriamento interno do fermentador. Gambiarra? Dúvidas e ideias.

Responder

Opções Display
Antigo 04-12-2017, 09:04 AM   #1
Gu_MAZZA
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 62
Liked 26 Times on 14 Posts
Likes Given: 17

Default Resfriamento interno do fermentador. Gambiarra? Dúvidas e ideias.

Meus amigos.

Estou me planejando para fazer um fermentador com balde, serpentina interna, glicol, bomba e peltiers, pois tenho algumas e trabalho com eletrônica.

O balde e como já disse, tenho as peltiers. srsrsrrsrs
É um balde de 30L pois pretendo fazer 25L.

O projeto está todo planejado, assim que possível vou tentar executar tudo de uma vez, então estou angariando os equipamentos e estudando alternativas.
Para testes inciais vou usar serpentina de alumínio, mas depois se ficar bom será em inox.
Vai ter um tanque (de cano PVC) para o glicol (álcool mesmo) que vai circular pelas serpentinas.

A dúvida principal é sobre o diâmetro e comprimento utilizar na serpentina.
Vcs tem alguma ideia ou sugestão?
O volume dessa serpentina é oq vai determinar tbm o volume do meu tanque de glicol.
Gu_MAZZA está offline

Responder com Quote
Antigo 04-12-2017, 12:02 PM   #2
luiz_fernandoh
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 58
Liked 5 Times on 5 Posts

sobre o tamanho da serpentima não sei te dizer, eu estou usando 15m pois era o que já tinha e não queria cortar, mas ainda nao testei. dá uma olhada na we, pois eles tem uns kits para refrigeração de fermentador. quanto ao restante do sistema, você considerou que o reservatório precisa ficar fechado por causa da evaporação, porém menor pela baixa temperatura? e está considerando um espaço de ar no reservatório para compensação da dilatação/contração líquido/serpentina? E quantas celulas peltier pretendes usar? também já pensei usar. e para terminar, tambem vai usar para maturação, ou pelo menos começar a maturação? Saudações.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
luiz_fernandoh está offline

Responder com Quote
Antigo 04-12-2017, 04:05 PM   #3
MatheusTrevisol
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 71
Liked 11 Times on 9 Posts
Likes Given: 24

Vou acompanhar este tópico tb. Não sei se a dúvida é igual ou não.
MatheusTrevisol está offline

Responder com Quote
Antigo 05-12-2017, 02:31 PM   #4
Gu_MAZZA
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de luiz_fernandoh Ver Mensagem
sobre o tamanho da serpentima não sei te dizer, eu estou usando 15m pois era o que já tinha e não queria cortar, mas ainda nao testei. dá uma olhada na we, pois eles tem uns kits para refrigeração de fermentador. quanto ao restante do sistema, você considerou que o reservatório precisa ficar fechado por causa da evaporação, porém menor pela baixa temperatura? e está considerando um espaço de ar no reservatório para compensação da dilatação/contração líquido/serpentina? E quantas celulas peltier pretendes usar? também já pensei usar. e para terminar, tambem vai usar para maturação, ou pelo menos começar a maturação? Saudações.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Eu já andei olhando os produtos por ai, só que é dificil estabelecer um padrão para poder me basear e tentar algo. Acho que vou tentar com diâmetro 3/8 e no máx 2m.

O tanque do glicol vai ser mais para armazenar ele enquanto a bomba não o faz circular pela serpentina e nem pelas peltiers, pretendendo assim deixá-lo numa temperatura mais baixa para que qdo for enviar para a serpentina, ele já começar a ter efeito imediato de troca de calor.
As peltiers vão ficar numa espécie de radiador (watercooler de PC) que vou usinar na minha CNC e só vai circular o glicol ali quando a bomba estiver ligada, assim circulando no sistema todo.
A principio quero usar apenas 2 peltiers em série com 24V (melhor eficiência), mas se não rolar ai serão 4 a 24V ou até mesmo 50-60V.
Quero chegar na maturação e acho que chega fácil se fizer um bom sistema de troca de calor e uma boa isolação do balde e reservatório do glicol.
Gu_MAZZA está offline

Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 08:18 AM   #5
Avoletta
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 20
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 1

Bom dia Mazza,

Porque escolheu pastilhas Peltier para fazer a refrigeração?

Já calculou o custo total de sua instalação? (Fonte?, Ventiladores?, Dissipadores?....) com detalhe e comparou com um sistema tradicional de refrigeração?

https://produto.mercadolivre.com.br/...20v-r-134a-_JM

Essas unidades são bem silenciosas...
Avoletta está offline

Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 11:02 AM   #6
MatheusTrevisol
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 71
Liked 11 Times on 9 Posts
Likes Given: 24

Quote:
Mensagem Original de Avoletta Ver Mensagem
Bom dia Mazza,

Porque escolheu pastilhas Peltier para fazer a refrigeração?

Já calculou o custo total de sua instalação? (Fonte?, Ventiladores?, Dissipadores?....) com detalhe e comparou com um sistema tradicional de refrigeração?

https://produto.mercadolivre.com.br/...20v-r-134a-_JM

Essas unidades são bem silenciosas...
Já estava de olho nesses sistemas, parece ser mais prático até. Acho que vou utilizar um pra fazer um mini banco de água gelada.
MatheusTrevisol está offline

Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 11:30 AM   #7
Gu_MAZZA
Recipes 

Não estou me importando se as peltiers são pouco eficientes, mas sei que isso não será por muito tempo, então vamos brincar e ver no que dá pra chegar.

Vou utilizá-las pelo fato de poder controlar com precisão seu funcionamento, ser um sistema mais compacto e livre de manutenção, sem falar que o custo para implantar vai ser muito mais barato que esses R$400.

É um teste, sou eng. eletricista e vou testar técnicas elétricas de ligação para tentar deixar o arrefecimento das peltiers mais eficiente.
Gu_MAZZA está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display