Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Fermentação > Utilização do Enrlenmeyer na ativação do fermento

Responder

Opções Display
Antigo Ontem, 07:03 AM   #21
AntonioMartins
Recipes 

Registo: May 2014
Msgs: 552
Liked 201 Times on 158 Posts
Likes Given: 312

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.
Eu perdi um assim. Tive a "brilhante" idéia de secar ele para guardar esquentando direto no fogo, aí trincou.

Fora esse, esquento sempre com água no fogo direto, no fogão mesmo, com fogo baixo e nunca deu nada.
AntonioMartins está offline

Responder com Quote
Antigo Ontem, 09:52 AM   #22
LucasCSP
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 139
Liked 36 Times on 29 Posts
Likes Given: 96

Quote:
Ele estava com pouca água talvez?

O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.

O que já quebrei foi Erlen de 5 litros, bem na lateral proximo a base, colocando dentro apenas 1 litro de agua. Aí o vidro esquenta rápido demais, expande e trinca.

Se for submergir em banho frio, é importante cobrir de água apenas até o nível onde tem líquido dentro do frasco... é o mesmo princípio não dar choque de temperatura "a seco", mesmo que tenha líquido abaixo.

Faz sentido
O meu também trincou (de 500ml) ao ferver 100ml de agua e trincou no fogo direto.

Responder com Quote
Antigo Ontem, 03:41 PM   #23
gevaudan
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 23
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 1

Quote:
Ele estava com pouca água talvez?

Olha, pelo o que me lembro não. Estava fazendo starter com uns 1,5 litros de água em um Erlenmeyer de 2 litros.
Mas agora que você falou em choque térmico... talvez eu tenha colocado água gelada pra ferver.
Provavelmente a combinação água gelada + fogo alto, tenha sido o problema.

O choque térmico após a fervura eu também faço e não tive problema.
gevaudan está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display