Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Sanitização com Lâmpada Ultravioleta

Responder

Opções Display
Antigo 30-10-2017, 01:18 PM   #1
Alexandre
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 92
Liked 53 Times on 34 Posts

Default Sanitização com Lâmpada Ultravioleta

Boa tarde a todos.
Esse tópico é para mostrar o resultado da experiência que estou tendo usando Lâmpada Ultravioleta para sanitizar recipientes onde possamos colocar a lâmpada dentro, como fermentadores, barris, baldes e coisas parecidas.
Já estou usando a alguns meses e até hoje não tive nenhum problema com contaminação.
Tenho apenas lavado os recipientes com água (as vezes uso sabão, as vezes não) e exponho à luz UV, depois uso.
Segue o vídeo de uma das vezes que usei.

https://youtu.be/JJSWxAo-0nc

Um abraço a todos.
Alexandre está offline
3
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 01:38 PM   #2
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de Alexandre Ver Mensagem
Boa tarde a todos.
Esse tópico é para mostrar o resultado da experiência que estou tendo usando Lâmpada Ultravioleta para sanitizar recipientes onde possamos colocar a lâmpada dentro, como fermentadores, barris, baldes e coisas parecidas.
Já estou usando a alguns meses e até hoje não tive nenhum problema com contaminação.
Tenho apenas lavado os recipientes com água (as vezes uso sabão, as vezes não) e exponho à luz UV, depois uso.
Segue o vídeo de uma das vezes que usei.

https://youtu.be/JJSWxAo-0nc

Um abraço a todos.
Interessante.

Tem alguns links de estudos com esse método?

Qual o valor médio de investimento?
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 02:06 PM   #3
Alexandre
Recipes 

No vídeo eu comento sobre o valor.
Fica uns 220 reais.
Estudos eu pesquisei no Youtube, em vídeos de laboratórios, mas tem pouca coisa e tudo em espanhol, por isso eu decidi fazer experiências por conta e até agora não tive problemas.
Alexandre está offline

Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 02:18 PM   #4
morilo
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 14
Liked 8 Times on 6 Posts
Likes Given: 8

A luz atua apenas onde ocorre incidência direta. Funciona perfeitamente, com ampla literatura a respeito. o único cuidado aqui seria em fermentadores com torneira. Lá no interior da torneira não há ação da luz. Sendo que os métodos tradicionais com sanitizantes líquidos estão mais indicados.
Eu usaria sem medo em baldes lisos sem torneira.
Parabéns pela iniciativa.
morilo está offline
tomazela Likes This 
Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 02:52 PM   #5
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de Alexandre Ver Mensagem
No vídeo eu comento sobre o valor.
Fica uns 220 reais.
Estudos eu pesquisei no Youtube, em vídeos de laboratórios, mas tem pouca coisa e tudo em espanhol, por isso eu decidi fazer experiências por conta e até agora não tive problemas.
É...fiz algumas pesquisas e realmente o método parece ser eficiente, salvo quando há algo obstruindo a passagem de luz.

Apesar disso, acredito que seja mais vantajoso usar o Iodophor...eh bem mais barato.
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 05:53 PM   #6
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1247 Times on 941 Posts
Likes Given: 404

É um método bem eficiente pra esterelização de superfícies...

Porém é muito importante purgar bem com CO2 os recipientes que forem receber cerveja pronta. A luz ultravioleta também gera uma quantidade considerável de ozônio, que é extremamente oxidante.

Responder com Quote
Antigo 30-10-2017, 10:10 PM   #7
Clei
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 9
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
É um método bem eficiente pra esterelização de superfícies...

Porém é muito importante purgar bem com CO2 os recipientes que forem receber cerveja pronta. A luz ultravioleta também gera uma quantidade considerável de ozônio, que é extremamente oxidante.
Exatamente.

Não só pela sua cerveja, mas pela sua saúde. Utilizamos essas lâmpadas UV em câmaras de fluxo laminar em laboratório para fazer procedimentos de microbiologia.
Após 15 minutos de UV ligada, o cheiro de ozônio no ambiente é bem crítico.
Ligamos o exaustor ou abrimos a porta para evitar a inalação desse gás.
Clei está offline

Responder com Quote
Antigo 31-10-2017, 08:53 AM   #8
Alexandre
Recipes 

Eu entendo que não exista método 100% eficiente e 100% ideal. Cada um deles vai complementando o outro. Por exemplo, é verdade que a luz não penetra nas torneiras e por isso os líquidos são melhores para essas regiões, assim como os líquidos não penetram nos microporos do plástico e nesses casos a luz é melhor.
Eu tenho usado por uns 5 minutos e nunca senti odor de ozônio, além disso a maioria dos locais que eu uso são recipientes de boca larga onde o possível ozônio gerado vai se dispersar rapidamente.
Se fosse um equipamento muito caro, eu nem pensaria, mas como é alguma coisa que é bem possível de ser usado, acho que fica a ideia como mais uma forma de se sanitizar as coisas. Não é a definitiva, apenas mais uma que até então não era usada.
Um abraço.
Alexandre está offline
coltro Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display