Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Tampar furo em panela de alumínio

Responder

Opções Display
Antigo 15-08-2017, 04:05 PM   #11
jcmarana
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 171
Liked 13 Times on 12 Posts
Likes Given: 5

Quote:
Mensagem Original de Guilherme Ver Mensagem
Pessoal, consegui uma solução ótima pro meu problema.

Achei uma cola parecida com silicone, atóxica que aguenta até 120º, não agride a saúde, nem o meio ambiente, veda perfeitamente e adere em praticamente todo tipo de superfície. A cura dela é por absorção da umidade ambiente, então da pra aplicar a cola mesmo em superfícies molhadas.

Chama FixTudo. Comprei na Leroy Merlin aqui em SJC, paguei R$ 12,00 no tubo. O tubo é pequeno mas o rendimento dela é muito bom.

Achei legal pois a empresa tem selo de sustentabilidade, justamente por usar produtos não agressivos à saúde humana ou ao meio ambiente.

Ou seja, a cola não deixa resíduos nos alimentos. Entrei em contato com o fabricante, expliquei o que eu queria fazer e eles me garantiram de que não libera nenhum tipo de resíduo por não usar compostos voláteis nem solventes.

Deem uma olhada na FISQP do produto:
http://www.adespec.com.br/produtos/F...%A7%C3%A3o.pdf

E olha só como ficaram minhas panelas. Usei pra vedar as duas resistências na panela de fervura e a resistência da panela de mostura. Curou em aproximadamente 24h, já testei com água fervendo, não vazou nada e aguentou tranquilamente 1h com água à 98º. Apliquei a cola com o dedo mesmo, e limpei com água corrente e sabão... não fica nada na pele.

Parece merchan, mas não é... rsrs... só fiquei realmente surpreso com o resultado que essa cola apresentou. Acho que é a melhor solução para todos que precisarem vedar qualquer coisa tanto nas panelas, como fermentadores ou qualquer outro equipamento que entre em contato com a cerveja.

Abraços!
Boa tarde Guilherme,

Desculpem-me em reativar o tópico...

Comprei essa "cola" no intuito de vedar um perfil de silicone que serve como vedação para o tubo de malte e também para o próprio tubo de malte [que é uma lixeira com o fundo dobrado (tipo uma cartola... enfim) para ficar preso no cilindro] e como essas dobras apresentam frestas, pensei em utilizar para isso também.

Minha dúvida é se a cola se degradou com o tempo? Teve que refazer a aplicação? Teve algum sabor diferente na cerveja?

Abraço.
jcmarana está offline

Responder com Quote
Antigo 15-08-2017, 05:48 PM   #12
xykomarcal
Recipes 

Registo: Nov 2015
Msgs: 109
Liked 39 Times on 31 Posts
Likes Given: 75

Vai na antiga mesmo.
Pra tampar furo de panela de alumínio é só arrumar arrebites de alumínio com cabeça e mandar ver martelo de um lado e bigorna do outro. Solda a frio.
Como o alumínio é mole, é bem tranquilo de fazer.
Se não souber como fazer, dá um pulo numa feira livre qualquer e dá uma espreitada naqueles caras que arrumam panelas.
Ou melhor ainda, leva p ele consertar.
Com certeza será bem mais barato e eficaz do que colas, parafusos, vedações, ou do que comprar uma panela nova.

Cheers
xykomarcal está offline

Responder com Quote
Antigo 15-08-2017, 08:24 PM   #13
jcmarana
Recipes 

A questão é que eu não quero soldar só panela, na verdade, não é nem a panela e sim o tubo de malte (umas frestas) e o perfil de silicone que faz a vedação do tubo com a panela, portanto não dá pra usar rebite.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
jcmarana está offline

Responder com Quote
Antigo 15-08-2017, 11:11 PM   #14
NH3
Recipes 

Registo: Dec 2015
Msgs: 59
Liked 21 Times on 17 Posts
Likes Given: 1

Simples, rolhas de silicone. Lojas de produtos químicos vndem rolhas de varios tamanhos. Como elas são conicas, você coloca o lado de menor diâmetro do furo pelo lado de dentro da panela e vai apertando.
Ja fechei panelas e fermentadores desse jeito e garanto que funciona.
NH3 está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 12:36 AM   #15
jcmarana
Recipes 

Bom.... no meu caso não tem a ver com furos e sim frestas, portanto não me serve.

jcmarana está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 08:57 AM   #16
brunonacari
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 157
Liked 20 Times on 17 Posts

Silicone de aquário (tem grau alimentício e aguenta altas temperaturas).
É o que utilizo pra vedar as conexões das torneiras e nunca tive problemas.
brunonacari está online

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 09:33 AM   #17
jcmarana
Recipes 

Beleza. Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas com relação ao produto especificado acima e se precisava fazer alguma reaplicação após alguns usos. De qualquer forma, muito obrigado.

jcmarana está offline

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 09:41 AM   #18
brunonacari
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 157
Liked 20 Times on 17 Posts

Quote:
Mensagem Original de jcmarana Ver Mensagem
Beleza. Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas com relação ao produto especificado acima e se precisava fazer alguma reaplicação após alguns usos. De qualquer forma, muito obrigado.

Depois de quase 30 brassagens na conta, nunca tive q reaplicar silicone nas vedações.
brunonacari está online

Responder com Quote
Antigo 16-08-2017, 01:34 PM   #19
jcmarana
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de brunonacari Ver Mensagem
Depois de quase 30 brassagens na conta, nunca tive q reaplicar silicone nas vedações.
Valeu. Ajudou muito. Agora vou ver se tem desse silicone na casa do meu velho e aplicar nas bordas.

Abraço.
jcmarana está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display