Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > [Envase] Flocos de fermento e sedimento garrafa

Responder

Opções Display
Antigo 13-06-2015, 08:56 PM   #1
CoCoZeTa
Recipes 

Registo: May 2015
Msgs: 34
Liked 6 Times on 3 Posts
Likes Given: 22

Default [Envase] Flocos de fermento e sedimento garrafa

Boa noite galera,

Hoje envasei a minha segunda leva e acho que vou ter os mesmos problemas de alto sedimento nas garrafas e flocos de fermento na superfície da bombona.

Eu deixei 10 dias na geladeira após o término da fermentação a 2 graus (mínimo que a geladeira aguentava) e ao abrir a bombona para iniciar o envase ainda existiam flocos de fermento na superfície da cerveja.

* Essa é uma foto antes do resfriamento, antes de envasar estava cerca de 70% menos flocos na superfície.

As primeiras 24 garrafas envasadas (500mL) parece ter sido tudo certinho, porém eu acabo perdendo MUITA cerveja pois quando chega no nível da torneira e começa a entrar os flocos de fermento para as garrafas com certeza terei um alto sedimento.

Eu tive o mesmo problema com as minhas witbiers como na foto abaixo depois de 1 semana engarrafado (porém nas witbiers eu não deixei maturando na geladeira).

Alguém sabe se eu que estou fazendo alguma coisa errada no processo?
Pode ser algum problema na hora do resfriamento e mal execução do whirlpool?

Obrigado pela ajuda,
Leandro Negrão.
CoCoZeTa está offline

Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 09:44 AM   #2
djfelipe2004
Registered User
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 202
Liked 29 Times on 20 Posts
Likes Given: 11

nesse caso eu sugiro a você a trocar de balde entre a fermentação e a maturação, quando faço isso minha cerveja fica ainda mais limpida.
djfelipe2004 está offline
JocaP Likes This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 11:36 AM   #3
CoCoZeTa
Recipes 

Liked 6 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de djfelipe2004 Ver Mensagem
nesse caso eu sugiro a você a trocar de balde entre a fermentação e a maturação, quando faço isso minha cerveja fica ainda mais limpida.
Pois é, eu estava pensando nisso mas também li que isso é uma prática não necessária para volumes caseiros pelo risco de contaminação e oxidação.

Por isso que acabei não fazendo.
CoCoZeTa está offline

Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 02:14 PM   #4
Machado
Recipes 

Registo: Aug 2013
Msgs: 320
Liked 71 Times on 58 Posts
Likes Given: 406

@CoCoZeTa , tu fez a hidratação correta do fermento? Diluiu corretamente até dissolver e deixar a mistura homogênea, sem "bolotas"? Ou largou a seco no mosto?
Machado está offline

Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 03:41 PM   #5
CoCoZeTa
Recipes 

Liked 6 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de Machado Ver Mensagem
@CoCoZeTa , tu fez a hidratação correta do fermento? Diluiu corretamente até dissolver e deixar a mistura homogênea, sem "bolotas"? Ou largou a seco no mosto?
Oi Machado,

Essa que tirei a foto acima eu larguei a seco.

Porém a witbier que é a que tirei a foto da garrafa fiz o procedimento do guenther de hidratação até ficar homogêneo parecendo um creme.

Acredito ter sido certinho, soltem bem devagar para espalhar na superfície para evitar a formação de bolotas.
CoCoZeTa está offline
Machado Likes This 
Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 07:07 PM   #6
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1247 Times on 941 Posts
Likes Given: 404

A questão aí de excesso de fermento na garrafa podem ser duas coisas... ou levou muito sedimento do fundo do fermentador pro recipiente do priming, que depois acabou na garrafa, ou envasou muito cedo a cerveja, com excesso de fermento em suspensão.

Não resolve nada trocar de balde da fermentação pra maturação. A velocidade de decantação do fermento em suspensão indefere do que está no fundo do balde. Ele vai levar o mesmo tempo pra decantar e a clarificação vai ser a mesma que se não tivesse trocado de balde.

Então os procedimentos pra resolver são: ter muito cuidado na transferência pro priming, pra não sacudir o fermentador, não sifonar em excesso pra não pegar essa lama de fermento junto. Ter certeza de que a fermentação acabou, todos os açucares foram consumidos e ela está completamente atenuada, dentro do que deveria estar, sem isso a etapa de clarificação não é muito eficiente, o fermento tende a permanecer em suspensão. Depois manter por uns dias em temperaturas mais frias, até que o fermento tenha decantado o suficiente.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 08:33 PM   #7
CoCoZeTa
Recipes 

Liked 6 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
A questão aí de excesso de fermento na garrafa podem ser duas coisas... ou levou muito sedimento do fundo do fermentador pro recipiente do priming, que depois acabou na garrafa, ou envasou muito cedo a cerveja, com excesso de fermento em suspensão.

Não resolve nada trocar de balde da fermentação pra maturação. A velocidade de decantação do fermento em suspensão indefere do que está no fundo do balde. Ele vai levar o mesmo tempo pra decantar e a clarificação vai ser a mesma que se não tivesse trocado de balde.

Então os procedimentos pra resolver são: ter muito cuidado na transferência pro priming, pra não sacudir o fermentador, não sifonar em excesso pra não pegar essa lama de fermento junto. Ter certeza de que a fermentação acabou, todos os açucares foram consumidos e ela está completamente atenuada, dentro do que deveria estar, sem isso a etapa de clarificação não é muito eficiente, o fermento tende a permanecer em suspensão. Depois manter por uns dias em temperaturas mais frias, até que o fermento tenha decantado o suficiente.

Abraço
Oi Tiago,

Sobre o fermento em suspensão, eu percebi uma cerevja mais clara nessa última que engarrafei sábado, apesar dos flocos de fermento na superfície, ela estava mais clara, pois ficou de 14 dias fermentando e mais 10 em temperatura no mínimo que a geladeira podia alcançar. Mas estando no mínimo apresentou esses flocos em suspensão, pode ser algum vestígio de thrub que passou para o fermentador?
CoCoZeTa está offline

Responder com Quote
Antigo 14-06-2015, 10:57 PM   #8
valtert
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 432
Liked 131 Times on 97 Posts
Likes Given: 276

Você também pode usar a técnica de clarificação com gelatina (tem um tópico fixo explicando em detalhes). Pra mim reduz MUITO a formação de sedimento na garrafa!

Mas como você ainda está com sedimento excessivo seria interessante também resolver os demais possíveis problemas.
Responder com Quote
Antigo 15-06-2015, 07:52 AM   #9
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1247 Times on 941 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de CoCoZeTa Ver Mensagem
Oi Tiago,

Sobre o fermento em suspensão, eu percebi uma cerevja mais clara nessa última que engarrafei sábado, apesar dos flocos de fermento na superfície, ela estava mais clara, pois ficou de 14 dias fermentando e mais 10 em temperatura no mínimo que a geladeira podia alcançar. Mas estando no mínimo apresentou esses flocos em suspensão, pode ser algum vestígio de thrub que passou para o fermentador?
Não, em suspensão é fermento. Aqueles flocos da imagem são flocos de fermento, é vestígio de krausen. Qual fermento que era ali? A grande maioria das cepas não permanece em cima depois que a fermentação acaba. Tome cuidado pra não pré-definir a quantidade de dias que a cerveja fermenta. Vá conduzindo a fermentação e tome ela por acabada quando estabilizar a FG, e já tiver melhorado o sabor. Nesse ponto normalmente já não tem mais floco de fermento boiando daquele jeito.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 15-06-2015, 09:26 AM   #10
tiefensee
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 882
Liked 307 Times on 250 Posts
Likes Given: 13

Quote:
Mensagem Original de CoCoZeTa Ver Mensagem
Oi Tiago,

Trub não fica em suspensão. Assim como na panela, se ele for pro fermentador ele decanta rapidinho.
Inclusive se for fazer dry hopping. Na verdade, este é um dos grandes "inimigos" do dry hopping. Os pellets acabam indo pro fundo dos fermentadores muito rápido, muitas vezes sem extrair todos os óleos e liberar todo o potencial.

Pra solucionar este seu problema, recomendo também baixar bem a temperatura após a fermentação, e clarificar com gelatina.
tiefensee está offline
CoCoZeTa Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display