Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Coagulação da levedura

Responder

Opções Display
Antigo 06-12-2017, 03:16 PM   #1
jscarvalho76
Recipes 

Registo: Dec 2017
Msgs: 2
Default Coagulação da levedura

Pessoal,

Não tenho muita experiencia em levedura, mas a minha lama sempre é fina, mas essa ultima ficou coagulada, foi a primeira vez que usei o whirlfloc.

Seria o whirlfloc o causador dessa coagulação, está parecendo carne de soja.

Imagem anexada.

Fiz uma Pilsen, usando a levedura Fermentis S23 com fermentação a 10º na Geladeira
20171205_214623.jpg‎  
jscarvalho76 está offline

Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 03:57 PM   #2
sobral
Recipes 

Registo: Oct 2017
Msgs: 9
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 3

Cara, tive esse mesmo resultado em uma das últimas levas que fiz.

Foi uma American IPA fermentada com o M44 - US West Coast da Mangrove. Também usei whirfloc, mas não acredito que seja este o problema pois já utilizei bastante em outras levas e nunca aconteceu isso.

Meu palpite é que seja uma característica da própria levedura, mas não tenho certeza. Primeira vez que uso o M44, nunca usei o S23.

Não prejudicou em nada a cerveja, sabor continuou limpo e clarificou bem. Mas a lama dispersa no fundo do fermentador reduziu um pouco o volume aproveitado no envase.

Enfim, também estou curioso e gostaria de ouvir a experiência dos outros cervejeiros sobre o assunto.

Responder com Quote
Antigo 06-12-2017, 04:04 PM   #3
jscarvalho76
Recipes 

Registo: Dec 2017
Msgs: 2

Quote:
Mensagem Original de sobral Ver Mensagem
Cara, tive esse mesmo resultado em uma das últimas levas que fiz.

Foi uma American IPA fermentada com o M44 - US West Coast da Mangrove. Também usei whirfloc, mas não acredito que seja este o problema pois já utilizei bastante em outras levas e nunca aconteceu isso.

Meu palpite é que seja uma característica da própria levedura, mas não tenho certeza. Primeira vez que uso o M44, nunca usei o S23.

Não prejudicou em nada a cerveja, sabor continuou limpo e clarificou bem. Mas a lama dispersa no fundo do fermentador reduziu um pouco o volume aproveitado no envase.

Enfim, também estou curioso e gostaria de ouvir a experiência dos outros cervejeiros sobre o assunto.

A Fermentis S23 é a primeira vez que utilizo, então não sei se é características dela, também é a primeira vez que uso o Whirlfloc.

Já utilizei o Mangrove M44 e ficou uma lama fina no fundo, sem coagulação.
jscarvalho76 está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display