Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Fermentação na garrafa

Responder

Opções Display
Antigo 12-10-2017, 10:36 AM   #11
Carbobiach
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 245
Liked 83 Times on 59 Posts
Likes Given: 153

Quote:
Mensagem Original de sauloeng Ver Mensagem
Já tive problemas com explosão de garrafas. E ainda bem que estava em um armário e não tive maiores prejuízos.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Bom, então este é o primeiro relato em primeira mão que tenho. E, cara, fico muito feliz que não tenha te dado nenhum problema maior! Espero que nunca volte a acontecer.

Meu blog (em construção): https://carbobiachhomebrew.blogspot.com.br/
Carbobiach está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-10-2017, 10:08 PM   #12
Guilherme01
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 28
Liked 4 Times on 4 Posts

As pessoas q conheco q tiveram garrafas explosivas estavam usando long neck reaproveitada...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
Guilherme01 está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 13-10-2017, 07:37 AM   #13
reijfaria
Recipes 

Msgs: 13
Liked 6 Times on 6 Posts

Quote:
Mensagem Original de Carbobiach Ver Mensagem
Particularmente nunca ouvi falar de garrafas explodirem, apesar de muitos boatos circularem pela internet. O que já vi acontecer, tanto comigo, quanto com amigos, foi o soltar da tampinha (mas isto pode ter sido mais falta de aperto que supercarbonatação). Mas, ainda assim, o seguro morreu de velho.
A temperatura da cerveja é difícil de causar explosão, precisaria ser uma temperatura muito alta para elevar a pressão a tanto, ou ter uma variação brusca de temperatura que a garrafa quebrasse por choque térmico.
Com relação à atenuação, está correto. Caso tenha atenuado completamente e os subprodutos também consumidos de forma satisfatória, não haverá geração de CO2 para causar risco de explosão.
Os principais fatores que podem levar a isto são:

1 - atenuação incompleta do mosto;
2 - errar a mão na carbonatação (por isto é interessante usar calculadora que verifique a temperatura da cerveja para influenciar no cálculo);
3 - Contaminação, pois, por mais que nossas cepas mais comuns não consigam consumir açúcares de cadeias maiores, leveduras selvagens e bactérias conseguem e, além de perder para a contaminação, pode gerar supercarbonatação na garrafa;
4 - garrafas com trincas ou fragilizadas;

Só certificar ter atenuado, não errar a mão, usar garrafas boas e sanitizar tudo muito bem que não tem erro!
Comigo já explodiu. Carbinatei um Brown Ale e depois de muitos meses na garrafa a uma temperatura ambiente de 30° uma delas explodiu na garagem de casa. Com isso aprendi que cervejas escuras se usa menos açúcar para refermentar. Todas as outras com se abria a garrafa virava um chafariz

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
reijfaria está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 13-10-2017, 07:43 AM   #14
reijfaria
Recipes 

Liked 6 Times on 6 Posts

Quote:
Particularmente nunca ouvi falar de garrafas explodirem, apesar de muitos boatos circularem pela internet. O que já vi acontecer, tanto comigo, quanto com amigos, foi o soltar da tampinha (mas isto pode ter sido mais falta de aperto que supercarbonatação). Mas, ainda assim, o seguro morreu de velho.
A temperatura da cerveja é difícil de causar explosão, precisaria ser uma temperatura muito alta para elevar a pressão a tanto, ou ter uma variação brusca de temperatura que a garrafa quebrasse por choque térmico.
Com relação à atenuação, está correto. Caso tenha atenuado completamente e os subprodutos também consumidos de forma satisfatória, não haverá geração de CO2 para causar risco de explosão.
Os principais fatores que podem levar a isto são:

1 - atenuação incompleta do mosto;
2 - errar a mão na carbonatação (por isto é interessante usar calculadora que verifique a temperatura da cerveja para influenciar no cálculo);
3 - Contaminação, pois, por mais que nossas cepas mais comuns não consigam consumir açúcares de cadeias maiores, leveduras selvagens e bactérias conseguem e, além de perder para a contaminação, pode gerar supercarbonatação na garrafa;
4 - garrafas com trincas ou fragilizadas;

Só certificar ter atenuado, não errar a mão, usar garrafas boas e sanitizar tudo muito bem que não tem erro!
Comigo já explodiu. Carbinatei um Brown Ale e depois de muitos meses na garrafa a uma temperatura ambiente de 30° uma delas explodiu na garagem de casa. Com isso aprendi que cervejas escuras se usa menos açúcar para refermentar. Todas as outras com se abria a garrafa virava um chafariz

reijfaria está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 13-10-2017, 07:46 AM   #15
reijfaria
Recipes 

Liked 6 Times on 6 Posts

Quote:
Bom, então este é o primeiro relato em primeira mão que tenho. E, cara, fico muito feliz que não tenha te dado nenhum problema maior! Espero que nunca volte a acontecer.

reijfaria está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 13-10-2017, 08:09 AM   #16
AdailtonGaspari
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 32
Liked 1 Times on 1 Posts

Também já consegui essa proeza. 4 garrafas explodiram dentro da dispensa.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
AdailtonGaspari está offline
caeliojunior Likes This 
Responder com Quote
Antigo 31-10-2017, 06:21 AM   #17
ricardo
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 122
Liked 36 Times on 25 Posts
Likes Given: 16

Mas a 30C não tem garrafa que aguente...
Pq não deixar na geladeira, ou configurar o TIC para tipo 8C ou 5C?
ricardo está offline
Carbobiach Likes This 
Responder com Quote
Antigo 31-10-2017, 07:24 AM   #18
Carbobiach
Recipes 

Registo: Jul 2017
Msgs: 245
Liked 83 Times on 59 Posts
Likes Given: 153

Bom, pelos relatos, em alguma coisa houve erro. Se alguma garrafa explodiu, pode ter sido por ela ter estado fragilizada e não suportou a pressão (ainda mais armazenando em temperaturas altas). Se diversas explodiram, já consideraria atenuação incompleta ou errar a mão no açúcar, unido com garrafas mais frágeis e distribuição heterogênea do açúcar ou priming. Talvez, como já disse antes, até contaminação.
O correto seria usar o manômetro, de preferência em 2 garrafas de cada lote, com uma homogenização correta da solução de priming, que deve ser bem calculada (calculadora para isto: https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/), considerando o CO2 já dissolvido na cerveja pós-fermentação e maturação e bem dosada. Eu não uso manômetro, infelizmente meu dinheiro é muito curto, e, exatamente por isto, redobro os cuidados ao realizar a refermentação na garrafa, inclusive mantendo na mesma temperatura de fermentação para diferir o mínimo possível do estado de trabalho original.
Para fazer, eu trasfego pela torneira do balde, através de uma mangueira, até outro balde (que uso somente para envase, onde instalei uma torneira de vazão mais controlada e com engate direto para o filler), onde a solução de priming já está no fundo. Deste modo, toda a cerveja se mistura com com a solução, sem agregar grande influência por oxidação (o ideal seria preencher tudo com CO2 e transferir por pressão, mas isto é custoso) e, óbvio, tudo muito bem sanitizado, inclusive fervo a a solução que uso para a refermentação, assim garantindo que não terá contaminação vinda dela (quem usa açúcar direto ou apenas dilui em água fria deveria mudar isto, considero muito arriscado, ainda mais se usar aquele açúcar que tu pega do pote de adoçar o café). Neste novo balde posso homogeneizar com a pá e envasar. A cada 3 ou 4 litros que diminui da marcação do balde homogenizo novamente, com suavidade e sem fazer bolhas.
É o método que considero mais seguro, não confio em usar açúcares em forma de cristal e não fervidos, nem em inserir garrafa por garrafa. É difícil contaminar cerveja pronta, mas, ainda que for acontecer, é mais provável que seja num açúcar não esterilizado que por um balde devidamente sanitizado e uma exposição ao ar curtíssima. Também é mais provável super-carbonatar garrafas inserindo pequenas doses em cada uma, que ao misturar em todo o conteúdo de uma vez.
Acredito que a maior fonte disto venha do famoso empirismo de "6g/l". De fato, isto fornece carbonatação satisfatória par diversos estilos, mas, provável que para outros seja de menos e alguns demais. Óbvio que esta quantidade dificilmente irá explodir uma garrafa, mas o erro na hora de medir volumes sim. É mais provável que se coloque 6g/l considerando-se a litragem inicial do mosto, sem contar o que se perde no fundo do fermentador e isto, aliado aos demais itens que já citei, é perigoso.
O melhor, diria eu, seria economizar e investir em carbonatação forçada e envazar em barris. Aos poucos estou fazendo uma poupança para isto. Espero ter ajudado.

Meu blog (em construção): https://carbobiachhomebrew.blogspot.com.br/
Carbobiach está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display