Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Envase > Cilindro de Co2 chinês, regulagem para carbonatação forçada.

Responder

Opções Display
Antigo 08-12-2017, 09:43 AM   #31
Paiakan
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 224
Liked 62 Times on 44 Posts
Likes Given: 113

Quote:
Mensagem Original de Tiago Ver Mensagem
Paiakan,

Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.
Como eu disse há mais de uma conexão possível. Tratando-se de cervejeiro artesanal e DIY é sempre complicado falar em "alternativa correta" porque sempre tem alguém que já fez diferente e teve sucesso.

E apesar de eu não usar botijão de gás para o fogão a ideia é um pouco diferente já que não precisamos realizar nenhum ajuste de pressão para utilizá-lo. MAS se eu tivesse que utilizar um botijão desses hoje eu daria um jeito de instalar pelo menos uma válvula de segurança.
Quote:
Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.
Sem dúvida. Por isso minha sugestão é adotar a mesma sistemática, independente do tamanho do cilindro.

Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

Quote:
É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..
É simples, mas estes reguladores de pressão geralmente tem operação inversa. O regulador da pressão no cilindro gira no sentido anti-horário para abrir/liberar a pressão enquanto o regulador da pressão na linha gira no horário para liberar a pressão. Basta um descuido, uma cerveja a mais pra confundir.

Quote:
Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.
Enfim, em resumo se sob condições normais utilizamos a combinação abaixo para cilindros grandes, a minha sugestão desde o início do tópico é no sentido de criar algo similar para cilindros de Paintball.

Mas é apenas a minha sugestão levando em conta principalmente as dúvidas e certa insegurança com que o pessoal estava abordando o assunto.
Paiakan está offline

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 10:37 AM   #32
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.948
Liked 1222 Times on 923 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de Paiakan Ver Mensagem
Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.
Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 10:43 AM   #33
renatoat
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 283
Liked 75 Times on 63 Posts
Likes Given: 11

Colocar um registro a mais pode ter uma conveniência adicional de poder fechá-lo evitando que um curioso faça cagada mexendo no regulador de saída.

Porém, se você está servindo e ambos estão abertos o erro citado de abrir o regulador mais do que deveria acarretará na mesma pressão no barril, causando a mesma "insegurança", com ou sem esse primeiro registro.

Enfim, fica a critério de cada um. Quando chegar o meu eu vou usar da forma mais simples possível e, em caso de achar que o registro do regulador é muito fácil de uma criança/um curioso mexer, ai eu coloco uma válvula on/off antes. A única ressalva pra mim é essa: como é um registro e não um parafuso, pode ficar muito fácil de outra pessoa mexer.

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 10:45 AM   #34
renatoat
Recipes 

Registo: Jul 2013
Msgs: 283
Liked 75 Times on 63 Posts
Likes Given: 11

Quote:
Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço
O primeiro manômetro não é apenas um manômetro, é um registro também, sem ajuste fino (tipo on/off, similar ao ABL dos cilindros grandes).

Edit: falo do que o OP comprou, não desta última foto.

Responder com Quote
Antigo 08-12-2017, 01:11 PM   #35
Paiakan
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 224
Liked 62 Times on 44 Posts
Likes Given: 113

Quote:
Paiakan,

Abraço
Oi Tiago, trabalhei por 20 anos com a grandeza Pressão. Fique tranquilo que sei o que um manômetro faz.

Escrevi regulador/manômetro porque só vejo o sentido de existir um regulador de pressão se conectado a ele estiver um manômetro que indique a pressão para qual o regulador de pressão ajustou.

E sobre o que você falou quanto ao fato de não existir um regulador da pressão do cilindro eu discordo porque a válvula ABL (embora não seja projetada para este fim) permite controlar primária e primitivamente a pressão liberada para o regulador + manômetro de baixa pressão. Embora, repito, esta válvula não foi projetada para este fim.

E no cilindro que o muanis comprou estes dois dispositivos (regulador de pressão ou válvula + manômetro) compõem uma peça única.
Paiakan está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display