Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Contaminada, sim ou não?

Responder

Opções Display
Antigo 10-06-2015, 04:11 PM   #21
Rgorskicado
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 73
Liked 25 Times on 19 Posts

Quote:
Mensagem Original de legacy Ver Mensagem
Salve, galera

Estou pra brassar uma Oatmeal Stout e queria saber como adicionar um pouco de chocolate.

Qual é o correto ? Em pó 100% ? 100% puro ? rs... confesso que fiquei confuso.

Adiciona-se na fervura? A quantos mins do fim ? Pra receita de 20L voces indicam qts gramas?

Valeu e boa cerveja a todos
Coloquei 200gr de Cacau em pó sem açúcar para 20 litros na segunda fermentaçao. Ficou excelente!
Rgorskicado está offline

Responder com Quote
Antigo 10-06-2015, 05:19 PM   #22
Korvocore
Vendor
HBTBR_SPONSOR.png
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 290
Liked 96 Times on 63 Posts
Likes Given: 84

Finalizei a nova Chocolate Cherry Stout. Ficou DUKA!

Coloquei 250g de cacau garoto 100%

Mais tarde posto fotos aqui.

Brewmetal Loja de conexões e equipamentos do cervejeiro caseiro.
https://www.facebook.com/brewmetal/
Korvocore está offline

Responder com Quote
Antigo 12-06-2015, 10:17 AM   #23
legacy
Recipes 

Registo: Apr 2015
Msgs: 14

Quote:
Mensagem Original de Rgorskicado Ver Mensagem
Coloquei 200gr de Cacau em pó sem açúcar para 20 litros na segunda fermentaçao. Ficou excelente!
Valeu, amigo !
Só despejou o pó no balde mesmo ? Ou fez uma mistura com algum líquido antes ?
Abraço!
legacy está offline

Responder com Quote
Antigo 12-06-2015, 10:44 AM   #24
Rgorskicado
Recipes 

Registo: Dec 2014
Msgs: 73
Liked 25 Times on 19 Posts

Quote:
Mensagem Original de legacy Ver Mensagem
Valeu, amigo !
Só despejou o pó no balde mesmo ? Ou fez uma mistura com algum líquido antes ?
Abraço!
Só despejei o cacau, sem mistura nenhuma.
Rgorskicado está offline
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-06-2015, 11:14 AM   #25
Korvocore
Vendor
HBTBR_SPONSOR.png
Recipes 

Registo: Jul 2014
Msgs: 290
Liked 96 Times on 63 Posts
Likes Given: 84

Brewmetal Loja de conexões e equipamentos do cervejeiro caseiro.
https://www.facebook.com/brewmetal/
Korvocore está offline
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Antigo 29-07-2015, 09:35 PM   #26
mfwitzel
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 70
Liked 22 Times on 14 Posts
Likes Given: 17

Aproveitando o topico (para nao abrir o outro)
Após 3 dias de fermentação a temperatura ambiente, uns 22 externo (ja sei que tem varios erros ate aqui...rs...) a densidade baixou de 1075 para 1018 (sei que foi rapido demais).. e, se nao faltasse problemas...rs... a tampa estava estufando e começou vazar cerveja pelo sterilock...resolvi abrir... segue a foto

cheiro e gosto da breja parecem estar ok... mas perto do sterilock de fato contaminado
tive que decidir rapido o que fazer.... sou marinheiro de primeira viagem..
arrisquei..
sanitizei outro fermentador e troquei de fermentador pela torneira..usando um filtro metalico conico com tela bem fina. não passei nem o sedimento do fundo nem essa parte mais superior (nao passei estas partes nem pelo filtro.. nem saíram do fermentador antigo)....
tampei o novo e coloquei na geladeira convencional regulada para o mínimo...
será que salva? ou melhor ja jogar no ralo? hahahah
fiz besteira neste transporte ou era o jeito mesmo?
tenho que colocar mais um tantinho de fermento ou deixo assim mesmo?
Valeu
Abraço
Marcelo
mfwitzel está offline

Responder com Quote
Antigo 29-07-2015, 09:55 PM   #27
tiefensee
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 882
Liked 307 Times on 250 Posts
Likes Given: 13

@mfwitzel
porque tu acha que teu airlock estava contaminado? Não parece ter nada contaminado, parece uma fermentação normal (vigorosa, mas normal. Temperatura ambiente a 22 a fermentação vai voar mesmo)
Essa parte de cima que tu chama de estranha nada mais é que o krausen. É o fermento em ação. Se tu tirou o krausen, tu tirou a maior parte do teu fermento ativo.

Conselho: Nunca faça nada sem saber o porquê. É muito mais provável de errar do que de acertar. E gelar a cerveja com 3 dias? Isso não faz o menor sentido. Provavelmente tua cerveja nem atenuou 100%.

Resumindo. Tu fez uma sequência de bobagens. Se tu tivesse vindo no fórum ANTES, tu teria certamente resolvido teu problema. Não tem problema nenhum em vazar cerveja pelo airlock ou blow off. Nestes casos o que fazer???? simplesmente tira a mangueira ou o arilock, limpa, sanitiza e coloca de novo. Em caso de vazamento, sempre blow off é mais interessante.

Lê os tópicos fixos antes da próxima cerveja...
tiefensee está offline

Responder com Quote
Antigo 29-07-2015, 10:50 PM   #28
Andreguetti
Recipes 

Registo: Oct 2014
Msgs: 230
Liked 45 Times on 37 Posts
Likes Given: 16

Pela foto é dificil saber, mas me parece normal também... Concordo com o tiefensee, se tu tivesse vindo antes aqui tinha poupado trabalho e evitado a chance de contaminar de verdade passando a ceva de uma lado pra outro.
Andreguetti está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2015, 12:17 AM   #29
hopdevils
Recipes 

Registo: Jun 2015
Msgs: 190
Liked 68 Times on 61 Posts
Likes Given: 40

Quote:
Mensagem Original de mfwitzel Ver Mensagem
Aproveitando o topico (para nao abrir o outro)
Após 3 dias de fermentação a temperatura ambiente, uns 22 externo (ja sei que tem varios erros ate aqui...rs...) a densidade baixou de 1075 para 1018 (sei que foi rapido demais).. e, se nao faltasse problemas...rs... a tampa estava estufando e começou vazar cerveja pelo sterilock...resolvi abrir... segue a foto

cheiro e gosto da breja parecem estar ok... mas perto do sterilock de fato contaminado
tive que decidir rapido o que fazer.... sou marinheiro de primeira viagem..
arrisquei..
sanitizei outro fermentador e troquei de fermentador pela torneira..usando um filtro metalico conico com tela bem fina. não passei nem o sedimento do fundo nem essa parte mais superior (nao passei estas partes nem pelo filtro.. nem saíram do fermentador antigo)....
tampei o novo e coloquei na geladeira convencional regulada para o mínimo...
será que salva? ou melhor ja jogar no ralo? hahahah
fiz besteira neste transporte ou era o jeito mesmo?
tenho que colocar mais um tantinho de fermento ou deixo assim mesmo?
Valeu
Abraço
Marcelo
Concordo com o que já foi dito acima.

Mas tenho que acrescentar minha experiência,porque,no início sempre achava que minhas levas estavam contaminadas.Tinha essa paranoia.
Mas a verdade é que a fermentação gera cheiros e gostos estranhos,vários desagradáveis que só com maturação,ou seja tempo,podem desaparecer.

Então meu conselho,como alguém que se precipitou demais:É difícil uma cerveja contaminar,e podem até discordar,mas em minha experiência é preciso realmente se esforçar pra uma leva contaminar.Então tenha sempre paciência e dê tempo para que os aromas e sabores da cerveja melhorem.

Sobre o que fazer agora,não sei,talvez seu fermento ainda volte a ficar ativo trazendo à mesma temperatura de antes.Te indicaria tentar isso.

Boa sorte,

Abraço.
hopdevils está offline

Responder com Quote
Antigo 30-07-2015, 08:19 AM   #30
gabrielcalo
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 597
Liked 122 Times on 98 Posts
Likes Given: 93

Quote:
Mensagem Original de hopdevils Ver Mensagem

...É difícil uma cerveja contaminar,e podem até discordar,mas em minha experiência é preciso realmente se esforçar pra uma leva contaminar....
Eu discordo com esta passagem. Concordo com o seguinte, é difícil contaminar a cerveja a ponto de ter que descartá-la. Agora contaminação pode ocorrer em diversos níveis e é fácil de acontecer, e muitas vezes achamos que não está contaminada, mas há um pequeno off-flavor presente, que não chega a arruinar a cerva. E às vezes, a contaminação só é percebida depois de um tempo engarrafada e à temperatura ambiente, quando o contaminante ainda continua a atuar na cerva, deixando-a mais carbonatada, aguada, sem graça.

Mas voltando a questão do colega cervejeiro, por se tratar de uma dúvida específica a algo ocorrido por ele, deveria ter criado outro tópico.

O pessoal que administra o fórum e muitos colegas experientes sempre orientam a abrir um tópico para sua questão pessoal e não pegar carona em outro já aberto.

Abraço!

Gabriel
gabrielcalo está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display