Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Equipamentos, Técnicas e Processos > Pressão CO2

Responder

Opções Display
Antigo 20-04-2017, 07:02 PM   #1
jonatanpaulini
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 2
Default Pressão CO2

Boa noite pessoal.
Já li vários tópicos e não consegui encontrar a resposta para minha dúvida.
Eu trabalho com chopp em barril d 20l, Pilsen. Possuo um comércio e compro o barril de chopp.
Porém estou tendo vários problemas com carbonatação do chopp após aberto depois de um dia.
Mantenho meus barril refrigerado a uma temperatura de 10° e ligados na chopeira elétrica, deve ter 1,5 metro de mangueira que sai do refrigerador e vai até a choéira...
Porém ocorre que de um dia para outro o barril começa a espumar e dar bolha na linha... Eles estavam jogando 2,5 - 3kg de CO2, baixei para 1,2kg para teste agora.
Vejo que meu problema ocorre de um dia para outro, acredito que o chopp esteja carbonatando e as bolhas da linha talvez seja pelo fato de o CO2 da linha esteja se desprendendo do líquido, criando essas bolhas....... Existe alguma tabela de Pressão C02 X temperatura para fazer a extração do chopp?
Vi a tabela da carbonatação forçada, e coloquei a pressão do cilindro em 1,2kg.
O meu problema será que é essa mangueira que sai do refrigerador e vai até a chopeira?
Alguém poderia me auxiliar?
jonatanpaulini está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 07:48 PM   #2
vmsouza
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 141
Liked 32 Times on 28 Posts
Likes Given: 27

Parece que por deixado conectado e a 10 graus vc supercarbonatou a breja. Pra extrair sem espuma uso sempre pressão maior do que ela foi carbonatada e regulo o fluxo da torneira. Ao terminar de servir no fim da noite elimino o gás, deixando apenas o suficiente ou como estava antes de conectar, na mesma temperatura, deixo o co2 desligado e fechado.

Talvez por ela estar com muito mais gás incorporado, usar pressão maior pode ser até perigoso, minha extratora dsi depois de certa pressão ela alivia automaticamente, não deixa eu colocar muito mais de 4,5 (não lembro exato).

Talvez aliviar todo o gás do headspace e manter refrigerada, no dia seguinte quando for servir coloca tipo 2kg, 2,5, 3 e testa se parou de espumar.

Eu faria isso.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
vmsouza está offline

Responder com Quote
Antigo 20-04-2017, 10:35 PM   #3
jonatanpaulini
Recipes 

Registo: Apr 2017
Msgs: 2

Obrigado pelo feedback amigo!
HOje eu deixei o co2 em 1,2kg, ao finalizar a noite vou fechar o CO2 dos barril, e ver se vai enzicar.
EU nunca fechava o C02, vai que o chopp ficava carbonatando né.
Mando os resultados.
jonatanpaulini está offline

Responder com Quote
Antigo 21-04-2017, 10:25 AM   #4
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.880
Liked 1172 Times on 892 Posts
Likes Given: 394

Quote:
Mensagem Original de jonatanpaulini Ver Mensagem
Boa noite pessoal.
Já li vários tópicos e não consegui encontrar a resposta para minha dúvida.
Eu trabalho com chopp em barril d 20l, Pilsen. Possuo um comércio e compro o barril de chopp.
Porém estou tendo vários problemas com carbonatação do chopp após aberto depois de um dia.
Mantenho meus barril refrigerado a uma temperatura de 10° e ligados na chopeira elétrica, deve ter 1,5 metro de mangueira que sai do refrigerador e vai até a choéira...
Porém ocorre que de um dia para outro o barril começa a espumar e dar bolha na linha... Eles estavam jogando 2,5 - 3kg de CO2, baixei para 1,2kg para teste agora.
Vejo que meu problema ocorre de um dia para outro, acredito que o chopp esteja carbonatando e as bolhas da linha talvez seja pelo fato de o CO2 da linha esteja se desprendendo do líquido, criando essas bolhas....... Existe alguma tabela de Pressão C02 X temperatura para fazer a extração do chopp?
Vi a tabela da carbonatação forçada, e coloquei a pressão do cilindro em 1,2kg.
O meu problema será que é essa mangueira que sai do refrigerador e vai até a chopeira?
Alguém poderia me auxiliar?
Se o cilindro fica aberto e conectado no barril, com uma pressão alta dessas certamente a cerveja vai incorporar o CO2 e vai ficar super-carbonatada. O excesso de espuma é por causa do excesso de carbonatação.

Te aconselho a usar a mesma pressão de carbonatação pra servir, ou um pouquinho acima, mas nada além de 0,2~0,3kgf. Caso use a mais assim, feche o cilindro depois de interromper o serviço da cerveja.

É bom que vc saiba qual a pressão que tá o barril pra ajustar no cilindro. Pra saber isso vc pode arranjar um manômetro com rosca pra colocar na saída de líquido da extratora, daí ele mede a pressão que tá no barril. Uma outra alternativa é tirar a valvula anti-retorno da entrada de gás da extratora e medir no manômetro do próprio cilindro, com ele totalmente fechado e a extratora conectada.

Responder com Quote
Responder
Opções
Display