Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Priming direto na garrafa

Responder

Opções Display
Antigo 19-07-2017, 03:41 PM   #31
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.819
Liked 2964 Times on 1383 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de JPianco Ver Mensagem
Salve! Continuando minha seção "cagadas da primeira brassagem" fiz o que o Guenther disse pra não fazer...
Coloquei a calda de açúcar quente primeiro no fundo do balde e posteriormente despejei a cerveja fria. Resultado: O açúcar cristalizou no todo no fundo do balde!
Sobre injetar o açúcar com a seringa, tem alguma contra indicação se a garrafa já estiver cheia e colocar o açúcar depois? Por cima da cerveja? Acho que é o jeito de tentar salvar a leva, já que só depois de engarrafar todas foi que percebi a lâmina de açúcar no fundo do balde, que pelo formato, parecia exatamente a quantidade total de calda que eu havia preparado. Ou seja creio que não vai haver refermentação. Agora pra gerar esse CO2 só abrindo as garrafas injetando o açúcar e fechando de novo. Certo?
Opa, o contrário.... o que se deve fazer é justamente isso... colocar a calda, e transferir a cerveja fria em cima dela lentamente. Isso que faz justamente não dar choque térmico e cristalizar.

O problema é o contrário.... é jogar a calda quente na cerveja fria.... isso é como deixar uma gota cair em uma superfície fria, vira um cristal.

Então não entendi... se vc colocou a calda no fundo do balde, e transferiu a cerveja, fez certo. Pra cristalizar fazendo isso, talvez só se vc despejar um balde inteiro de uma vez só.... ou se demorar e esperar secar a calda com uma mistura muito concentrada.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 12:22 AM   #32
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 59
Liked 7 Times on 6 Posts
Likes Given: 15

Pessoal,
Estava lendo todos esses cálculos aí pra quanto priming fazer para colocar direto nas garrafas e pensei uma coisa.. Não precisa fazer a quantidade exata de priming que vc vai usar nos seus 20L, pode fazer a mais (vai que no final falta um pouco), pois o que importa é quantos gramas de açúcar vc vai levar pra garrafa (ou seja, concentração do de açúcar no primming e volume)

Exemplo:
Faz 300ml de priming contendo 300g de açúcar, cada ml de priming contem 1g de açúcar.
Na hora de por na garrafa faz a regra de 3 (7g/L = 4,2g para cada garrafa de 600ml)
sendo assim, taca 4,2ml de primming em cada garrafa e pronto. o que sobrar de priming dá pra formigas!

achei essa conta mais fácil, espero que ajude alguém.
Abraços!

Leva atual fermentando: American IPA - 18L
sepesaraiva está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 10:39 AM   #33
Rgorskicado
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 70
Liked 23 Times on 17 Posts

Eu sempre misturei a calda de priming em toda a cerveja, mas esse ano comecei a fazer individualmente. Peguei uma tabela do Excel que foi divulgada aqui no fórum e parti dela. Sem problemas, tudo ocorreu tranquilo. Mas aí um amigo me disse que fazia a solução com 400gr de açúcar e 400 ml de água e colocava entre 5 à 6 ml da solução por garrafa e tudo dava certo. Resolvi ir para a tabela do Excel e fazer o mesmo, se não me engano para uma carbonatação de 6g/L deveria se colocado 3,6 ml de solução. Tive problema pois 2 cervejas demoraram muito para carbonatar. Parei para pensar no que poderia ser, fiz tudo certinho em todos os processos e a única coisa que me ocorreu é de que essa solução de priming com concentração de 1 g/ml é saturada de açúcar para que a levedura possa consumir. Pois quando utilizava o priming na cerveja inteira a concentração que utilizava para o priming era de 0,33 g/ml. Então, passei a fazer a solução para o priming direto na garrafa com uma concentração próxima a 0,33 g/ml e não tive mais problemas.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rgorskicado está offline
Monguilhott Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 11:53 AM   #34
lucasorth
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 19
Liked 5 Times on 4 Posts
Likes Given: 11

Galera,

Nas minhas levas eu fiz o priming com 1 parte de açucar e 3 partes de água. Após ferver por 5 minutos distribui lentamente por cima da cerveja no balde de priming, mexendo lenta e constantemente. Depois de terminar mexo mais um pouco para homogenizar bem.
Até agora foi uma melhor que a outra, todas as garrafas equilibradas na carbonatação.

Jogando a calda primeiro pra colocar a cerveja em seguida, fico com algumas preocupações:

Como a calda tem alta concentração de açúcar, não há risco de um pouco dela ficar grudada no fundo do balde, nos cantos? Isso poderia desviar o perfil de priming que se deseja obter;

Ou então, quando o nível atingir a torneira, vai entrar um mosto bem concentrado ali, será ele vai sair pra homogenizar quando mexer? Isso poderia causar diferença na primeira garrafa.
lucasorth está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 01:27 PM   #35
cgfischer
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 373
Liked 118 Times on 97 Posts
Likes Given: 287

Quote:
Mensagem Original de lucasorth Ver Mensagem
Galera,

Nas minhas levas eu fiz o priming com 1 parte de açucar e 3 partes de água. Após ferver por 5 minutos distribui lentamente por cima da cerveja no balde de priming, mexendo lenta e constantemente. Depois de terminar mexo mais um pouco para homogenizar bem.
Até agora foi uma melhor que a outra, todas as garrafas equilibradas na carbonatação.

Jogando a calda primeiro pra colocar a cerveja em seguida, fico com algumas preocupações:

Como a calda tem alta concentração de açúcar, não há risco de um pouco dela ficar grudada no fundo do balde, nos cantos? Isso poderia desviar o perfil de priming que se deseja obter;

Ou então, quando o nível atingir a torneira, vai entrar um mosto bem concentrado ali, será ele vai sair pra homogenizar quando mexer? Isso poderia causar diferença na primeira garrafa.
Lucas, se vc tem essa preocupação, faça do jeito que eu faço.
Eu fervo o priming em uma leiteira (aquelas panelinhas com um cabo).
Assim que deu uns minutos de fervura, jogo um pouco da cerveja dentro dessa leiteira, pra dar uma esfriada na calda. Isso já é a dica do Guenther: jogar a cerveja na calda e não a calda na cerveja.
Quando estiver morno, ou frio já, aí joga essa mistura no balde.
Simples, prático, sem erros.

Abraço.
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 03:00 PM   #36
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 59
Liked 7 Times on 6 Posts
Likes Given: 15

Quote:
Mensagem Original de Rgorskicado Ver Mensagem
Eu sempre misturei a calda de priming em toda a cerveja, mas esse ano comecei a fazer individualmente. Peguei uma tabela do Excel que foi divulgada aqui no fórum e parti dela. Sem problemas, tudo ocorreu tranquilo. Mas aí um amigo me disse que fazia a solução com 400gr de açúcar e 400 ml de água e colocava entre 5 à 6 ml da solução por garrafa e tudo dava certo. Resolvi ir para a tabela do Excel e fazer o mesmo, se não me engano para uma carbonatação de 6g/L deveria se colocado 3,6 ml de solução. Tive problema pois 2 cervejas demoraram muito para carbonatar. Parei para pensar no que poderia ser, fiz tudo certinho em todos os processos e a única coisa que me ocorreu é de que essa solução de priming com concentração de 1 g/ml é saturada de açúcar para que a levedura possa consumir. Pois quando utilizava o priming na cerveja inteira a concentração que utilizava para o priming era de 0,33 g/ml. Então, passei a fazer a solução para o priming direto na garrafa com uma concentração próxima a 0,33 g/ml e não tive mais problemas.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Valeu mano!
Vou fazer o primeiro envase daqui algumas semanas. Vou seguir seu conselho e não utilizarei uma concentração maior que 0,5g/ml!

Abraço!

Leva atual fermentando: American IPA - 18L
sepesaraiva está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display