Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > Histerese na Maturação

Responder

Opções Display
Antigo 23-08-2017, 02:04 PM   #1
Rafael_Mulinari
Recipes 

Registo: Jun 2017
Msgs: 7
Default Histerese na Maturação

Boa tarde a todos!

Deixo a histerese durante a fermentação primária e secundária em 0,2ºC.
Mas como a temperatura alta (em ales, 18 a 25ºC) existe uma demora considerável para o TIC dar o comanda de liga/desliga.

Mas durante a maturação a 10ºC com a histerese em 0,2ºC esse liga/desliga acaba sendo bem mais rápido - em torno de 30 minutos.

Como a 10ºC as leveduras de ale já não estão mais em atividade, é possível aumentar essa histerese para uns 2ºC? (que medi aqui e leva 5 horas)

Ou mesmo a 10ºC essa variação pode causar estresse?
Rafael_Mulinari está offline

Responder com Quote
Antigo 23-08-2017, 03:00 PM   #2
karkassa
Recipes 

Registo: Mar 2015
Msgs: 279
Liked 71 Times on 63 Posts
Likes Given: 70

Não vejo problema, só não pode esquecer em 2º e fermentar a próxima leva.
karkassa está offline

Responder com Quote
Antigo 03-09-2017, 10:54 PM   #3
SantosFr
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 25
Liked 4 Times on 3 Posts
Likes Given: 5

As leveduras estão ativadas porém em um metabolismo desacelerado. Eu não vejo problema no resultado final e também deixo a histerese em 2º na maturação/ clarificação.
SantosFr está offline

Responder com Quote
Antigo 04-09-2017, 10:10 AM   #4
chiponga
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 15
Liked 5 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Se você estiver maturando á 10º, eu não recomendaria colocar 2º de histerese. As leveduras nessa temperatura ainda não foram totalmente inativadas, e pode haver algum estresse. Eu geralmente maturo á 10º e deixo a histerese em 0,8º.
O liga/desliga não é tão constante, embora isso depende também da temperatura externa (ambiente).

Abraço e Saúde!
chiponga está offline

Responder com Quote
Antigo 04-09-2017, 11:13 AM   #5
LucasCSP
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 142
Liked 36 Times on 29 Posts
Likes Given: 98

Em um treinamento da WhiteLabs a informação é de que variações maiores que 2° stressam a levedura em qualquer momento, na primaria a variação deve ser ainda menor, de 1 grau.
Em resumo, independente do estado ou momento, 1° de histerese com poço térmico fica bem regulada a relação stress/economia de energia.

Responder com Quote
Antigo 05-09-2017, 12:08 PM   #6
Rafael_Mulinari
Recipes 

Registo: Jun 2017
Msgs: 7

Beleza, pessoal!

Obrigado a todos pelo retorno!
Rafael_Mulinari está offline

Responder com Quote
Antigo 19-09-2017, 11:41 AM   #7
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 59
Liked 7 Times on 6 Posts
Likes Given: 15

Quote:
Mensagem Original de LucasCSP Ver Mensagem
Em um treinamento da WhiteLabs a informação é de que variações maiores que 2° stressam a levedura em qualquer momento, na primaria a variação deve ser ainda menor, de 1 grau.
Em resumo, independente do estado ou momento, 1° de histerese com poço térmico fica bem regulada a relação stress/economia de energia.
Eu vi muita gente falando de fazer a fermentação com histerese de 0.2˚... eu achei isso excesso de preciosismo (mas o que eu sei sobre isso, né?), e deixei a minha fermentando com histerese de 0.5˚ (1˚ ja achei muito)...
Afinal, alguém sabe de alguma literatura ou fonte confiável que explica sobre a variação de temperatura mais indicada na fermentação?

Abraços

Leva atual fermentando: American IPA - 18L
sepesaraiva está online

Responder com Quote
Antigo 19-09-2017, 01:10 PM   #8
ricardojferreira
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 9
Liked 3 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de sepesaraiva Ver Mensagem
Eu vi muita gente falando de fazer a fermentação com histerese de 0.2˚... eu achei isso excesso de preciosismo (mas o que eu sei sobre isso, né?), e deixei a minha fermentando com histerese de 0.5˚ (1˚ ja achei muito)...
Afinal, alguém sabe de alguma literatura ou fonte confiável que explica sobre a variação de temperatura mais indicada na fermentação?

Abraços
Eu deixo em 0.1º. Se estiver usando poço não vai ser problema. Esse negócio de economia de energia usando histerese maior é papo furado, pois se vc subir um grau vai ter que baixar 2, portando a geladeira vai ficar ligada o mesmo tempo (se não mais, devido a inércia térmica).
ricardojferreira está offline

Responder com Quote
Antigo 19-09-2017, 01:17 PM   #9
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 59
Liked 7 Times on 6 Posts
Likes Given: 15

Quote:
Mensagem Original de ricardojferreira Ver Mensagem
Eu deixo em 0.1º. Se estiver usando poço não vai ser problema. Esse negócio de economia de energia usando histerese maior é papo furado, pois se vc subir um grau vai ter que baixar 2, portando a geladeira vai ficar ligada o mesmo tempo (se não mais, devido a inércia térmica).
Nao tanto pela economia de energia, mas para evitar a geladeira de ligar e desligar a cada 5min... não uso poço térmico, deixo o sensor colado na parede do fermentador, com um isopor isolando ele por fora.

Leva atual fermentando: American IPA - 18L
sepesaraiva está online

Responder com Quote
Responder
Opções
Display