Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Culinária e Harmonização > Carne marinada no lúpulo

Responder

Opções Display
Antigo 02-06-2016, 04:48 PM   #1
flaviopferrari
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Registo: Jul 2015
Msgs: 5
Liked 4 Times on 3 Posts

Default Carne marinada no lúpulo

Pessoal, fiz uma american IPA com amarillo e citra em flor. Depois de passar o mosto para o fermentador, resolvemos usar os lúpulos que estavam na panela de fervura para marinar dois pedaços de T-bone. Coloquei um pouco de sal moído, pimenta moída e os lúpulos, e deixei no freezer por 1 mês, para assar quando a cerva estivesse prona para ser bebida. Ficou sensacional, infelizmente não fiz foto.
Mas vou repetir o processo e compartilhar imagens.
Alguém já faz algo parecido? Resultado foi bom?
flaviopferrari está offline
2
People Like This 
Responder com Quote
Antigo 02-06-2016, 05:00 PM   #2
Keelvin
Recipes 

Registo: Apr 2016
Msgs: 47
Liked 20 Times on 13 Posts
Likes Given: 8

Reaproveitar levedura e o malte para fazer pão, bolinho e ate Kibe eu já conhecia, mas usar lupulo como tempero de carne é nova. Pqp mano, passa direito essa experiencia ai pra gente fazer tbm hahaha Parabéns pela iniciativa!
Keelvin está offline
tomazela Likes This 
Responder com Quote
Antigo 02-06-2016, 05:11 PM   #3
flaviopferrari
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Liked 4 Times on 3 Posts

Default Sem segredo.

Cara, não tem segredo. É que raramente usamos lúpulo em flor, e dessa vez fiz com dois lúpulos americanos em flor. Quando terminei a fervura, e passei o mosto para o fermentador, veio a idéia de usar o lúpulo para marinar carne. Tinha 2 pedaços de T-bone de angus, temperei levemente com sal e pimenta moídos na hora, envolvi com o lúpulo, coloquei em sacos para freezer, e deixei no freezer até que a cerveja estivesse pronta. No dia de provar, tirei a carne umas 12 horas antes, deixei na parte de baixo da geladeira e uma hora antes de assar coloquei a temperatura ambiente.
Ficou muito bom.
jalexandre Likes This 
Responder com Quote
Antigo 03-06-2016, 10:49 AM   #4
tomazela
Recipes 

Registo: Jan 2016
Msgs: 1.649
Liked 429 Times on 378 Posts
Likes Given: 305

Quote:
Mensagem Original de flaviopferrari Ver Mensagem
Cara, não tem segredo. É que raramente usamos lúpulo em flor, e dessa vez fiz com dois lúpulos americanos em flor. Quando terminei a fervura, e passei o mosto para o fermentador, veio a idéia de usar o lúpulo para marinar carne. Tinha 2 pedaços de T-bone de angus, temperei levemente com sal e pimenta moídos na hora, envolvi com o lúpulo, coloquei em sacos para freezer, e deixei no freezer até que a cerveja estivesse pronta. No dia de provar, tirei a carne umas 12 horas antes, deixei na parte de baixo da geladeira e uma hora antes de assar coloquei a temperatura ambiente.
Ficou muito bom.
Se fica realmente bom, só provando mesmo. Mas que a ideia é boa...isso não há dúvidas....parabéns!
tomazela está offline

Responder com Quote
Antigo 03-06-2016, 11:48 AM   #5
aferreira04
Recipes 

Registo: Nov 2015
Msgs: 184
Liked 43 Times on 38 Posts
Likes Given: 32

só fiquei com uma duvida...

quando você diz ali mosto você incluiria por exemplo o fundao da panela com trub?
Se for isso poderia entao aproveitar aquilo que jogo fora para incorporar o tempero mesmo usando lupulo em pellet entao?
Me veio na cabeça algo mais agridoce combinando com tipo carne de porco
aferreira04 está offline

Responder com Quote
Antigo 03-06-2016, 03:03 PM   #6
flaviopferrari
HBTBR_SUPPORTER.png
Recipes 

Liked 4 Times on 3 Posts

Eu coei o trub, usei só o lúpulo em flor, encharcado mas escorrido. Usar o trub quando fizer o mosto com lúpulo em pellet é uma possibilidade também, mas diferente. Me preocupa o fato de o lúpulo estar dissolvido no caldo, talvez corra o risco de grudar na carne e ficar amargo hora de assar.

Responder com Quote
Antigo 03-06-2016, 04:45 PM   #7
aferreira04
Recipes 

Registo: Nov 2015
Msgs: 184
Liked 43 Times on 38 Posts
Likes Given: 32

bom, o que resta é testar e seguir com a saga de "como aproveitar o trub" kkk
aferreira04 está offline

Responder com Quote
Antigo 06-07-2016, 09:18 PM   #8
TatoPaz
Recipes 

Registo: Jul 2016
Msgs: 6
Liked 1 Times on 1 Posts
Likes Given: 1

Eu já fiz uma trubbier...passei em filtro para remover o excesso de trub, mandei mais meio litro de água, 100g de açúcar e restinho do fermento hidratado em uma garrafa pet. Fermenta e matura normal...decanta tudo, fica menos transparente mas são 2L a mais de sujeibreja.
TatoPaz está offline

Responder com Quote
Antigo 22-12-2017, 12:13 PM   #9
Paivao
Recipes 

Registo: Dec 2016
Msgs: 25
Likes Given: 16

Eu peguei uma IPA (cerca de 1,5L) que foi uma das primeiras que fiz e usei para marinar uma carne. Na hora de assar, assei em fogo baixo esperando evaporar aos poucos. Usei metade do caldo que estava no forno com a carne e usei para compor uma polenta. Ficou meio amarga e eu usei um pouco de açucar para diminuir o amargor. Ficou realmente mais suave, mas não gostei do resultado.

Em uma oportunidade anterior eu usei só a cerveja para marinar uma carne que levei para o forno. Deixei a água secar (o que ajudou quando assei a carne, deixando assar em uma temperatura mais uniforme e mais baixa) e finalizei metade na churrasqueira e metade no forno. Ficou muito bom (considerando o pouco tempo que deixei marinando).

O que quero dizer? É que a cerveja é uma boa para cozinhar, mas não usaria ela para compor um caldo. Mas se deixar ela secar, muito do amargor desaparece.
Paivao está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display