Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > DIY - Projetos "faça você mesmo" > Projeto de Agitador Magnético (Stir Plate) - Ajuda!

Responder

Opções Display
Antigo 03-04-2018, 09:10 PM   #1
AugustoSotero
Recipes 

Registo: Sep 2017
Msgs: 8
Default Projeto de Agitador Magnético (Stir Plate) - Ajuda!

Grandes amigos cervejeiros, gostaria da ajuda de vocês.

Li todos os posts que houve nesse querido fórum sobre a construção de agitadores magnéticos, e tentei fazer uma colcha de retalhos com algumas das opiniões que li.

Sou ignorante em elétrica e eletrônica, e gostaria que os senhores me falassem se as peças que listo abaixo para construir meu agitador são compatíveis, se tem alguma coisa faltando, algo pode queimar, alguma recomendação, qualquer coisa nesse sentido.....
Para a montagem vou contar com um amigo meu que entende de eletrônica.

1) Optei pela boa e velha ventoinha de computador, mas procurei comprar uma um pouco melhor, com 2000 RPM e 0,35A, fonte de 12VDC:
https://www.kabum.com.br/produto/475...1-com-led-azul

2) Muitas pessoas recomendaram o tal do controlador pwm como melhor forma de controlar a velocidade da ventoinha, achei esse aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/...0a-0-a-100-_JM

3) Dois imãs de neodímio de 16mm x 4mm em lados opostos

4) Uma fonte de 12V;

5) Além da caixa, peixinho, erlenmeyer e etc...

Preciso de mais alguma coisa?
Consigo fazer um bom stir plate com isso?
Tem risco de queimar ou aquecer?

Qualquer ajuda é muito bem vinda! Sou um entusiasta da cerveja mas de eletrônica nada entendo, então tentei montar isso baseado no que li aqui mas não sei julgar se está bom.

Muito obrigado!
AugustoSotero está offline

Responder com Quote
Antigo 04-04-2018, 08:47 AM   #2
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 1.113
Liked 357 Times on 299 Posts
Likes Given: 251

vais conseguir sem problemas.

Só toma dois cuidados:

1) Os imãs devem estar com os polos invertidos em cima do ventilador

2) para facilitar, use um pedaço de régua plástica para fixar os imãs e depois fixe esta régua no ventilador (use inicialmente adesivos que possa retirar para fazer um bom balanceamento.

Responder com Quote
Antigo 15-04-2018, 10:01 PM   #3
static
Recipes 

Registo: Jan 2018
Msgs: 7
Liked 1 Times on 1 Posts

Olá AugustoSotero,

Já estou na terceira versão do agitador magnético que eu faço. Utilizando um cooler de computador, não existe necessidade de um PWM desses na verdade (ainda mais por 34 reais). Por metade do preço você faz um controlador bem legal com componentes simples (compra um potenciômetro, resistor, capacitor, transistor, led e uns bournes).

O máximo que vai precisar, além disso, são um botão de ligar e desligar, suporte pro led e um jack de energia. Eu uso cola quente para fixar os imãs, então vale ter uma pistola de cola-quente se já não tiver.

Boa sorte!
static está offline

Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 04:31 PM   #4
sepesaraiva
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 182
Liked 27 Times on 22 Posts
Likes Given: 18

qual necessaria é a regulagem de velocidade?
Eu tenho um cooler de 5V de 1500 RPM, estou pensando em só colocar os imãs e pronto... Q problema pode dar?

Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 05:57 PM   #5
gfarantes
Recipes 

Registo: Mar 2017
Msgs: 116
Liked 21 Times on 20 Posts

Se o imã for muito forte (tipo os de HD de pc) e ficar muito perto do motor do cooler, pode atrapalhar o funcionamento. O meu ficou 1cm do motor e funciona bem.
Abraço!
gfarantes está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display