Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Extração de taninos

Responder

Opções Display
Antigo 03-07-2013, 12:46 AM   #11
conrado
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 12
Liked 2 Times on 2 Posts
Likes Given: 5

Neudson, de qlqr forma, o o amargor que o Bravo proporciona é bastante "rasgante" por sinal, similar ao Columbus.
conrado está offline
neudson Likes This 
Responder com Quote
Antigo 03-07-2013, 09:15 AM   #12
neudson
Recipes 

Msgs: 32
Liked 12 Times on 10 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de conrado Ver Mensagem
Neudson, de qlqr forma, o o amargor que o Bravo proporciona é bastante "rasgante" por sinal, similar ao Columbus.
Com certeza, mas o fato de ter passado em uns bons 10 IBU do amargor pretendido deve ter feito bastante diferença.
Fermentando: American IPA
Próxima: Weiss
neudson está offline
conrado Likes This 
Responder com Quote
Antigo 12-07-2013, 09:35 AM   #13
Jairo
Recipes 

Msgs: 25
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 8

Neudson, sem querer meter a colher na sua brassagem, acho que para um volume baixo de cerveja como este, vale a pena usar lúpulos de aroma ou mesmo de aroma/amargor para obter os IBUs que você deseja. O aumento de custo vai ser muito pequeno e a melhora no sabor vai ser grande, principalmente com as adições que você fez mais para o fim da fervura. Abraços a boas brejas.
Jairo está offline

Responder com Quote
Antigo 12-07-2013, 10:21 AM   #14
neudson
Recipes 

Msgs: 32
Liked 12 Times on 10 Posts
Likes Given: 14

Quote:
Mensagem Original de Jairo Ver Mensagem
Neudson, sem querer meter a colher na sua brassagem, acho que para um volume baixo de cerveja como este, vale a pena usar lúpulos de aroma ou mesmo de aroma/amargor para obter os IBUs que você deseja. O aumento de custo vai ser muito pequeno e a melhora no sabor vai ser grande, principalmente com as adições que você fez mais para o fim da fervura. Abraços a boas brejas.
Você fala por conta do Bravo ser um super alpha? Eu sei que eu poderia ter usado algo com menos AA, como só Amarillo, ou só Citra pra fazer essa Pale Ale, mas eu queria mesmo era usar algo mais diferente.

Abri novamente essa com Bravo semana passada, com 3 semanas de maturação, e o sabor já ficou mais arredondado, menos agressivo, e o aroma apareceu mais. Discreto ainda, mas mais presente.
Fermentando: American IPA
Próxima: Weiss
neudson está offline

Responder com Quote
Antigo 18-07-2014, 02:00 PM   #15
SamuelKuhsler
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 63
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 8

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Cara, de acordo com tudo que já pesquisei até hoje... o negócio de extrair taninos só por espremer o malte é um mito.

O principal é uma combinação de alta temperatura da lavagem (mais que 78 graus, por exemplo) e PH muito alcalino.

Abraço,
Guenther, ainda não instalei um filtro de carvão e pretendo fazer mais uma brassagem ainda com água mineral. Usando a água mineral na lavagem, porém na temperatura correta, poderia causar algum problema?
Abraço
SamuelKuhsler está offline

Responder com Quote
Antigo 18-07-2014, 05:30 PM   #16
alanlisboa
Recipes 

Registo: Jun 2014
Msgs: 236
Liked 42 Times on 35 Posts
Likes Given: 16

Pessoal, me falem mais sobre o off flavor da Alquimia? Tenho três kits deles em preparo...
alanlisboa está offline

Responder com Quote
Antigo 10-05-2017, 02:06 PM   #17
vinipandolfo
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 110
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 315

Quote:
Mensagem Original de SamuelKuhsler Ver Mensagem
Guenther, ainda não instalei um filtro de carvão e pretendo fazer mais uma brassagem ainda com água mineral. Usando a água mineral na lavagem, porém na temperatura correta, poderia causar algum problema?
Abraço
@Guenther o que eu considero um PH muito alcalino? sei que o ideal seria um PH de 5.5 para a agua de lavagem, mas um PH de 6.5 a 7 poderia deixar a cerveja muito adstringente? (considerando uma agua de lavagem na temperatura em torno de 76~77ºC
vinipandolfo está offline

Responder com Quote
Antigo 10-05-2017, 06:15 PM   #18
Guenther
Administrador
HBTBR_ADMIN.png

Recipes 

Registo: Apr 2013
Msgs: 3.826
Liked 3044 Times on 1400 Posts
Likes Given: 34

Quote:
Mensagem Original de vinipandolfo Ver Mensagem
@Guenther o que eu considero um PH muito alcalino? sei que o ideal seria um PH de 5.5 para a agua de lavagem, mas um PH de 6.5 a 7 poderia deixar a cerveja muito adstringente? (considerando uma agua de lavagem na temperatura em torno de 76~77ºC
Se vc usar uma proporção de água normal, até 4 litros por kg, dificilmente vai ter problemas mesmo com água com 7 de pH.

Se usar mais, aí sim começa a ter aumentar a chance de ter problemas.

- HomebrewTalk Brasil - Administrador
- Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/guenthersehn
- Site de cursos: www.cursocerveja.com.br
Guenther está offline
vinipandolfo Likes This 
Responder com Quote
Antigo 09-06-2017, 03:45 PM   #19
vinipandolfo
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 110
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 315

Quote:
Mensagem Original de Guenther Ver Mensagem
Se vc usar uma proporção de água normal, até 4 litros por kg, dificilmente vai ter problemas mesmo com água com 7 de pH.

Se usar mais, aí sim começa a ter aumentar a chance de ter problemas.
Na mostura uso 2,3L/kg, depois faço a lavagem até atingir a litragem que quero na panela de fervura, ou a O.G. (do sparge) baixar de 1015.
vinipandolfo está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display