Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Propagação de leveduras?

Responder

Opções Display
Antigo 17-10-2017, 06:36 AM   #31
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.585
Liked 399 Times on 356 Posts
Likes Given: 302

Quote:
Mensagem Original de bincabral Ver Mensagem
Encomendei um erlenmeyer menor, de 250ml, pra caber na panela.

Só não entendi que o Jamal esteriliza os dois mostos juntos, mas só usa o mosto de 100ml após dois dias. Isso corre o risco de ter alguma contaminação, penso eu.
Pode ficar tranquilo que mantendo o alumínio fechado, não tem risco de contaminação, pois o mosto estará estéril.

Ele faz junto, para não precisar fazer 2 vezes.
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 26-10-2017, 12:48 PM   #32
damigol
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 60
Liked 7 Times on 7 Posts
Likes Given: 62

Quote:
Mensagem Original de tomazela Ver Mensagem
Pode ficar tranquilo que mantendo o alumínio fechado, não tem risco de contaminação, pois o mosto estará estéril.

Ele faz junto, para não precisar fazer 2 vezes.
Poderia explicar melhor como propagar o fermento a partir do Tubo Falcon?

Primeiro coloco a levedura e faço um starter de 10 ml, depois de 100 ml, e depois de 1000ml? É isso ou entendi errado.
damigol está offline

Responder com Quote
Antigo 27-10-2017, 06:57 AM   #33
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.585
Liked 399 Times on 356 Posts
Likes Given: 302

Quote:
Mensagem Original de damigol Ver Mensagem
Poderia explicar melhor como propagar o fermento a partir do Tubo Falcon?

Primeiro coloco a levedura e faço um starter de 10 ml, depois de 100 ml, e depois de 1000ml? É isso ou entendi errado.
O que eu faço:

- Coloco na panela de pressão 2 tubos falcons com 10ml de mosto cada e um erlenmeyer com uns 200ml de mosto. O mosto, nesse início com uma OG de 1.028 +/-
Uma OG mais baixa nesse início em que a levedura não está com muita viabilidade, ajuda a reduzir as chances de contaminação.

- Inoculo a levedura nos dois tubos falcons (assim tenho o dobro de levedura). Deixe a tampinha dos falcons levemente aberta, para que o CO2 da fermentação seja eliminado sem pressão. Deixa por 48 horas. As vezes quando estou meio com pressa fica por umas 36 horas...

Então inoculo esses dois falcons no erlenmeyer. E fica ali mais 48 horas. Essa parte eu faço diferente do Jamal, pois não coloco o Erlen no agitador magnético. Deixo ele sem agitação. Chacoalho umas 2 ou 3x no máximo. Nessa fase, a intenção não é aumentar o número de células, mas sim deixá-las mais fortes. Toda vez que uma célula se reproduz, ela gasta muita energia. Então deixo elas paradinhas e aí, com menos oxigênio disponível, elas se reproduzem menos e "engordam" mais.

Depois disso você pode passar pra 2L, 20L, 200L. A conta é sempre aumentar o Starter de 10 em 10.

Eu normalmente faço um primeiro de 1L e então somente depois parto para um volume maior.

O processo é bem lento, precisa planejar uma receita, uns 10 dias antes.

[ ]´s
tomazela está offline
damigol Likes This 
Responder com Quote
Responder
Opções
Display