Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Armazenamento cerveja

Responder

Opções Display
Antigo 16-04-2018, 08:48 AM   #1
pontini
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 57
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Default Armazenamento cerveja

Bom dia pessoal,

Minha cerveja ficou 15 dias no priming. Agora, é hora da melhor parte. Beber ela. Porém, estou em dúvida, como armazenar elas. O pessoal fala muito em deixar local escuros. Porém, não vou ter lugar para isto. são 12 garrafas. Posso armazenar elas direto na geladeira ? È único lugar que tenho espaço.
pontini está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:15 AM   #2
Paiakan
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 296
Liked 91 Times on 64 Posts
Likes Given: 187

Pontini, deve-se deixar em local escuro e fora da geladeira durante o período de refermentação/carbonatação. Depois que atingir a carbonatação necessária as garrafas devem ser armazenadas na geladeira para interromper a carbonatação.

Caso contrário a levedura continuará consumindo o açúcar do priming, carbonatando e correndo o risco de estourar as garrafas.
Paiakan está online

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:15 AM   #3
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de pontini Ver Mensagem
Bom dia pessoal,

Minha cerveja ficou 15 dias no priming. Agora, é hora da melhor parte. Beber ela. Porém, estou em dúvida, como armazenar elas. O pessoal fala muito em deixar local escuros. Porém, não vou ter lugar para isto. são 12 garrafas. Posso armazenar elas direto na geladeira ? È único lugar que tenho espaço.
Pode. Melhor caso pra enorme maioria das cervejas é armazenar tudo a frio, embora também seja possível armazenar em temperatura ambiente com o efeito de envelhecimento e oxidação mais acelerados.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:18 AM   #4
pontini
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Bacana. Assim, elas sempre vão estar prontas para beber. kkk

Brigadão. Vou por todas elas na geladeira.
pontini está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:19 AM   #5
Tiago
Moderator
HBTBR_MODERATOR.png
Recipes 

Registo: Jun 2013
Msgs: 2.993
Liked 1246 Times on 940 Posts
Likes Given: 404

Quote:
Mensagem Original de Paiakan Ver Mensagem
Pontini, deve-se deixar em local escuro e fora da geladeira durante o período de refermentação/carbonatação. Depois que atingir a carbonatação necessária as garrafas devem ser armazenadas na geladeira para interromper a carbonatação.

Caso contrário a levedura continuará consumindo o açúcar do priming, carbonatando e correndo o risco de estourar as garrafas.
Se vc dosar de forma correta a quantidade de açúcar, isso não irá acontecer.

Por isso é importante fermentar a cerveja corretamente (pra não deixar açucares fermentáveis residuais), cuidar com a sanitização e medir o volume de cerveja a ser envasado e a quantidade de priming.

Caso vc coloque aleatoriamente açúcar, fica preso à necessidade de resfriar a cerveja em seguida, se vc for transportar ou dar uma garrafa pra um amigo, corre risco dar uma garrafa bomba.

Abraço

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:19 AM   #6
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de Paiakan Ver Mensagem

Amigo. Nunca interrompemos carbonatação dessa forma. A não ser que tenhamos errado no Priming.

Eu guardo garrafas fora da geladeira por vezes ficam até 3 ou 4 meses. Sem problema algum. Aliás já ocorreu, mas foi por erro na homogenização do priming com a cerveja.
[ ]´s
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:26 AM   #7
pontini
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

A questão aqui, é falta de espaço. Não vou ter como armazenar as cervejas em lugar escuro. Até a carbonatação beleza. Mais agora que carbonatou (Ficou 15 dias em lugar escuro), só tenho duas escolhas: Deixar dentro da geladeira, ou deixar fora da geladeira, em contato com a luz (seria em uma pratilheira aqui em casa).
pontini está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 09:38 AM   #8
glaucio_apm
Recipes 

Registo: Oct 2016
Msgs: 42
Liked 22 Times on 21 Posts
Likes Given: 1

E se vc deixar as garrafas cobertas por uma caixa de papelão?
Dessa maneira não terá incidência de luz direta nas garrafas!
glaucio_apm está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 10:33 AM   #9
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 1.110
Liked 357 Times on 299 Posts
Likes Given: 250

Quase tudo já foi dito:
- caixa de papelão resolve o problema;
- Uma garrafa só vai explodir por uma fermentação não completa ou um excesso de açúcar no priming (>10g/l)
- Cervejas fora da geladeira envelhecem mais rápido, o que para algumas pode ser um problema para outras são obrigatórias. Tenho uma Strong Porter que ficou 1 ano dentro de caixas de papelão em temperatura ambiente e só atingiu seu "esplendor" depois de 9 meses de garrafa.
- Deixe sempre as garrafas de pé, quanto na guarda quando no gelar e terás elas clarinhas e límpidas.

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 10:48 AM   #10
pontini
Recipes 

Liked 3 Times on 3 Posts

Quote:
Mensagem Original de jeanpaullopes Ver Mensagem
Quase tudo já foi dito:
- caixa de papelão resolve o problema;
- Uma garrafa só vai explodir por uma fermentação não completa ou um excesso de açúcar no priming (>10g/l)
- Cervejas fora da geladeira envelhecem mais rápido, o que para algumas pode ser um problema para outras são obrigatórias. Tenho uma Strong Porter que ficou 1 ano dentro de caixas de papelão em temperatura ambiente e só atingiu seu "esplendor" depois de 9 meses de garrafa.
- Deixe sempre as garrafas de pé, quanto na guarda quando no gelar e terás elas clarinhas e límpidas.
Esta é uma cream ale. Foi minha primeira brassagem. Não sei dizer se envelhecimento é algo bom ou ruim. O priming foi feito no grito. Mais deu certo. A carbonatação ficou show de bola e até agora, não estorou nenhuma garrafa.
pontini está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display