Home Brew Talk Brasil Forums > Home Brewing > Iniciantes > Armazenamento cerveja

Responder

Opções Display
Antigo 16-04-2018, 11:07 AM   #11
jeanpaullopes
Recipes 

Registo: May 2016
Msgs: 1.113
Liked 357 Times on 299 Posts
Likes Given: 251

Quote:
Mensagem Original de pontini Ver Mensagem
Esta é uma cream ale. Foi minha primeira brassagem. Não sei dizer se envelhecimento é algo bom ou ruim. O priming foi feito no grito. Mais deu certo. A carbonatação ficou show de bola e até agora, não estorou nenhuma garrafa.
Cream Ales são para se tomar jovens, mas com 12 garrafas isto não será problema. Até 2 meses na caixa de papelão não vai arruinar tua cerveja.

Cuidado mesmo com o "priming no grito", principalmente com lotes tão pequenos. Um descuido na fermentação e uma dose maior pode causar pequenos desastres, principalmente para quem tem pouco espaço e o divide com a esposa (cerveja escorrendo pelo chão não é legal, principalmente quando tu só descobre uns 2 dias depois - só tive 2 casos em 2 anos mas foram durante minhas férias, ou seja, 2 semanas de cerveja no chão da área de serviço).

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 11:11 AM   #12
pontini
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 57
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Mensagem Original de jeanpaullopes Ver Mensagem
Cream Ales são para se tomar jovens, mas com 12 garrafas isto não será problema. Até 2 meses na caixa de papelão não vai arruinar tua cerveja.

Cuidado mesmo com o "priming no grito", principalmente com lotes tão pequenos. Um descuido na fermentação e uma dose maior pode causar pequenos desastres, principalmente para quem tem pouco espaço e o divide com a esposa (cerveja escorrendo pelo chão não é legal, principalmente quando tu só descobre uns 2 dias depois - só tive 2 casos em 2 anos mas foram durante minhas férias, ou seja, 2 semanas de cerveja no chão da área de serviço).
Entendi. Então, pelo que vocês falaram, posso colocar todas elas na geladeira, sem problema algum, correto?
pontini está offline

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 11:36 AM   #13
jeanpaullopes
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de pontini Ver Mensagem
Entendi. Então, pelo que vocês falaram, posso colocar todas elas na geladeira, sem problema algum, correto?
Se já está com a carbonatação correta, sim. Se for casado e a geladeira compartilhada, não é uma boa política.

Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 12:23 PM   #14
pontini
Recipes 

Registo: Aug 2017
Msgs: 57
Liked 3 Times on 3 Posts
Likes Given: 2

Quote:
Se já está com a carbonatação correta, sim. Se for casado e a geladeira compartilhada, não é uma boa política.

kkk, sim , sou casado. Mais a patroa liberou a geladeira. Só pediu que não deixasse a montueira de garrafa fora de casa.
pontini está offline
jeanpaullopes Likes This 
Responder com Quote
Antigo 16-04-2018, 03:13 PM   #15
dalai
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 169
Liked 56 Times on 48 Posts
Likes Given: 19

Como já foi dito, o ideal é que você deixe a cerveja fora da geladeira para acompanhar a evolução da mesma ao longo do tempo, apenas cuidando para que tenha uma fermentação completa e o primming correto.

Ontem achei uma garrafa de uma witbier feita envasada há 6 meses, estava totalmente diferente de quando ficou "pronta" (20 dias de refermentacao).

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
dalai está offline

Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 09:34 AM   #16
jeanpaullopes
Recipes 

Quote:
Mensagem Original de dalai Ver Mensagem
Como já foi dito, o ideal é que você deixe a cerveja fora da geladeira para acompanhar a evolução da mesma ao longo do tempo, apenas cuidando para que tenha uma fermentação completa e o primming correto.

Ontem achei uma garrafa de uma witbier feita envasada há 6 meses, estava totalmente diferente de quando ficou "pronta" (20 dias de refermentacao).

Minha experiência com uma weiss foi que em 2 meses ela ficou realmente boa, em 6 razoável e em 1 ano ficou intragável.

Já com uma Irish Dry Stout os 6 meses deixaram ela no esplendor. Com uma Robust Porter só ficou redonda mesmo depois de 9 meses (com 1 ano está incrível, pena ter só mais 4 garrafas somente).

Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 09:39 AM   #17
xykomarcal
Recipes 

Registo: Nov 2015
Msgs: 124
Liked 41 Times on 33 Posts
Likes Given: 85

Pontini,

De uma forma geral, cervejas leves sofrem mais com o envelhecimento de longo prazo (maturação), enquanto cervejas mais "pesadas" se beneficiam.

Eu deixo minhas levas na temperatura ambiente, mesmo as mais leves, pois a maturação também ajuda a "limpar" a cerveja de compostos indesejáveis (off flavors), e nessa temperatura isso acontece mais rápido.

Quanto à carbonatação, basta dosar adequadamente o priming.

Depois, raramente um cerva minha durou o suficiente pra estragar (oxidar) na prateleira. Quando vi....já foi. Principalmente as mais leves.

Cheers
xykomarcal está offline

Responder com Quote
Antigo 17-04-2018, 09:46 AM   #18
dalai
Recipes 

Registo: May 2017
Msgs: 169
Liked 56 Times on 48 Posts
Likes Given: 19

Quote:
Minha experiência com uma weiss foi que em 2 meses ela ficou realmente boa, em 6 razoável e em 1 ano ficou intragável.

Já com uma Irish Dry Stout os 6 meses deixaram ela no esplendor. Com uma Robust Porter só ficou redonda mesmo depois de 9 meses (com 1 ano está incrível, pena ter só mais 4 garrafas somente).
Estou com um lote de Weiss envasado há 4 meses e que está um pouco neutro, perdeu a força no aroma e sabor proporcionado pela levedura, embora esteja extremamente limpa (off flavors).

A witbier me surpreendeu, o cítrico apareceu em evidência trazendo notas de limão siciliano tanto no aroma quanto no sabor. Antes, os condimentos vinham em primeiro plano com cítrico no fundo. Eu diria que está "melhor" para iniciantes que antes, pena que acabou.

dalai está offline

Responder com Quote
Responder
Opções
Display