Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Ajuda - Equipamento para 20/40 litros

Responder

Opções Display
Antigo 17-08-2017, 02:17 PM   #11
heldernadolny
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 39
Liked 2 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de lucasorth Ver Mensagem
A movimentação do balde, se fazer com cuidado, não levanta a levedura. Nas levas que fiz ela estava bem firme no fundo.

Acredito que não precise se preocupar em um sistema de aquecimento muito forte (uma lampada da conta do recado). Na verdade é um sistema mais pra manter a temperatura, pois o processo não demanda elevação forçada de temperatura.
Bacana.

Tenho um amigo que fermenta em freezer horizontal, e como a sala onde ele faz as brassagens tem laje em cima, ele fixou um sistema de polias para retirar as bombonas, pois faz levas de 50 litros e retirar uma bombona dessas do freezer na mão não é fácil. Como, se eu for dividir, farei em baldes de 20 litros, é tranquilo.

Quanto ao aquecimento, pensei em coisa simples mesmo, uma fita como o JoaoJuliano citou, ou aquelas lâmpadas de aquecimento que vendem em loja pet, mais pra prevenir do que pra remediar.
heldernadolny está offline

Responder com Quote
Antigo 18-08-2017, 07:21 AM   #12
JoaoJuliano
Recipes 

Registo: Nov 2016
Msgs: 30
Liked 11 Times on 9 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de heldernadolny Ver Mensagem
Eu usava para transportar os peixes que eu crio e oxigenava bem a água. Se trocar a pedra porosa e usar um filtro vai funcionar?
Acredito que vá funcionar perfeitamente, mas aconselho a trocar a mangueira também.

Quote:
Boa dica. Vi alguns vídeos ensinando a fazer um medidor externo, mas acho que vou deixar para fazer futuramente, por enquanto acho que a ideia da régua é uma boa.
Pessoalmente, acho aqueles medidores externos só mais uma tralha pra limpar, régua é mais prático. Fiz uma tabelinha no excel que diz a cada cm de água quantos litros representa, aí fica barbada.

Quote:
Estou estudando bem o chiller. Vi uma postagem onde o confrade fez um que fica bem justo na panela e dá um bom espaço no meio para fazer o whirpool, e estou pensando em fazer um igual. E montar um pré-chiller para mergulhar em uma bacia com água e gelo.
Eu uso pré-chiller também, esqueci de comentar. Não é nada essencial mas acelera teu resfriamento. Melhor ter do que não ter, mas tua cerveja vai ficar tão boa sem pré-chiller quanto com.

Quote:
Dois baldes seria ótimo, pois poderia testar duas fermentações distintas, porém minha geladeira não comporta. Tenho um freezer horizontal parado lá na chácara, que poderia usar, porém meu medo é que ao final teria que tirar o balde do freezer para fazer o envase ou trasfega, isso não vai movimentar a cerveja a ponto de levantar a levedura que decantou?
Tirando com jeito não levanta a levedura, não. O problema é se ficar chacoalhando mesmo.

Quote:
De início vou ser bem pirado com sanitização, então essas dicas são sempre boas. Em tempo, vale a pena usar um Spin Vinator para sanitizar as garrafas?
Bem lembrado, tiha esquecido do Vinator. Uso e recomendo MUITO.

Quote:
Vou pesquisar, como aqui faz muito frio creio que vou precisar de um controlador para a geladeira e uma resistência. Essa ideia da fita nunca tinha visto, vou pesquisar também, achei ótimo.
A fita que comprei foi essa https://pt.aliexpress.com/item/new-a...311.0.0.FvmDUi

Existem também resistências que ficam dentro da geladeira e aquecem o ambiente, com o mesmo princípio de funcionamento das lâmpadas. Funciona legal também, eu uso uma dessas ligada no termostato junto com a fita, aí o aquecimento é por inteiro e perfeito. Segue o link: http://loja.weconsultoria.com.br/res...-hertz-p50101/

Desse jeito tu não vai ter problema nenhum na primeira brassagem, o que chega a ser chato. kkkkkkkkkk

Abraço!

Homebrewer desde 02/2017, e cada vez pegando mais gosto pela coisa!
JoaoJuliano está offline

Responder com Quote
Antigo 22-08-2017, 02:07 PM   #13
heldernadolny
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

Li, reli, li mais uma vez boa parte dos tópicos, e então parti para os orçamentos.

'Patcha la miseria', para montar um esquema de transferências com bombas sai mais caro as válvulas do que as panelas.

Estou bem tendencioso a iniciar com BIAB, por redução de custos iniciais. Mesmo assim, gostaria de buscar preços mais acessíveis para o equipamento completo de 3 panelas e ir comprando aos poucos.

Alguma recomendação de loja?

Valew.

Responder com Quote
Antigo 22-08-2017, 02:13 PM   #14
Alex
Recipes 

Registo: Sep 2016
Msgs: 129
Liked 32 Times on 28 Posts
Likes Given: 36

cara
meu equipamento de 3 panelas é usado 1 x/ano.
meu biab de 8 litros é usado 3 x/semana.

comecei com 3 panelas e migrei pro biab. se soubesse disto no início, teria economizado uma grana.
Alex está offline

Responder com Quote
Antigo 22-08-2017, 02:42 PM   #15
heldernadolny
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

Realmente, bem mais barato e prático, porém futuramente penso em produzir levas maiores, tipo 50, 60 litros e creio que BIAB não comporta.

Por isso estou buscando lojas de equipamentos para fazer uma bela pesquisa de preços.

Responder com Quote
Antigo 22-08-2017, 05:20 PM   #16
lucasorth
Recipes 

Registo: Jan 2017
Msgs: 19
Liked 5 Times on 4 Posts
Likes Given: 11

Estou usando BIAB e acho muito prático, moro em apartamento, cozinha pequena...

Mas se partir pra esse método acredito que fica bom até uns 20 litros, mais que isso vai ficar pesado e difícil de trabalhar.

[EDIT]: Pode iniciar com BIAB e depois escalar, não vai perder a utilidade da panela. Eu recomendo iniciar com levas menores pra pegar o jeito e diminuir o risco de perder grandes quantidades.
lucasorth está offline

Responder com Quote
Antigo 22-08-2017, 08:28 PM   #17
heldernadolny
Recipes 

Liked 2 Times on 2 Posts

Quote:
Mensagem Original de lucasorth Ver Mensagem
Estou usando BIAB e acho muito prático, moro em apartamento, cozinha pequena...

Mas se partir pra esse método acredito que fica bom até uns 20 litros, mais que isso vai ficar pesado e difícil de trabalhar.

[EDIT]: Pode iniciar com BIAB e depois escalar, não vai perder a utilidade da panela. Eu recomendo iniciar com levas menores pra pegar o jeito e diminuir o risco de perder grandes quantidades.
Bacana Lucas. Valeu pelas dicas.

A ideia é mais ou menos essa. Montar uma panela já 100% adaptada ao sistema de 3 panelas e usá-la no BIAB por enquanto.

E sobre perder uma leva grande é um caso a se pensar, se bem que já tomei tanta cerveja ruim nessa vida, que a minha por mais que não fique das melhores acho que eu vou tomar.

Brincadeiras à parte, será que começar com 20 litros é ser audacioso demais?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Responder com Quote
Responder
Opções
Display