Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Soda cáustica - kegs

Responder

Opções Display
Antigo 22-04-2016, 10:52 AM   #1
eduardohvandrade
Recipes 

Registo: Sep 2015
Msgs: 53
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 3

Default Soda cáustica - kegs

Pessoal, estou com uma dúvida.
Preciso limpar um keg em que há resíduos incrustados e só encontrei soda cáustica em flocos (sólida, da marca escorpião). Gostaria de ver com vocês a melhor forma de diluição (quantidade em g por litro), de limpeza e o tempo correto para deixar de molho.

Vi alguns procedimentos, mas a maioria por soda já diluída, e algumas pessoas indicando a diluição em água quente (o que é contraindicado na embalagem do material).

Obrigado e um abraço!!
eduardohvandrade está offline

Responder com Quote
Antigo 22-04-2016, 08:19 PM   #2
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1247 Times on 941 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de eduardohvandrade Ver Mensagem
Preciso limpar um keg em que há resíduos incrustados e só encontrei soda cáustica em flocos (sólida, da marca escorpião). Gostaria de ver com vocês a melhor forma de diluição (quantidade em g por litro), de limpeza e o tempo correto para deixar de molho.

Vi alguns procedimentos, mas a maioria por soda já diluída, e algumas pessoas indicando a diluição em água quente (o que é contraindicado na embalagem do material).

Obrigado e um abraço!!
Oi Eduardo,

Provavelmente a embalagem diz pra não fazer isso porque é perigoso, altamente corrosivo e libera vapores... Mas a verdade é que com agua quente ela age bem mais rápido.

Sinceramente eu nunca medi quantidade ou concentração pra limpeza... Quando limpo barris assim, com sujeira incrustada no fundo, coloco agua quente até cobrir o fundo... entre 2 a 4 litros de água (não sei se cobre barril de 50l) e uma colher de sopa de soda. Se não sair em algumas horas, coloco mais uma colher e deixo... até um dia se necessario.

É importante enxaguar várias vezes depois. Água quente ajuda no enxague também, devido ao aspecto viscoso que a solução de soda tem.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 24-04-2016, 06:38 PM   #3
stormridersp
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 154
Liked 31 Times on 27 Posts
Likes Given: 208

Quote:
Mensagem Original de eduardohvandrade Ver Mensagem

Obrigado e um abraço!!
Cuidado com os olhos!

Planejando: Pilsner Urquell Clone #2
Fermentando:
Maturando: Pilsner Urquell Clone #1.
Bebendo: Impeachment Session Bitter, Parti-Gyle: Burton Tripel e Tripel Karmeliet Clone.
stormridersp está offline

Responder com Quote
Antigo 25-04-2016, 09:48 AM   #4
Kbid
Recipes 

Registo: Aug 2014
Msgs: 105
Liked 33 Times on 29 Posts

Se não me engano, o procedimento de CIP comum fala numa diluição de 4% de soda em peso, ou seja 40g por litro.
Kbid está offline

Responder com Quote
Antigo 19-11-2016, 04:19 PM   #5
rechvagner
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 11
Likes Given: 4

Aproveitando o assunto, estou com um fermentado de plástico com um cheiro ruim. Minha última leva certamente está contaminada pois o cheiro e o gosto não estão bons. Acredito que o fermentado esteja contaminado.

Pensei em fazer uma solução de soda cáustica pra ver se recupero ele. Vale a pena? Esta solução precisa estar a 80 graus? O fermentado pode não aguentar essa temperatura por ser de plástico (60 litros).

Também li sobre vanish branco. Traria o mesmo resultado?
rechvagner está offline

Responder com Quote
Antigo 19-11-2016, 09:36 PM   #6
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1247 Times on 941 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de rechvagner Ver Mensagem
Aproveitando o assunto, estou com um fermentado de plástico com um cheiro ruim. Minha última leva certamente está contaminada pois o cheiro e o gosto não estão bons. Acredito que o fermentado esteja contaminado.

Pensei em fazer uma solução de soda cáustica pra ver se recupero ele. Vale a pena? Esta solução precisa estar a 80 graus? O fermentado pode não aguentar essa temperatura por ser de plástico (60 litros).

Também li sobre vanish branco. Traria o mesmo resultado?
As bombonas de PEAD aguentam essa temperatura, se é o seu caso...

Vc até pode tentar fazer essa limpeza e depois uma sanitização bem rigorosa pra tentar salvar o fermntador. O problema é que a superfície do plástico não é bem lisa, microscopicamente, pode ter alguma porosidade, então a limpeza pode ou pode não surtir o efeito desejado.

Quando ocorre contaminação nessas bombonas, sempre recomendo adquirir uma nova, já que custa menos que o valor dos insumos pra uma leva nesse volume, e poderia ser um caso de arriscar perdê-la novamente.

Quando o caso é fermentador cônico de plástico, pode valer mais a pena tentar resgatar ele, pelo custo mais elevado que possui, mas também é um caso problemático.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 20-11-2016, 09:22 AM   #7
rechvagner
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 11
Likes Given: 4

Obrigado pelo seu retorno, Tiago.

Fui orientado a fazer isso pela própria loja onde compro os insumos (vendem fermentadores também rsss) e outra pessoa que estava lá e trabalha em cervejaria. Porém em cervejaria os equipamentos devem ser todos de inox e o efeito da soda deve ser melhor.

Vou arriscar a experiência, meu receio era o fermentador derreter e se espalhar soda pra todo lado. Ele está com algumas ranhuras, não tomei os cuidados devidos no início do seu uso por inexperiência. Acredito que devido a isso eu possa voltar a ter problemas mesmo que de início a soda de resultados.

Abraço
rechvagner está offline

Responder com Quote
Antigo 15-03-2017, 11:31 AM   #8
ayrtonmeirelles
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 1
Liked 1 Times on 1 Posts

Default concentração e diluição

Cara, já fiz diluição de soda em laboratório. o Ideal é solubilizar ela com água gelada (pois a reação é endotérmica, libera muito calor e muitos vapores)

te recomendo uma concentração entre 2,5 a 4%

ou seja: 2,5g-4g : pra cada 100ml de água gelada!!

depois de diluir pode aquecer a soda e fazer a desincrustação! usa luva, mascara e oculos de proteção.

p.s. tudo em polietileno. a soda não corroi polietileno.
ayrtonmeirelles está offline
leosantos Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display