Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Sanitização > Como faço a limpeza das garrafas

Responder

Opções Display
Antigo 03-08-2017, 12:58 PM   #11
drelimainacio
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 436
Liked 214 Times on 144 Posts
Likes Given: 47

A maioria faz o certo, de usar e lavar, mas só quando a garrafa já estava com vc né, hahahaha. Bom, ano passado eu achei um Buffet falindo e comprei 500 garrafas 300ml de Skol por R$60,00. Mas estavam em estado lastimável. Comprei uma escova de crina extra grande, cortei o anel que vem nela, que usa pra pendurar e tal, engatei na furadeira (cuidado ao mexer com eletricidade e água!!!), água e sabão neutro...as garrafas ficavam lustradas com poucos segundos. Depois só guardar e sanitizar no dia de usar.

Abraços!

Responder com Quote
Antigo 03-08-2017, 02:41 PM   #12
arnaud
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 17
Liked 5 Times on 4 Posts

Depois de beber eu passo escova e coloco um pouco de água fervendo. No dia de engarrafar eu escovo novamente com água, deixo secar passo álcool com o sanitizador de garrafas.
arnaud está offline

Responder com Quote
Antigo 14-11-2017, 05:26 AM   #13
Hajimestre
Recipes 

Msgs: 6
Liked 1 Times on 1 Posts

Alguém sabe quanto tempo o iodofor fica funcional após a diluição e acondicionado em um borrifador? Sempre sobra pra mim e queria evitar o desperdício hehehe

Sent from my ZUK Z2132 using Tapatalk
Hajimestre está offline

Responder com Quote
Antigo 14-11-2017, 08:36 AM   #14
damigol
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 34
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 41

Quote:
Mensagem Original de Hajimestre Ver Mensagem
Alguém sabe quanto tempo o iodofor fica funcional após a diluição e acondicionado em um borrifador? Sempre sobra pra mim e queria evitar o desperdício hehehe

Dura facilmente uma semana ou até um pouco mais. O importante é guardar na geladeira. Com o tempo ele perde a cor amarela, e aí é hora de jogar fora e fazer um novo.
damigol está offline

Responder com Quote
Antigo 14-11-2017, 09:15 AM   #15
Hajimestre
Recipes 

Msgs: 6
Liked 1 Times on 1 Posts

Quote:
Mensagem Original de damigol Ver Mensagem
Dura facilmente uma semana ou até um pouco mais. O importante é guardar na geladeira. Com o tempo ele perde a cor amarela, e aí é hora de jogar fora e fazer um novo.
Saquei, obrigado Damigol

Hajimestre está offline

Responder com Quote
Antigo 14-11-2017, 11:31 AM   #16
grupis
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 232
Liked 40 Times on 28 Posts
Likes Given: 36

1- Se a garrafa tem craca ou mancha/película de fermento, eu deixo elas de molho no detergente clorado Kalykim S-330 a 1% (10g de pó p/ cada litro de água). Uso um fermentador velho só pra isso. Normalmente vou acumulando as garrafas e, quando o balde tá cheio e eu tô com saco pra fazer isso, pego a escova de crina (a de nylon não é muito flexível) e escovo as paredes internas e o fundo da garrafa. É bom que o detergente clorado já retira também o rótulo.

Se a garrafa não tem craca ou mancha de fermento, pulo essa parte.

OBS: eu não jogo fora o detergente. Volto ele dentro do balde. Só troco a solução quando ela está muito suja de rótulos e cola.

2- Enxaguo a garrafa (aquela torneira invertida ajuda bastante) e deixo secar de cabeça pra baixo (aquele escorredor de garrafa giratório ajuda bastante)

3- Secas, tampo elas com papel-alumínio.

4- No dia do ensave, só borrifo com iodophor, deixo escorrer e já era (vinator acoplado ao escorredor giratório ajuda bastante).
grupis está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display