Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Decocção

Responder

Opções Display
Antigo 27-10-2016, 10:45 AM   #11
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de mjjunior10 Ver Mensagem
Sim, eu inclui melanoidin na receita..
Acho que vou testar sem decoccao essa primeira e na próxima faço com decoccao pra ver se há impacto importante na dunkel.
Abs

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Eu acredito que se não houvesse impacto, a maioria do pessoal não faria, pois dá mais trabalho e suja mais panela :P
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 27-10-2016, 11:29 AM   #12
mjjunior10
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 30
Liked 4 Times on 2 Posts
Likes Given: 8

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Eu acredito que se não houvesse impacto, a maioria do pessoal não faria, pois dá mais trabalho e suja mais panela :P
Entendo.

Mas talvez seja por uma questão de tradição, tipo a parada proteica com um grist só de maltes, que é desnecessária.

Pode ser que logo se confirme que a decocção é um método ultrapassado..

PS. Falo isso apenas pelo que li no HBT americano, mas preciso pesquisar mais.
mjjunior10 está offline

Responder com Quote
Antigo 27-10-2016, 12:07 PM   #13
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Entendo.

Mas talvez seja por uma questão de tradição, tipo a parada proteica com um grist só de maltes, que é desnecessária.

A decocção era utilizada antigamente, qd não se tinha termometro....então eles controlavam pela fervura e volume até atingir a temperatura alvo de sacarificação...

Mas acontece que é nítida a intensificação dos aromas e sabor caramelado do malte...
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 29-10-2016, 06:16 PM   #14
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.991
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Entendo.

Na maioria dos casos, basicamente é sim uma questão de pura tradição. Tanto é que pouquíssimas cervejarias ainda fazem isso, na Alemanha. A maioria já modificou seu processo há bastante tempo, por questões de custo-beneficio.

A parada proteica é até um pouco menos questão de tradição, pelos nutrientes (aminoácidos livres) que ela gera, num sistema onde não se pode adicionar nutrientes externos, tipo servomyces da vida (lei da pureza).

Sou da opinião que variações no processo levam sempre a variações no resultado final, mesmo que sejam muito sutis. Falo isso mesmo sabendo que método decocção já foi comparado lado a lado com sem decocção+melanoidina sem que fosse percebida diferença.

Nesse caso acredito que deve ser mesmo bastante sutil e sugiro que se vc quiser testar a técnica, faça em uma cerveja mais clara e fraca de sabor. Como a dunkel leva uma quantidade de maltes especiais, provavelmente se houver uma diferença sutil, ela vai passar despercebida ou confundida com outros elementos.

Abraço
Responder com Quote
Antigo 12-12-2016, 12:09 PM   #15
mjjunior10
Recipes 

Registo: Feb 2016
Msgs: 30
Liked 4 Times on 2 Posts
Likes Given: 8

http://brulosophy.com/2016/12/12/mas...iment-results/

Nesse experimento, entre uma german pils feita com deccocao e outra com infusão simples, após a realização de testes cegos com vários cervejeiros, os resultados mostraram q não foi percebida, pela maioria, diferença nas cervejas.
Porém o autor ressalta que isso não encerra o debate e outros testes podem ser feitos.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
mjjunior10 está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum