Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Brew Science > Ajuda para identificar os elementos químicos do relatório do SAAE

Responder

Opções Display
Antigo 20-12-2016, 08:01 AM   #1
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.570
Liked 391 Times on 351 Posts
Likes Given: 302

Default Ajuda para identificar os elementos químicos do relatório do SAAE

Salve amigos cervejeiros.

Estou iniciando os estudos sobre o tratamento da água cervejeira e gostaria de saber se com o relatório abaixo do SAAE da minha cidade, consigo identificar os parâmetros que existem na calculadora do Brewers Friend.

Na frente de cada descrição coloquei em negrito os elementos que com meu conhecimento limitadíssimo de química, chuto que poderia ser...

Alguém pode me ajudar?

O relatório não tem o nível de detalhe que a calculadora básica precisa? Que são:
Ca+2
Mg+2
SO4-2
Na+
Cl-
HCO3-

Uma outra dúvida quanto ao relatório. Tem a informação de Cloro Residual. Quando passo pelo filtro de carvão ativado posso considerar sei lá que tenha um valor residual próximo de 0?

[ ]´s
Analise Fisico Quimica agua.PNG‎  
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 04-04-2017, 10:09 AM   #2
FilipeAguiar
Recipes 

Registo: Feb 2017
Msgs: 187
Liked 29 Times on 23 Posts
Likes Given: 5

Deixe-me entender uma coisa: os íons que constam na tabela foi você quem colocou ou a planinha veio assim?
Em geral, eles usam sulfato de aluminio para tratar a agua, então, há sim uma correlação, mas ela não é tão direta (no caso, o sulfato de Aluminio é Al2(SO4)3, então, vc precisa pegar a proporção da massa molecular de cada elemento para fazer uma regra de tres simples).
Quanto a cloro residual, geralmente, se fala do íon hipoclorito, não do Cl-. O Cl- é o cloreto.
As alcalinidades podem ser representadas dessa forma. Em geral, vc pode dizer que ela é uma "soma" das concentrações de Ca, Mg e HCO3-.
Não sei, mas achei um pouco estranha a tabela...

Pelo que eu entendi, se a tabela veio do jeito que está no print, eles esboçaram:
A concentração de aluminio referentes ao Sulfato de alumínio;
A alcalinidade está OK!
O Sódio me deixou na duvida.
Cloretos em função do Mg+2 indica que eles fazem análise de cloreto de magnésio (não faz o menor sentido pra mim).
Cloro residual como cloreto, achei estranho.
FilipeAguiar está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display