Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Software > [BeerSmith] Adicionando o Fundo falso

Responder

Opções Display
Antigo 15-01-2015, 11:54 AM   #11
claudiomsmg
Recipes 

Registo: Dec 2013
Msgs: 105
Liked 15 Times on 14 Posts
Likes Given: 2

No BeerSmith tem como fazer essa compensação do espaço perdido. Olha lá no Perfil do Equipamento. Aqui no celular não tem como indicar o passo a passo.
claudiomsmg está offline

Responder com Quote
Antigo 22-02-2015, 05:10 PM   #12
thadeupenna
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 214
Liked 59 Times on 44 Posts
Likes Given: 45

Para registro: adicionando o fundo falso como espaço perdido não funciona. Não bati as temperaturas de infusão, o que funcionava bem antes. Como eu recirculo para o mashout, eu agora esqueço que tenho fundo falso e voltei a acertar a temperatura.
thadeupenna está offline

Responder com Quote
Antigo 12-05-2017, 11:04 AM   #13
lfspazetto
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 1

Opa, ressuscitando este tópico, tenho uma duvida quanto a configuração do beersmith relacionado ao fundo falso.

Uso uma panela de 30l pra mostura com fundo falso, perco +- 4l que fica abaixo do fundo falso, deste 4l perco +- 1l que que é a água que fica abaixo da torneira. Vi já neste tópico e lendo outros que essa água é compensada acima do fundo falso, como nosso colega mencionou em uma brassagem de 4kg + 2,5l = 10l, como o fundo falso tem 4l abaixo, foi colocado a mais, no caso colocou 14l e depois 17l na lavagem para chegar na fervura como queria confere esse raciocínio ?

A duvida em si, é com relação a configuração do beersmith, na aba mostura/lavagem nos campos "Adição na Mostura" e "Espaço Morto da Tina" a duvida é com relação a estes campos como preencher utilizando o fundo falso ?
Imaginei da seguinte maneira.
Adição na Mostura, coloquei os 4l, sendo que são os 4l que fica abaixo do fundo falso
Espaço Morto da Tina, coloquei o 1l que é referente ao espaço onde a torneira não vai conseguir "puxar" a água.

A ideia seria essa?

Abraço
lfspazetto está offline

Responder com Quote
Antigo 15-05-2017, 08:47 PM   #14
RMoura
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 33
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de lfspazetto Ver Mensagem
Opa, ressuscitando este tópico, tenho uma duvida quanto a configuração do beersmith relacionado ao fundo falso.

Uso uma panela de 30l pra mostura com fundo falso, perco +- 4l que fica abaixo do fundo falso, deste 4l perco +- 1l que que é a água que fica abaixo da torneira. Vi já neste tópico e lendo outros que essa água é compensada acima do fundo falso, como nosso colega mencionou em uma brassagem de 4kg + 2,5l = 10l, como o fundo falso tem 4l abaixo, foi colocado a mais, no caso colocou 14l e depois 17l na lavagem para chegar na fervura como queria confere esse raciocínio ?

A duvida em si, é com relação a configuração do beersmith, na aba mostura/lavagem nos campos "Adição na Mostura" e "Espaço Morto da Tina" a duvida é com relação a estes campos como preencher utilizando o fundo falso ?
Imaginei da seguinte maneira.
Adição na Mostura, coloquei os 4l, sendo que são os 4l que fica abaixo do fundo falso
Espaço Morto da Tina, coloquei o 1l que é referente ao espaço onde a torneira não vai conseguir "puxar" a água.

A ideia seria essa?

Abraço
E ae!!

Minha dúvida é a mesma que a sua. No meu caso minha panela é de 95 Lts, tenho uma perda de 12 litros abaixo do fundo falso sendo que desses 12 litros, 5 litros ficam abaixo da torneira. Tinha feito uma configuração parecida com a sua só que no campo "Mash Tun Adittion" informei 7 litros e no campo abaixo "Espaço perdido Tina Lavagem" joguei a diferença, ou seja, os 5 litros, totalizando os 12 litros de perda. Mas achei que o cálculo de água do BS ficou meio distorcido.
Fiz outra alteração, no campo "Mash Tun Adittion" informei os 12 litros e no campo "Espaço perdido Tina Lavagem" não informei nada, deixei zero. Depois dessa alteração o cálculo de água do BS ficou mais condizente, mas ainda fiquei na dúvida se os valores que informei ficaram realmente corretos.
Abraço!!
RMoura está offline

Responder com Quote
Antigo 13-08-2017, 08:04 PM   #15
jfmoretti
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 30
Liked 10 Times on 8 Posts
Likes Given: 10

Fiz minha primeira brassagem com fundo falso, recirculação e fly sparge. Antes era bazooka e batch sparge, e o BS setado para perdas de 1,5 l na panela de mostura. Meu fundo falso fica a 4,8 cm do fundo da panela e registro abaixo do FS. Mas, agora tem deep-tube no registro e não computei no BS o espaço morto abaixo do FS e sim abaixo do deep tube, que continuou em 1,5 l (esse sim, considero fundo perdido, e se der uma tombadinha....). Então, não tive diferenças nos quantitativos de volume obtidos no processo. Apenas a OG subiu legal na brassagem (recirculação e fly sparge). Não sei se está correto, mas acho que o BS considera o volume morto como perda de líquido e que deverá ser acrescida. No meu caso é abaixo do deep tube e não do Fundo Falso. Espero ter contribuído, de alguma forma..........
jfmoretti está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display