Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Geral > Blond ale com abacaxi ou cascas de laranja?

Responder

Opções Display
Antigo 19-01-2018, 09:21 AM   #1
Hamilcar
Recipes 

Registo: Jun 2017
Msgs: 30
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 24

Default Blond ale com abacaxi ou cascas de laranja?

Bom dia galera!
Gostaria da opinião dos colegas para uma cerveja que desejo fazer no final de semana, estou em dúvida entre colocar abacaxi ou casca de laranja, algum colega já utilizou estes dois ingredientes e poderia relatar a experiência, qual o melhor momento para colocar estes, obrigado.
Hamilcar está offline

Responder com Quote
Antigo 19-01-2018, 09:39 AM   #2
Fyah
Recipes 

Registo: Nov 2017
Msgs: 38
Liked 12 Times on 10 Posts
Likes Given: 42

Bom dia!!
Nunca fiz blond ale, minha receita preferida é Witbier e em todas utilizo casca de laranja.

Sempre compro a laranja do tipo seleta um dia antes de usar, eu mesmo retiro a casca sem nenhuma parte branca e utilizo de 5g a 10g para 15L.

Sempre coloco entre 8 a 5 minutos finais da fervura.
Gosto mto e em minhas brassagens sempre tem mel na receita, acho a combinação perfeita para sabor e refrescancia. Não utilize nenhuma raspa com parte branca que amarga em vez de deixar cítrica.
Procura em receitas e dicas de witbier que vc encontra bastante informação.

Fyah está offline
Hamilcar Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-01-2018, 11:44 AM   #3
JuniorBolzani
Recipes 

Registo: Dec 2016
Msgs: 196
Liked 58 Times on 46 Posts
Likes Given: 16

Amigo, isso é gosto pessoal. Se vc preferir abacaxi, vai de abacaxi. Se preferir um sabor de laranja, vai de casca de laranja. Isso é gosto mesmo.

Só atente-se para as técnicas deferenciadas a serem utilizadas. A casca de laranja é costumeiramente adicionada na fervura, faltando 10~5 min para o fim. Já a fruta/polpa de fruta pode ser adicionada tanto na fervura nesse mesmo tempo, quanto no 3~4º dia de fermentação (traz melhor resultado sensorial da fruta) diretamente no fermentador, obedecendo as boas práticas de sanitização requeridas. Se optar pela última técnica de adição é necessário deixar em temperatura de fermentação pelo menos por mais 7 dias, a depender da quantidade usada.

É necessário vc pesquisar a quantidade de fruta q precisa ser adicionada para teu gosto.
JuniorBolzani está offline
Hamilcar Likes This 
Responder com Quote
Antigo 19-01-2018, 02:07 PM   #4
Hamilcar
Recipes 

Registo: Jun 2017
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 24

@Fyah, Obrigado pela orientação, acredito que nesta vou colocar o abacaxi e em próxima que fizer coloco a laranja, quero ver o que traz um e outro na cerveja.
@JuniorBolzani, acredito que vou optar por colocar abacaxi, vou colocar no 3º dia de fermentação, devo colocar uma fruta macerada sem cascas a cada 10 litros e farei como indicou.
Hamilcar está offline

Responder com Quote
Antigo 19-01-2018, 08:20 PM   #5
Caramba
Recipes 

Registo: Apr 2016
Liked 5 Times on 4 Posts
Likes Given: 9

Quote:
Mensagem Original de Hamilcar Ver Mensagem
@Fyah, Obrigado pela orientação, acredito que nesta vou colocar o abacaxi e em próxima que fizer coloco a laranja, quero ver o que traz um e outro na cerveja.
@JuniorBolzani, acredito que vou optar por colocar abacaxi, vou colocar no 3º dia de fermentação, devo colocar uma fruta macerada sem cascas a cada 10 litros e farei como indicou.
Uma ideia interessante se tiver condições é dividir em 2 e colocar abacaxi num e laranja no outro...

Claro que o fato de uma adição ser na fervura e outra na maturação atrapalha...
Mas se tiver equipamentos... pense nisso
Caramba está offline
Hamilcar Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display