Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Água

Responder

Opções Display
Antigo 09-05-2014, 01:49 PM   #11
Gilberto
Recipes 

Registo: Jan 2014
Msgs: 53
Liked 7 Times on 7 Posts

Oi Ronaldo,
Infelizmente não poderei ir desta vez, o evento caiu justamente no fim de semana que não dá para ir (o antes e o depois daria), vai ficar para uma próxima oportunidade.
Abraços
Gilberto está offline

Responder com Quote
Antigo 13-05-2014, 05:43 PM   #12
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.948
Liked 1224 Times on 924 Posts
Likes Given: 400

Quote:
Mensagem Original de Gilberto Ver Mensagem
Caros,
Fiz uma análise para ver o conteúdo mineral de minha água (uma nascente) e o resultado mostrou que este conteúdo é muito baixo. O íon Ca ficou em 0,9 ppm, Mg 1,02 ppm, Cloreto 8, Sulfato 2, Sódio 2,7 e a Alcalinidade total em 13 ppm. Já fiz algumas cervejas claras e não me preocupei muito com este baixo conteúdo mineral, mas agora pretendo Brassar umas escuras e a primeira será uma Oatmeal Stout e fazendo a simulação no Beersmith (comparando minha água com a de Dublin, por exemplo), percebi que teria que acrescentar uma boa quantidade de sais para fabricar uma água parecida com a de Dublin, então minhas questões são:

- Para a brassagem de cervejas escuras, é essencial a adição de sais em águas desmineralizadas ? - - Posso não adicionar sais e ter uma boa cerveja escura ?
- Muitos sais, quando indicados pelo beersmith, podem prejudicar o sabor da cerveja ?
- Posso confiar nas simulações do beersmith ?
abraços
Gilberto
Gilberto,

Pra ter um bom resultado com cerveja escura, numa água tão mole, imagino que precise sim adicionar alguns sais. Porque os grãos escuros abaixam o pH do mosto, alguns íons dos sais ajudam a aniquilar esse efeito até um certo limite.

Vc ja tem a analise da agua, isso é ótimo, agora é só calcular quantos ppm de cada íon que vc precisa adicionar.

Dosagem superior aos niveis recomendados podem prejudicar o sabor sim...

Não conheço as simulações do beersmith, mas tem muita fonte de informação sobre ajuste de água disponivel por ai, tem que tirar um tempo, estudar e ver quanto e quais sais adicionar na sua agua pra determinada cerveja que for fazer.

Responder com Quote
Antigo 15-05-2014, 05:07 PM   #13
Gilberto
Recipes 

Msgs: 53
Liked 7 Times on 7 Posts

Tiago,
já fiz duas experimentações com sais e creio que os resultados foram bons. Produzi uma Oatmeal Stout e uma APA e ambas simulei nos beersmith e também utilizei a planilha de alcalinidade residual do John Palmer, não utilizei toda a quantidade de sais recomendado (tanto beersmith quanto a planilha do Palmer), usei um pouco menos e quando fizer outras levas testarei maiores quantidades de sais e farei uma comparação. Tentei dar uma maior atenção na quantidade do cálcio e carbonatos para a Stout e cálcio e sulfatos/cloreto para a APA.
abraços
Gilberto está offline
Tiago Likes This 
Responder com Quote
Antigo 05-06-2014, 11:53 AM   #14
marconova
Recipes 

Msgs: 30
Liked 7 Times on 5 Posts

Pessoal
Podemos confiar nas informações físico-químicas dos rótulos dos garrafões de água mineral?

Abç
marconova está offline

Responder com Quote
Antigo 03-03-2016, 02:57 PM   #15
rskis
Recipes 

Registo: Mar 2015
Msgs: 51
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 7

Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?
rskis está offline

Responder com Quote
Antigo 03-03-2016, 03:19 PM   #16
rodfon
Recipes 

Registo: Oct 2015
Msgs: 632
Liked 139 Times on 125 Posts
Likes Given: 333

Quote:
Mensagem Original de rskis Ver Mensagem
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico mas estou pensando em fazer algumas correções na água para produzir uma cerveja escura e tenho duas dúvidas:

1. Em que momento da mostura devem ser adicionados os sais? Ou devo adicionar antes de largar os maltes?

2. Sobre a água de lavagem, devo considerar o volume total de água usada para adicionar os sais? Se sim, adiciono metade na mostura e metade na água de lavagem ou devo adicionar tudo na mostura já considerando o volume da água de lavagem?
Nunca fiz modificação da água, mas acredito que antes de largar os maltes. Não sei se entendi a sua pergunta 2, mas acredito que você deverá tratar tanto a sua água de mostura quanto a de lavagem com as respectivas quantidades de sal.
rodfon está offline

Responder com Quote
Antigo 03-03-2016, 03:42 PM   #17
Masiero
Recipes 

Registo: Aug 2014
Msgs: 119
Liked 37 Times on 24 Posts
Likes Given: 30

Quote:

Olá @rskis

Estou começando meus estudos sobre água também, fiz apenas uma receita (AIPA que estou acostumado a tomar) experimentando a adição de sais e gostei muito do resultado.

Também tenho esta dúvida sobre o momento de adicionar os sais e vou deixar para os mais experientes responderem, mas EU tenho tratado toda a água que vou usar numa panela grande que deixo separada só para isso. Simplesmente "tempero" toda a água simulando a encontrada em um determinado lugar. Como se eu estivesse pegando toda a água que usarei no processo direto naquele lugar (água target) sem tratá-la.

Responder com Quote
Antigo 03-03-2016, 03:51 PM   #18
Kurt
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 353
Liked 187 Times on 126 Posts
Likes Given: 70

Quote:

1. Se forem sais que trabalham como cofatores enzimáticos ou que reduzem o pH, adicione-os antes de largar o malte na água. Se for uma questão de sabor (como os sais que interferem na relação cloretos/sulfatos), vc pode adicioná-los a qualquer momento.

2. Se vc está usando sais para trabalharem no sabor da cerveja, é bom utilizar quantidade compatível com teu volume de referência, ou seja, todo o volume de água utilizado e isso independe do onde vc irá colocar os sais.
Se for para causar algum efeito na mostura (como enriquecer com cálcio ou reduzir o pH), então use o necessário baseado no volume da mostura. Como a água do sparge está separada, cuide separadamente do pH da água do sparge (se o pH for sua preocupação).
Maturando: Festbier
Carbonatando: Extra Stout
Prontas: A. Red Ale, Cream Ale, A. Blond Ale, IPA
Kurt está offline

Responder com Quote
Antigo 04-03-2016, 12:22 PM   #19
rskis
Recipes 

Registo: Mar 2015
Msgs: 51
Liked 4 Times on 4 Posts
Likes Given: 7

Quote:
Mensagem Original de Kurt Ver Mensagem
1. Se forem sais que trabalham como cofatores enzimáticos ou que reduzem o pH, adicione-os antes de largar o malte na água. Se for uma questão de sabor (como os sais que interferem na relação cloretos/sulfatos), vc pode adicioná-los a qualquer momento.

2. Se vc está usando sais para trabalharem no sabor da cerveja, é bom utilizar quantidade compatível com teu volume de referência, ou seja, todo o volume de água utilizado e isso independe do onde vc irá colocar os sais.
Se for para causar algum efeito na mostura (como enriquecer com cálcio ou reduzir o pH), então use o necessário baseado no volume da mostura. Como a água do sparge está separada, cuide separadamente do pH da água do sparge (se o pH for sua preocupação).
Valeu pelas respostas pessoal!

@Kurt a ideia é para alterar os sabores mesmo. Uso uma água mineral de galão que tem PH de 5,65 então acredito que esteja ok tanto para mostura quanto para lavagem.

Resumindo as dicas, para o meu caso acredito que seja melhor adicionar na mostura a qtdade de sais equivalente ao volume de água da mostura e depois tratar separadamente a água da lavagem, acho que é isso.

Vou tentar usar a planilha "brunwater" que tem um link aqui no forum.
rskis está offline

Responder com Quote
Antigo 27-05-2017, 06:53 PM   #20
Tiagoallage
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 1
Liked 1 Times on 1 Posts

Pessoal existe algum material que informa a relação Sulfato/Cloreto por estilo de cerveja ?
Tiagoallage está offline
Etelvino77 Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display

« Anterior | Seguinte »
Escolher Fórum