Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Dúvida resistência x amperagem

Responder

Opções Display
Antigo 06-07-2017, 12:58 PM   #21
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.820
Liked 2965 Times on 1384 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de tintscevadis Ver Mensagem
Guenther,

Somente verificando a informação mas o DR não vai te livrar do choque, somente vai desligar a energia em uma fração de ms a fim de prevenir algo pior (por tempo de exposição ao choque) como queimaduras graves e parada cardíaca.

Em mA:
10 a 30: Contração muscular
50 a 100: queimaduras graves e parada respiratória
200 a 500: Fibrilação cardíaca
1000: Parada cardíaca

https://www.youtube.com/watch?v=IgjI4Uzr3gU

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
Olá @tintscevadis

Reveja bem o que eu falei............... "desliga antes de eu sentir o choque"........... eu não falei "evita que eu tome um choque".

Na prática, vc mal sente qualquer coisa porque é tão rápido que acaba sentindo algo parecido com um choque de estática, ou bem menos do que vários choques que já tomei com geladeiras mal aterradas, etc, e... eu já testei isso, inclusive outros aqui no fórum tb (mas não me lembro mais quem) e por isso o "antes que eu sinta o choque". Não recomendo obviamente que ninguém faça isso. A grande questão de tudo é não ficar tomando o choque, ou seja, o DR evita totalmente que um choque chegue num ponto da pessoa ficar com a mão contraída, etc.

Abraço,

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br

Última edição de Guenther : 06-07-2017 às 01:04 PM
Guenther está offline

Responder com Quote
Antigo 11-07-2017, 01:02 PM   #22
rabello
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 143
Liked 36 Times on 20 Posts
Likes Given: 9

Quote:
Mensagem Original de vmsouza Ver Mensagem
Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?
Existem versões de reles diferenciais para 220V (bipolar)
Você liga as fases na entrada dele e as duas saídas alimentam seu circuito.

Não precisa ligar nada na panela nem em nenhum outro lugar...

Internamente o RD tem um sistema de acoplamento eletromagnético que "compara" as correntes que fluem por cada condutor. Em situações normais, toda corrente que entra por um condutor sai pelo outro. Neste estado o RD diferencial permanece inerte. Quem fez elétrica vai lembrar da lei de kirchhoff hehehe... Somatório das correntes em um nó é sempre zero hehehe

Caso ele detecte qualquer "diferença" entre o que entra e o que sai, isso é sinal que existe corrente elétrica "escapando" em algum outro lugar, o que sinaliza possibilidade de choque elétrico.. neste momento ele atua e interrompe toda a alimentação.

Importante que o uso deste tipo de relé não desobriga a utilização de proteções contra sobrecorrentes (como os disjuntores)! Eles tem funções distintas!

Aqui existe uma apostila bem bacana sobre proteção elétrica: https://www.schneider-electric.com.b...4_prod_dif.pdf
rabello está offline

Responder com Quote
Antigo 11-07-2017, 03:17 PM   #23
AlexandreTannous
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 12
Liked 6 Times on 5 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Mensagem Original de vmsouza Ver Mensagem
Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?

O aterramento não passa pelo DR, esse fio vem direto do barramento de terra do seu quadro elétrico. Poderia passar o fio neutro se você estivesse em uma instalação 110v, mas não é o caso.

Na minha ligação o aterramento está própria panela, fiz um pequeno furo e coloquei um parafuso de inox que fica em contato com a água predendo o fio terra do lado externo da panela. Imagine um chuveiro elétrico, onde o fio terra fica em contato com a água, o conceito é o mesmo.

Abraço.
AlexandreTannous está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display